TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sábado Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.



Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Treinamento de liderança centrada e vieses inconscientes para mulheres do mercado de tecnologia
Stefanni Fernandes

Com base no "Diversity Matters", estudo publicado pela McKinsey o qual comprova que empresas com diversidade no seu quadro de funcionários performam 35% mais do que empresas sem diversidade, lançamos o treinamento de liderança centrada para mulheres, que envolve estudos de psicologia positiva e entrevistas com líderes das principais empresas do mercado. Neste treinamento, daremos foco em duas principais frentes: 1) Energização - onde apresentamos a importância de sabermos utilizar nossa energia para estarmos em alta performance e 2) Identificação de vieses inconscientes - onde através de exercícios, dinâmicas e dados, abordaremos a origem e como lidar com vieses inconscientes para mulheres

Agile Coach - Desafios que encontramos enquanto mulheres nessa carreira
Rafaela da Fonseca Sampaio / Monira Lima

Muitas vezes quando falamos dos desafios de mulheres na área de tecnologia pensamos apenas no desenvolvimento de software, mas sem dúvida, é muito mais do que isso. As posições de coaching e de liderança também têm suas particularidades e desafios que enfrentamos diariamente. Nessa palestra vamos abordar alguns problemas reais que vivemos no dia a dia do nosso trabalho relacionados ao fato de sermos mulheres e como podemos nos posicionar e mudar o mundo ao nosso redor. Além disso, também vamos trazer as experiências, comportamentos e valores que já vivenciamos em ambientes onde o espaço, o empoderamento e o respeito pela mulher estão cada vez mais em pauta!

11:10 às 12:00 Design de aplicações orientadas a objeto: uma visão rubista
Elaine Naomi Watanabe

Modelamos aplicações Ruby como um conjunto de objetos interagindo entre si para resolver um problema.

Quando propomos uma solução, ela geralmente é validada dentro de um escopo específico.

Mas mudanças sempre acontecem: no código, nas regras de negócio, na vida, no universo e em tudo mais.

Com essas mudanças, será que uma solução inicialmente proposta continua sendo válida? Se não for, o código implementado está preparado para evoluir e agregar novos comportamentos de maneira saudável?

Nesta talk, vamos analisar princípios e padrões de design de aplicações orientadas a objeto e como podemos aplicá-los no dia a dia a fim de tornar nosso código mais flexível e com maior qualidade.

12:10 às 13:00 Acessibilidade: da pesquisa à criação de cultura no iFood
Izabela de Fátima / Juliana Salgado Oliveira da Silva

Neste palestra, Juliana Salgado e Izabela de Fátima vão compartilhar a experiência e os desafios envolvidos na criação de uma cultura de desenvolvimento de produto acessível aos deficientes visuais e também sobre o processo de pesquisa de campo.

Juliana foi responsável pela implementação da primeira versão do iFood acessível para o VoiceOver, especificando o MVP do conteúdo de acessibilidade, além da criação da cultura na empresa. Já Izabela foi responsável pelo planejamento, recrutamento, moderação e análise de testes de usabilidade do iFood acessível para o TalkBack.

13:10 às 14:00 Java SE 8 for Java EE Developers
Reza Rahman

Java SE 8 brings a bounty of improvements - Lambda expressions, the new Date Time API, Completable Futures, streams and repeatable annotations. In this session we will explore how these features can be utilized inside Java EE 8 applications with APIs such as Servlet, JAX-RS, JSON-P, JSF, EJB 3, JPA and Java EE Concurrency Utilities.

14:10 às 15:00 DSLs in a Kotlin Way
Ubiratan Soares

Nessa apresentação, nós vamos aprender os principais conceitos sobre DSLs usando Kotlin : venha conferir as ferramentas que Kotlin oferece para que o desenvolvedor possa criar gramáticas e construções de linguagem que humanizam mais o código, ao mesmo tempo que exercitam funcionalidades importantes dessa linguagem

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Jornalismo de Dados: Programando a Democracia no Brasil
Álvaro Justen

Com a quantidade absurda de dados disponíveis hoje é praticamente impossível fazer uma matéria jornalística sem, no mínimo, utilizar uma planilha eletrônica e é por isso que programadores jornalistas e jornalistas programadores estão ganhando as redações do mundo inteiro. Nessa palestra Álvaro Justen mostrará matérias jornalísticas que foram feitas utilizando código, o estado dos dados abertos no Brasil e algumas ferramentas que vem desenvolvendo para tornar esses dados mais acessíveis a leigos, além de bases de dados que ele mesmo libertou de formatos ingratos e o portal Brasil.IO, que concentra diversas bases de dados públicas em formatos acessíveis.

16:40 às 17:30 Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem a ver com isso?
Luiz Henrique de Souza

Ao longo dos anos o papel do DBA vem em constante mutação, iniciamos com o DBA 1.0 com skills fixados basicamente no SGDB, passamos pelo 2.0 em que foi necessário desenvolver profundos conhecimentos de S.O, Storage e Clusterização e agora temos o DBA 3.0 que por sua vez é fortemente afetado por Agile, DevOps e Cloud. Em uma época que a maior fabricante de SGBD do mundo (Oracle) promete entregar um BD em cloud auto gerenciável o que fazer para continuar sendo necessário? Vamos falar sobre os skills do DBA 3.0?

17:40 às 18:30 Prática de conjuntos: usos e técnicas para um tipo "Set" em Go
Luciano Ramalho

Um tipo 'Set' é muito útil. Primeiro para eliminar duplicações, porque conjuntos contém apenas elementos únicos. Ao oferecer operações como intersecção e união, e testes eficientes de membro e sub-conjunto, um tipo 'Set' poupa muito trabalho de codificação com laços e condicionais aninhados, evitando potenciais bugs lógicos e problemas de despenho. Nessa palestra vamos ver que lógica booleana e teoria de conjuntos se relacionam fortemente, e por isso operações em conjuntos podem simplificar bastante a lógica em muitos algoritmos comuns. Depois veremos diferentes formas de implementar conjuntos em Go, desde o uso explícito de 'map' até código genérico com 'go generate'.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial