TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura de Dados Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS e NoSQL

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Gestão de Dados: Como ter entrega e integração contínua em bancos de dados
Amelia Pessoa

No desenvolvimento de software as práticas ágeis estão cada vez mais consolidadas inclusive os conceitos de entrega e integração contínua de software. Muitas são as tecnologias e ferramentas para auxiliar nesse processo. Quando falamos de banco de dados, nem sempre temos as mesma facilidades. Temos preocupações diferentes e poucas ou nem tão conhecidas ferramentas disponíveis.

Esta palestra visa explorar este cenário trazendo comparações entre a entrega contínua no software (código) e no banco de dados. Apresentar ferramentas e métodos de automatizar também as mudanças nas bases de dados.

Por que adotar soluções baseadas em MDM (Master Data Management)?
Bergson Lopes

Conheça os principais conceitos sobre o MDM, entenda em que situações esta tecnologia deve ser utilizada, além das melhores práticas arquiteturais que devem ser consideradas na implementação deste tipo de solução.

11:10 às 12:00 Streaming Data com Kafka, Kafka Streams e KSQL
Rafael Monteiro e Pereira

Que tal processar centenas de milhares de mensagens por segundo, agregando diversas fontes de dados diferentes, sem perdas , com processamento em tempo real em uma com uma única ferramenta ? Nesta palestra vamos fazer isso utilizando Kafka (versão 1.1!), Schema Registry, Kafka Streams , Kafka Connect e o novo KSQL !

12:10 às 13:00 Gerenciamento de dados nos micro-serviços do iFood
Matheus de Oliveira

Arquiteturas com micro-serviços está cada vez sendo mais usada, mas a parte de gerenciamento de dados entre os micro-serviços ainda é um tema complexo. Como fazer a movimentação de uma arquitetura monolítica para micro-seviços? Como tratar a camada de dados?

Vou apresentar a experiência do iFood, e como a divisão em micro-serviços tem nos ajudado a escalar o ambiente de forma a suportar o equivalente à uma Black Friday para muitos e-commerces, mas toda semana.

Veremos os desafios e problemas que enfrentamos, como fazemos para trocar mensagens e dados entre diferentes serviços, e um pouco das tecnologias de dados usadas como PostgreSQL, Kinesis, Redis, ElasticSearch, entre outros.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Governança de Dados para Business Intelligence em tempo de Self-Service Business Intelligence
Claudio Bonel

Esta palestra tem por objetivo apresentar aos participantes os processos-chave de uma governança de dados voltada para o business intelligence, processos estes baseados e fundamentados na metodologia do DAMA DMBOK. Focando principalmente é 3 pilares: Arquitetura, Qualidade de Dados e Modelo de dados para BI, buscando a contextualização e importância de uma gestão de dados qualificada para sustentar os Dashboards de Business Intelligence, desenvolvidos pelos usuários-chave e tomadores de decisão.

Ao final da parte teórica, faço uma rápida demo (em torno de 15 minutos), no Power BI, onde apresento na prática os 3 pilares da Governança de Dados.

Data Driven: Cultura Orientada a Dados
Henrique de Souza Santana

O que grandes empresas como Uber, AirBNB, Netflix e Amazon têm em comum? Venha conhecer e debater um conceito muito importante para as organizações atuais: Permitir que os dados orientem a tomada de decisão para geração de valor para o cliente.

15:10 às 16:00 Tabular ou Multidimensional? Qual modelo devo usar?
Arthur Luz

Nesta sessão você irá aprender sobre as principais diferenças entre os modelos Multidimensional e Tabular do SQL Server Analysis Services. Veremos também, de acordo com os principais pontos positivos e negativos onde encaixar cada um deles em um projeto Enterprise. Veremos também onde e quando usar o modelo PaaS do SSAS Tabular no Azure.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 ORM (Object-relational mapping), extraindo o melhor dessa técnica tão mal vista
Tiago Rosendo

ORMs são ferramentas muito usadas pelos desenvolvedores, porém quando mal utilizados podem ser um pesadelo para a arquitetura de dados. Quem nunca viu aquele varchar(max) na sua tabela? Tabelas com cardinalidade completamente erradas? Queries super complexas sem qualquer necessidade?

Neste talk iremos mostrar o que fazer e o que não fazer na utilização dessas soluções, com apresentação de um case onde utilizamos Entity Framework em um ambiente transacional aonde cada erro pode custar milhões de reais. Também descreveremos como é importante a parceria entre desenvolvedor e o administrador de dados na implantação de ORM's.

17:40 às 18:30 Construindo um Data Lake e democratizando os dados empresa a fora
Daniel Mendes Cassiano

Dados, dados e mais dados. Fontes externas, internas, data warehouse, centenas de modelos de reports e visualizações. Databases que mudam o tempo todo. O processo de evolução da captura e processamento de dados - construção do Data Lake - foi evoluindo muito rápido e com ele o desafio de distribuição desses dados dentro da empresa. Os dados são consumidos por Data Scientists, BI/Analytics, Marketing, Produto, etc. Nessa talk será abordado o processo de construção do Data Lake e seus desafios, stack, arquitetura e como democratizamos os dados empresa a fora.

A importância da Governança de dados, MDM e Qualidade de dados para a Corporação
Silvio Luiz de Castro

Governança de dados Qualidade de dados Arquitetura de dados Desenvolvimento de dados Segurança de dados Gerenciamento de dados mestres e de referência (MDM) Gerenciamento do DW e BI Gerenciamento de Metadados Gerenciamento da Qualidade de dados O Papel do Administrador de Dados

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Gerentes de Desenvolvimento e Projetos, DBAs, Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Amelia Pessoa
Amelia Pessoa
ThoughtWorks
Arthur Luz
Arthur Luz
Microsoft
Silvio Luiz de Castro
Silvio Luiz de Castro
CS Technologies
Tiago Rosendo
Tiago Rosendo
Braspag/Cielo

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial