TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Rust Concorrente, Rápido e Seguro!

Rust é a linguagem de programação baseada em concorrência, rapidez e segurança. É desenhada tanto para programação de sistemas quanto aplicativos e traz inumeras vantagens.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Introdução a linguagem Rust
Bruno Rocha / Willian Molinari

.

11:10 às 12:00 Fundamentos do Rust
Marcelo Castellani

.

12:10 às 13:00 Paralelismo Seguro com Rust
Leonardo Yvens

Requisitos de segurança e a necessidade do uso de paralelismo em sistemas como sistemas operacionais, browsers e sistemas embarcados motivaram o desenvolvimento de Rust, uma linguagem rápida, segura e paralela. Apesar de muitas linguagens facilitarem o uso de threads, nenhuma dá garantias em relação a sincronização de operações paralelas, estando sujeitas a bugs de difícil depuração que levam os programadores a evitar e até temer o uso de paralelismo. Rust garante imunidade a data races, um tipo de bug comum quando se trabalha com paralelismo. Esta palestra explora os mecanismos de Rust que possibilitam paralelismo seguro e os usos práticos disto.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Escrevendo um jogo simples em Rust
Willian Molinari

Rust é uma linguagem fantástica e jogos são muito divertidos de se fazer. Porque não unir o útil ao agradável?

Há algum tempo eu descobri que a criação de pequenos jogos é uma forma bem divertida de conhecer novas funcionalidades de uma linguagem de programação e se acostumar com suas ferramentas. Vamos usar esse conceito com Rust.

Nessa palestra vamos ver como é criar um jogo simples utilizando Rust. Começaremos com conceitos básicos e vamos ver a implementação de cada parte do jogo até chegar a um jogo simples e funcional. Ao final vamos discutir quais são as vantagens e desvantagens de escolher Rust para o desenvolvimento de um jogo.

15:10 às 16:00 Containers minimalistas em aplicações Rust
Pery Lemke

Nessa talk iremos ver como podemos criar containers Docker minimalistas para aplicações Rust.

Utilizando a feature de Multi Stage Build, podemos ter um container minúsculo de nossa aplicação e com isso economizarmos espaço em nossas máquinas e servers.

Building CLI with Rust and Thunder
Gustavo Henrique Oliveira Aguiar

Thunder is a wrapper around Clap crate, which helps you with command line argument parsing, but also provides nice features out of the box. Here we'll see how we can build powerful CLIs, only writing the application logic. There will be live coding, walking through Thunder crate. We will build a "Hello, world!" example, then we'll work our way through building a CLI around a more rudimentary non human friendly CLI, showcasing how subcommands, optional arguments and flags work with Thunder.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Programação Assíncrona em Rust,
Janito Vaqueiro Ferreira Filho

Um dos tópicos de 2018 em Rust é a programação assíncrona. Hoje já é possível escrever programas assíncronos com pouca dificuldade usando as crates futures e tokio. No final do ano isso será ainda mais fácil devido às mudanças que serão incorporadas à linguagem. Esta apresentação irá discutir as vantagens da programação assíncrona e mostrar como implementar programas assíncronos usando as crates futures e tokio. No final, as melhorias que estão por vir serão discutidas, assim como o que deve ser feito para utilizá-las.

17:40 às 18:30 Fishbowl
The Developer´s Conference São Paulo 2018
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores com conhecimento prévio em outra linguagem de programação que buscam rapidez, concorrência e segurança


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial