TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

A plataforma java renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A comunidade deve ficar ainda mais forte em 2018. Venha conhecer novidades como módulos, jshell, suporte a HTTP2, servlets 4, JPA 2.2, Security API entre outras.

E discutir o que vem sendo proposto para as novas versões das plataformas de desenvolvimento mais usadas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Revendo Effective Java em 2018
Edson Yanaga

Joshua Bloch acabou de nos presentear com a 3.a edição de "Effective Java", mas 10 anos se passaram desde a última edição. Toda uma nova geração de desenvolvedores deveria poder se beneficiar desse conhecimento - mas perdeu a onda passada.

Já é hora de revisitar todo esse maravilhoso conteúdo, e atualizar as suas habilidades para as últimas versões da Plataforma Java. Junte-se a nós nesta sessão de live coding sobre o livro Effective Java (e aprenda inclusive algumas dicas adicionais)!

11:10 às 12:00 Modularização e Jlink com Java 9
Everton Tavares

O java 9 trouxe uma nova forma de modularizar e empacotar uma aplicação Java! O objetivo dessa palestra é mostrar como usar o poder da modularização, criando aplicações que respondem conforme os módulos existentes, e como empacotar tudo usando JLink.

Computação [Concorrente | Paralela | Distribuída] em Java
Leonardo Piedade

Em todos os projetos se fala de escalabilidade, e muitas as vezes a responsabilidade é deixa para o time de infraestrutura, mas muitas vezes mais máquinas não é a solução. Entenda quais os mecanismos que podem ser utilizados no seu software, saiba quando usar cada técnica ou mesmo todas!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Java SE 8 for Java EE Developers
Reza Rahman

Java SE 8 brings a bounty of improvements - Lambda expressions, the new Date Time API, Completable Futures, streams and repeatable annotations. In this session we will explore how these features can be utilized inside Java EE 8 applications with APIs such as Servlet, JAX-RS, JSON-P, JSF, EJB 3, JPA and Java EE Concurrency Utilities.

14:10 às 15:00 "Esse código é realmente Java?": Como usar Programação Funcional em Java
Daniela Marques de Morais

Os recursos de programação funcional estão disponíveis desde Java 8 e as novas versões de Java estão aprimorando cada vez mais as APIs de Streams. É essencial que desenvolvedores Java estejam habituados com a sintaxe e saibam escrever códigos mais limpos utilizando os recursos de programação funcional. Ness talk serão introduzidos conceitos básicos de Programação Funcional e por quê tão importante, como reescrever alguns trechos de código e os recursos que Java oferece como: streams, filters, map/reduce, takeWhile/dropWhile etc.

Contatos imediatos com ?var? no Java 10
Mateus Malaquias

O Java 10 foi lançado e ele traz uma nova palavra reservada para a linguagem chamada "var" que oferece uma opção menos verborragica para declarações de variáveis locais. Hoje vamos conhecer como podemos usar o "var" no nosso dia a dia (JEP 286) e porque certas decisões de design foram tomadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 The quest to the Language Graal: One VM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs).

Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem!

Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e construi software.

Criando Testes Unitários com JUnit 5
Deivid Hahn Fração

A biblioteca mais utilizada para criação de testes unitários no Java ganhou uma nova versão, trazendo significativas mudanças e funcionalidades. Muitas das mudanças aproveitam da programação funcional e expressões lambdas adicionadas no Java 8. Nessa palestra vamos ver as comparações com as versões anteriores e como podemos utilizar as novas funcionalidades.

16:40 às 17:30 Java em tudo! Do IoT embarcado a Big Data com Java e Eclipse Foundation
Leonardo De Moura Rocha Lima

A Internet das Coisas (IOT) já conectou milhões de dispositivos no mundo todo. Porém, ainda estamos longe dos potenciais bilhões de disponíveis conectados previstos - mais de 70% dos projetos de IOT falham em sua primeira implementação.

As dificuldades dos projetos de IOT que levam a essa péssima experiência vão desde a escalabilidade e integração com sistemas e tipos de dados distintos quanto à diversidade de ambientes e soluções para atender as necessidades de negócio para o projeto ser um sucesso. Porém, o sucesso é mais fácil quando temos um denominador comum. Seria possível?

A resposta é SIM, com Java! O conhecimento de experts em diversas áreas do conhecimento e ambientes de comput

17:40 às 18:30 Inside the JVM - Performance & Garbage Collector Tuning in JAVA
Rafael Monteiro e Pereira

Sua aplicação deu crash ? Consumindo muita memória ? Lentidão ? Vamos falar sobre como a JVM funciona, como coletar métricas e realizar o tuning na performance de aplicações utilizando as ferramentas nativas da JVM. Além de detecção e correção de problemas como memory leaks ou freezing causado pelo Garbage Collector

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos e Gerentes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Everton Tavares
Everton Tavares
Rivendel + Mandic
Mateus Malaquias
Mateus Malaquias
Claro Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial