TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seu conhecimento em iOS com profissionais dos maiores apps do Brasil

A edição deste ano vai ter palestras para desenvolvedores de todos os níveis e contar com profissionais dos maiores apps do Brasil.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando apps iOS escaláveis
Bruno Rocha

Você já participou de uma equipe onde foi necessário avisar a pessoa responsável pelo produto que uma demanda relativamente simples levaria dias para ser feita porque o código não foi feito com isso em mente?

Essa situação é infelizmente muito comum, mas evitável. Nessa talk, usaremos o Rapiddo Marketplace como exemplo de como usar o poder do Swift para tornar triviais até mesmo as tarefas mais difíceis, resultando em apps extremamente escaláveis.

Swift no back-end com Vapor
Matheus Cardoso

Nessa talk, serão apresentados, brevemente, a linguagem Swift, seu atual papel no back-end, e, mais em profundidade, o framewok Vapor. Swift é uma linguagem Open-Source desenvolvida pela Apple com rapidez, eficiência, expressividade e segurança como seus pilares. Vapor?pronuncia-se /?ve?p?/?é um framework super modular e performático para desenvolvimento de web apps, real-time apps, sites e APIs em Swift.

11:10 às 12:00 Siri Shortcuts: fazendo seu app falar
Guilherme Rambo

A WWDC 2018 trouxe uma novidade significativa tanto para desenvolvedores quanto para usuários: a possibilidade dos apps oferecerem ações customizadas que podem ser executadas através da Siri. Nesta talk vou apresentar rapidamente como este recurso pode ser integrado nos apps e quais as melhores práticas a serem adotadas nessa integração.

ARKit: Explorando realidade aumentada
Vitor Navarro

Realidade aumentada é um dos itens que tem aparecido cada vez mais em aplicativos e de formas cada vez mais integradas resultando em experiências ricas. Desde um Pokémon GO até aulas com o Augmented, no entanto essa tecnologia não é tão distante de nossas mãos quanto parece, vamos descobrir como começar a produzir um aplicativo usando o ARKit da Apple.

12:10 às 13:00 Efeitos colaterais em apps iOS: isolando-os e atingindo máxima testabilidade na prática
Fellipe Santiago Scarpa Caetano

Código que lida apenas com funções puras e valores imutáveis em vez de objetos complexos pode ser executado com a certeza de que só o que importa são valores de saída em relação a valores de entrada. Este tipo de código oferece máxima testabilidade, mas vem com uma dúvida fundamental: como escrever aplicações reais dessa forma, sem comunicação com a Internet ou sem persistência local?

Nesta palestra vamos conhecer como aplicar conceitos de programação funcional na vida real, isolando completamente o gerenciamento de efeitos colaterais como I/O ou acesso aos sensores do dispositivo e solucionando problemas que existem hoje, deixando a parte impura da aplicação com pouca ou nenhuma lógica.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 VIPER, MVP, MVVM e outros M-alguma-coisa: eles não são suficientes
Leandro Alonso

Se você trabalha com mobile ? recentemente ou há bastante tempo ? com certeza já esbarrou com algum desses acronômos: VIPER, MVP, MVVM, MVC, FRP e por aí vai.

Alguns tem fãs fervorosos. Outros são massacrados pela crítica. Qual será o melhor deles? Aliás, existe um melhor?

Precisamos discutir ? de forma lúcida ? os benefícios e os problemas dos padrões arquiteturais. E mais: compreender que eles, por si só, não são suficientes.

15:10 às 16:00 iOS Video Streaming
Nabil Safatli

Nessa palestra serão apresentados questões de mercado e técnicas relacionadas a vídeo streaming. Falaremos sobre a movimentação e investimentos feitos por grandes empresas como Youtube, Netflix, Hulu, Globo entre outras. O que é vídeo streaming e como usar o que o iOS nos oferece para escalar um player para diferentes produtos e entregar a melhor experiência de vídeo possível.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Using motion to increase app awesomeness
Aline Kolczycki Borges

Muitas vezes só pensamos em usar o acelerômetro do iPhone para jogos ou aplicativos específicos. Nessa palestra, irei dar uma pincelada em ideias de como usar o acelerômetro e giroscópio para dar um WOW a mais na interface de aplicativos comuns, que construímos no dia a dia, e também como implementar essas ideias. É a chance de diferenciar o seu app e torná-lo memorável.

Por que eu criei uma biblioteca Open Source?
Ronan Rodrigo Nunes

Motivações e o caminho traçado para a criação do Frisbee uma biblioteca para requisições HTTP. Será apresentado os design patterns utilizados, automatização dos testes e a distribuição da biblioteca usando Carthage, CocoaPods e Swift Package Manager (pra rodar no Linux também).

17:40 às 18:30 Usando uma abordagem orientada a dados na criação e evolução de funcionalidades do aplicativo Pinterest para iOS
Rocir Santiago

No desenvolvimento de software, existem diversas metodologias e abordagens usadas na criação e manutenção de funcionalidades de um serviço ou aplicação. No Pinterest, usamos uma abordagem orientada a dados (data driven) no desenvolvimento de nossos aplicativos. Nessa palestra discutiremos como coletamos informações do uso de nossos apps, como essas informações nos motivam no que e em como desenvolver funcionalidades, como executamos experimentos e testes A/B e como a análise de dados nos guia na tomada de decisões nas diversas etapas de interação de desenvolvimento de nosso software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS de todos os níveis ou entusiastas da plataforma


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial