TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 II Managament 3.0: Inovação, Lideração e Gestão

Em 2010, o Management 3.0 começou inicialmente como o livro mais vendido sobre a gestão ágil do guru da liderança Jurgen Appelo. Management 3.0 é um movimento de inovação, liderança e gestão, redefinindo a definição de liderança tendo a gestão como uma responsabilidade de grupo. É sobre trabalhar junto para encontrar a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto mantêm a felicidade dos trabalhadores como uma prioridade.

Como podemos criar equipes ágeis atuando como unidades auto-organizadas, oferecendo um valor contínuo rápido e com os indivíduos motivados corretamente? Nesta trilha haverão palestras dinâmicas com o público e ?cases? reais de times e empresas que estão usando essa abordagem nos seus projetos. Lições aprendidas, sucessos, dificuldades, técnicas, é nesta trilha que você encontrará todos estes itens.

Coordenação


Indefinido

Patrocínio Trilha

TQI

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Positive Management - Aplicando a Psicologia Positiva para Team Building
Ari Amaral

Quando focamos em procurar problemas e fraquezas, teremos mais problemas e fraquezas. A psicologia positiva e o Gallup (https://www.gallupstrengthscenter.com) colocam que se queremos melhores resultados devemos estudar e desenvolver o que há de melhor. Mostraremos como utilizamos a psicologia positiva e gameficação para acelerar resultados em alguns times ágeis, apresentando as 34 forças do gallup e de como desenvolver um novo mindset focado em desenvolver o que há de melhor em nós mesmos e nas pessoas que trabalham e convivem ao nosso redor! Sabendo quais são seus pontos fortes e conhecendo os pontos fortes das pessoas no time, aumentamos a eficácia dos seus resultados e do time.

11:10 às 12:00 A Transformação de um time desacreditado através de Management 3.0
Pascoal Pinto Vernieri

Nesta palestra apresentarei como o Management 3.0 me ajudou a reconstruir um time de 40 pessoas totalmente desacreditadas a se tornarem um time multidisciplinar de alta performance. Durante a palestra mostrarei o passo a passo de cada fase desta transformação sobre a ótica de cada visão do M3.0. A primeira técnica utilizada foi identificar os problemas através de Design Thinking para termos um diagnóstico rápido e poder desenhar as principais ações onde fosse sobre a ótica dos colaboradores da área a fim de tornar eles parte da transformação. A partir deste momento ganhei a equipe a qual fomos aplicando conceitos para influlencia-los, desenvolve-los e assim engajarmos eles neste processo.

Treinando Usain Bolt - Como trabalhar com times de alta performance
Bruno Mascarenhas

Você já deve ter visto essa cena: abre uma vaga de gerência e logo promovem o melhor analista que tem na equipe, considerando que essa é a única e melhor opção. Os melhores líderes são aqueles que detém o maior conhecimento técnico? Aqueles que sabem fazer "melhor" o trabalho da equipe? Ele sempre tem que ser melhor ou saber mais sobre tudo? Como trabalhar com times de tecnologia com cada vez mais conhecimento específico e também diversificado? Como se tornar o treinador do Usain Bolt, sem precisar ser mais rápido do que ele?

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como ser gerente de projetos em uma equipe auto-organizável?
Marcely Santos / Kenedy Araujo
Atualmente times são cada vez mais autônomos e auto-organizáveis, mas o papel do GP ainda é fortemente necessário, independente do modelo de organização do time. Nesse contexto, a pessoa GP é responsável pela criação de um ambiente que permita ao time atingir os objetivos do projeto. Um time pode passar por diferentes momentos que influenciam no nível de colaboração e, para que o ambiente funcione, é necessário que exista empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento. Nesta palestra vamos conversar sobre quais competências o GP deve desenvolver em seu perfil e práticas de gestão que podem ser aplicadas para trabalhar com times auto-gerenciáveis.
14:10 às 15:00 8 meses de Merit Money, o que aprendemos com isso?
Tadeu Marinho / Avelar Leão

Recompensar as pessoas sem destruir sua motivação tem sido um dos principais desafios atuais da gestão de trabalhadores do conhecimento. Lamentavelmente, os sistemas de recompensas utilizados atualmente reforçam o reconhecimento através de um desempenho imaginado ao invés de méritos reais. Mas será que é possível criar um sistema no qual recompensas possam impactar positivamente nossos motivadores sem perder seu efeito em curto e médio prazo? Neste encontro vamos mostrar como a Knowledge 21 vem realizando experimentos com o Merit Money dentro de seu time de Agile Coaches e Trainers, bem como os resultados obtidos através da ótica de patrocinadores e praticantes.

Kudobox: Um tipo de feedback leve e descomplicado
Fernanda Rigolo

Todos sabem que pessoas motivadas são capazes de entregar seu melhor para quem está ao seu redor. Seguimos algumas práticas do management 3.0 em nosso dia a dia e a que mais rendeu bons frutos foi o Kudobox. É incrível o efeito que essa pequena atitude gerou no nosso time, o reconhecimento entre as pessoas aumenta a cada cerimonia e todos se sentem motivados para participar dessa dinâmica. Nessa breve apresentação quero dividir qual foi o nosso processo de transformação para essa nova fase e os benefícios que foram percebidos ao longo do caminho.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Moving Motivator ? O que faz você feliz?
Márcia Gomes

Você já parou para pensar o que te move? Ou parou para pensar o que move cada pessoa do seu time? O quanto isso é importante para a organização? Tudo começou ?como uma brincadeira? para conhecer o ?Motivator? do time. O que não esperávamos era aplicarmos o ?Moving? num futuro tão próximo! A equipe estava motivada, reconhecida não só dentro da empresa mas também fora pelo fomento das práticas ágeis na organização? mas de repente, por uma decisão para redução da estrutura da empresa, a equipe é desfeita. E agora? Como causar menos impacto num time tão motivado? Que tal usar o Moving Motivator pra saber se as melhores decisões de realocação das pessoas estão sendo tomadas? Foi o que fizemos!

Software 4 Happiness
Sócrates Veridiano Faria Lopes / Marcio Namiki

Por que as pessoas saem das empresas? Por que times com excelentes profissionais nem sempre ficam satisfeitos com o resultado de suas entregas? Se você tem estes questionamentos então temos algo em comum. Que tal ouvir um pouco sobre a experiencia que vivemos usando conceitos de Software 4 Happiness (aka SW4:D). SW4:D é uma reunião de conceitos que compilamos, pautados no Humanismo, onde o mais importante não é provar que você está certo, mas sim unir forças em prol da construção de algo significativo que potencialize a realização humana e seja bom para todos: você, a comunidade local e global e o meio ambiente. Resultado: software e times excepcionais.

16:40 às 17:30 Como o Delegation Board me ajudou a trazer uma gestão colaborativa.
Antonio Tadeu Albuquerque Bittencourt Júnior

Delegar atividades pode ser um forte fator motivacional numa equipe, mas o que deve ser delegado? A equipe está pronta e disposta a receber as atividades? O Delegation Board me ajudou com essas perguntas, e foi o início de uma gestão consultiva e colaborativa.

De Arquiteto para Gerente: como debugar uma equipe
Luiz Henrique Zambom Santana

Essa apresentação discute os problemas de quem transita de um cargo puramente tecnológico para uma carreira de gestão. A palestra discute como técnicas ágeis, com boas práticas de gestão e como uma visão pragmática ? herdada da minha experiência como programador ? pode auxiliar na formação do novo gerente

17:40 às 18:30 Dificuldade em contratar: Criando talentos em casa
MAURICIO ANDREAZZA SGANDERLA / Raphael Nascimento

Quando começamos a trabalhar com este mindset 3.0/ágile é muito dificil encontrar pessoas no mercado com qualidade que tenham ou estejam abertos para esta mudança. Nesta palestra iremos mostrar o nosso programa de talentos na Resource. Nele buscamos estagiários para ajudar a construir este mindset aplicando as boas práticas ao invés de se utilizar de mão de obra barata. E o mais cedo possível, que façam parte dos nossos times.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes, Coordenadores, Desenvolvedores de Software, Agile Coach, Scrum Master, Product Owner, Analistas em geral.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial