TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha XP Valores, princípios e práticas diferenciando a forma como se desenvolve software

Existe um decrescimento de palestras sobre assuntos técnicos no mundo ágil, com isso, a base está descoberta. Hoje somos extremamente eficientes em entregar software rápido mas com qualidade questionável e com baixa manutenibilidade.

As linguagens passam, mas a base e a mentalidade de evolução constante, permanecem. Nessa trilha queremos voltar às raízes e conversar sobre como entregar software de valor é realmente a nossa maior medida de progresso.

Venha conhecer onde a agilidade surgiu e rever seus valores.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Deploy Contínuo de Software Legado: Loucura ou Genialidade?
Alexandre Freire Kawakami

Imagine que sua equipe vai substituir um sistema legado com mais de década em produção, um produto chave da empresa, responsável por grande parte da receita. Não só vocês vão rescrever numa nova linguagem, precisam mudar o banco de dados e protocolo de comunicação com vários outros sistemas... Parece um desafio? Pode parecer loucura, ma pra lidar com o risco escolheamos uma estratégia baseada em um dos avanços da agilidade técnica: Deploy Contínuo! Guiados por esta história, entenda tudo que você precisa pra poder fazer Deploy Contínuo, da automação de testes, passando por uma cultura DevOps, até infraestrutura como código. Você vai sair pronto pra avaliar se Deploy Contínuo pode ajudá-lo.

11:10 às 12:00 O que não é XP!
Danieli de Paula

O XP é uma metodologia ágil cada vez mais difundida entre os desenvolvedores, no entanto muitas vezes ainda ocorrem práticas que não estão alinhadas com o que a metodologia prega. Isto acontece por que as pessoas de fato não sabem o que é XP? Ou por conta da rotina e desafios do dia-a-dia? Neste palestra, vou abordar práticas comuns que ocorrem no cotidiano dos times e como são empregados incorretamente os valores, princípios e práticas do XP, trazendo á tona o que de fato não é XP.

Como uma atitude simples pode gerar um ganho significativo na qualidade do seu software
Rafael Albuquerque Rasso

Desenvolver software de qualidade não é uma tarefa fácil e envolve uma série de práticas para que se obtenha um resultado aprazível. Porém, pequenas atitudes no período de desenvolvimento podem causar ganhos significativos na qualidade do código produzido. Nesta palestra demonstrarei uma atitude simples, combinando as ferramentas SonarQube e Sonarlint com a sua IDE, que lhe ajudará a melhorar o código que você está produzindo.

Padrões de código para sistemas críticos
Marcelo Masahiko Miyake

Ao longo dos últimos anos, a sociedade vem se tornando cada vez mais dependente de softwares, isso acontece porque os softwares assumem mais responsabilidades. Sob esse aspecto vem uma má notícia junto, eles se tornam naturalmente mais complexos e com maiores riscos. Na apresentação, focaremos em práticas adotadas na codificação de software no sistema crítico de controle de tráfego aéreo.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como influenciar outras pessoas a adotarem código limpo
Maria Claudia Provinciatto / Yalis Rubim do Couto

Você já teve dificuldades em convencer alguém sobre a importância da adoção de código limpo? O seu time não vê valor nisso?

Utilizando uma linguagem intermediária entre o desenvolvimento e o negócio, vamos ajudar a demonstrar o valor do código limpo apresentando exemplos de benefícios para o time e o negócio.

Como aumentar a resiliencia do seu time
Sebastian Ferrari

O que fragiliza seu time de desenvolvimento? Decisões de arquitetura, conhecimento e comunicação com o cliente de forma centralizada podem se tornar pontos fracos (e gargalos) diminuindo a resiliência do seu time perante a complexidade de acontecimentos inesperados impactando o fluxo de entrega de valor, inovação dos projetos de sua organização e finalmente a motivação do seu time. Vou te contar os pilares que aumentaram a resiliência na área de desenvolvimento da Taller, com um time enxuto e 100% remoto. Alguns sendo o Fluxo Unificado, maneiras de compartilhamento de conhecimento, cadências de Kaizen, pair programming, core time, contratação colaborativa e liderança distribuída.

14:10 às 15:00 TDD e Pair Programming além da engenharia de software
Matheus Haddad / Aline Alves Garcia

TDD e Pair Programming são duas práticas consagradas da XP. Neste bate-papo, vamos revisar o funcionamento e os conceitos por trás destas práticas para compreender seus reais benefícios. Entretanto, vamos além. Você vai entender também como TDD e Pair Programming colaboram com a gestão da descoberta e construção de uma solução de software a partir do alinhamento do modelo mental de todos os envolvidos neste processo.

Pair Programming: Troque seu FONE por um DEV
Rafael Raza de Campos / Victor Castanheiro

Case de como algumas práticas do XP, como o pair programming, melhoraram a performance de uma equipe no Luiza Labs.

Um pouco de nossa trajetória, desafios, feedbacks e resultados em busca de melhoria contínua.

Nosso objetivo é encoraja-lo a buscar e experimentar boas práticas de engenharia ágil, assim como buscamos nas práticas e valores do XP.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Aguçando o olfato, como identificar code smells?
Eduardo Moroni

Se o seu código tivesse cheiro, como ele seria? Seria como as rosas do campo? Como a brisa do mar? Ou seria algo n?o agradável? Nesta palestra apresentarei como identificar code smells em seu código. Levantando os code smells mais comumente encontrado, as razões, maneiras de tratar e os trade-offs de tentar extingui-los.

Desenvolvendo Chatbots com eXtreme Programming
Rafael de Paula Souza

Nessa palestra vou apresentar um pouco sobre a minha experiência a frente de um dos times da Ubots que desenvolve e suporta nossa plataforma de Chatbots, APIs e infraestrutura (cloud). Vou contar os motivos e a forma que foram introduzidas práticas de eXtreme Programming mostrando o progresso e os resultados.

Tópicos discutidos:

  • User Stories x Developer Tasks;
  • Interações semanais;
  • Cadência;
  • WIP Limit;
  • Pair Programming;
  • TDD;
  • Novos membros no time;
  • Retrospectivas;
  • Acompanhamento individual.
16:40 às 17:30 Feature flags e Releases controlados
Eduardo Colabardini / Lucas Queiroz

Como ser ágil e realizar entregas contínuas com qualidade e segurança? Nesta talk vamos apresentar como habilitar e desabilitar funcionalidades, produtos, pedaços de código e software releases utilizando flags, mostrando más e boas práticas e casos reais do Moip com uma ferramenta open-source desenvolvida em um Hackday.

Faça a diferença com Code Review
Rafael Mendes Sienna

Como implementar a cultura de code Review de forma eficiente, quais são os pré requisitos, motivações, benefícios, exemplos de o que verificar em um Code Review, prática do dia a dia utilizando Code Review, que hora do dia, quanto tempo em média vamos fazer, qual o tamanho ideal de um Pull Request, como eu descrevo o Pull Request, devemos seguir um checklist, sugestões de boas práticas, exemplo de ferramentas para agilizar o processo, qual a importância, como é o processo de adoção, o que fazer, e não fazer, como se comportar, como é a produtividade se aplicado corretamente, e os efeitos colaterais das disfunções,

17:40 às 18:30 Live Coding na Arquitetura Mais Produtiva Que Encontrei Até Hoje
Klaus Wuestefeld

Uma sessão de live coding de um backend web, usando TDD (Test Driven Development), com arquitetura prevalente: a arquitetura de sistemas mais simples e com a performance mais escalável que existe. A linguagem utilizada será Clojure mas poderia ser qualquer outra porque os conceitos se aplicam a qualquer linguagem.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores independente de linguagem e agilistas


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Aline Alves Garcia
Aline Alves Garcia
Ateliê de Software Webgoal
Danieli de Paula
Danieli de Paula
Amcom Sistemas de Informação
Eduardo Moroni
Eduardo Moroni
@thoughtworks
Matheus Haddad
Matheus Haddad
Ateliê de Software
Rafael Albuquerque Rasso
Rafael Albuquerque Rasso
DB1 Global Software
Rafael Mendes Sienna
Rafael Mendes Sienna
Concrete solutions

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial