TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching II Superando Limites

No mundo do desenvolvimento ágil, as técnicas de coaching ajudam times e organizações a alcançarem seus objetivos.

Motivação, resolução de conflitos, facilitação, transformação e passagem de conhecimento são algumas das competências utilizadas pelo Agile Coach para alcançar alta performance dos times.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Abertura Trilha Agile Coaching
Speed Networking: dinâmica
Habilite a autonomia dos desenvolvedores com refining
Ronaldo Marciano

Com intuito de aumentar o conhecimento sobre o negócio dos desenvolvedores e minimizar a escassez de produto, estruturamos um framework para refining, que tem o intuito de fazer com que os itens consigam passar pelo definition of ready e como consequência, permite também que eles (desenvolvedores) não só participem do fluxo de desenvolvimento inteiro, mas assumam algumas atividades de um PO.

Ganhos: Baixo índice de itens de falha; Feedback rápido; Autonomia em todos os níveis; Previsão; Velocidade e vazão.

Efeitos colaterais: Queda no ritmo de entrega, aumento de reuniões e dificuldade para contratação, pois nossos desenvolvedores tem um perfil mais generalista.

11:10 às 12:00 EventStorming
Cleiton Borges

EventStorming é uma técnica criada pelo Alberto Brandolini que mostra como explorar e modelar um processo de negócio complexo.

O EventStorming une as técnicas de modelagem ágil e a abordagem orientada a eventos, que leva a uma rápida exploração de problemas e estabelece uma abordagem colaborativa entre os principais participantes.

O resultado é um modelo claro e tangível, construído rapidamente com a contribuição ativa de todas as pessoas envolvidas e que pode ajudar muito no momento atual de microserviços

7 Ideias para Criar Equipes Ágeis
Coaracy Gomes da Silva Junior

Dificuldade de começar a aplicar agilidade em sua organização? Apesar de apresentar as vantagens dos modelos ágeis não está conseguindo o engajamento das pessoas? Então essa palestra é para você e sua organização. Os valores defendidos pelo manifesto ágil começa com ?Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas?, com base nesse pensamento equipes são imprescindíveis para existir agilidade. Vou apresentar 7 ideias aplicadas nos últimos 2 anos, contemplando os erros e acertos no modelo.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Agile Coaching - case PagSeguro
Mariana Zaparolli Martins

O papel do Agile Coach nas organizações tem diversas configurações. A busca por eficiência e eficácia vem sendo foco de grandes organizações que perseguem as chamadas Transformações digital e ágil. No PagSeguro a Jornada de Agilidade tem papel fundamental na busca por um crescimento Sustentável. Nesta apresentação compartilharei como tratamos o agile coaching, como o time de Agile Coaches foi estruturado, como ele está posicionado, qual a atuação e os desafios deste time.

14:10 às 15:00 Como o Agile Coach pode conduzir uma Transformação Cultural
Ivan Ferraz

Hoje é normal ouvir as palavras transformação cultura e digital.

Pergunto as empresas estão preparadas para essa transformação? Elas sabem o que devem fazer para alcançar a tão sonhada transformação?

Geralmente as empresas e os envolvidos na transformação não sabem responder essas questões, e pior, iniciam o projeto de transformação sem saber o que buscam e onde querem chegar.

Nessa jornada, as empresas podem contar com uma ajuda de um profissional que tenha experiência nesse processo de transformação, nisso entra o papel do Agile Coach.

Nessa apresentação veremos os 8 passos sugeridos por John Kotter no qual guiará esse processo transformacional.

Compreendendo o Papel do Enterprise Agile Coach
Andy Barbosa

Você sabe o que está envolvido na atividade do Enterprise Agile Coach? Nesta palestra será apresentado as competências, habilidades e atitudes, comportamentos, relações e interações, fronteiras e desafios de atuação, bem como as estratégias e meios possíveis para o Agile Coach promover e sustentar a agilidade em toda a organização, não apenas na TI ou setor de desenvolvimento de software, seja atuando sozinho ou em times de Agile Coachs.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Montando a Caixa Ferramentas do Agile Coach
Rodrigo Silva Pinto / Antonio Costa

Esse palestra é destinada a agilistas que desejam montar sua caixa de ferramentas e potencializar seu papel como influenciador e agente de mudança ágil. Por meio de conceitos, técnicas e dinâmicas, abordaremos na prática ferramentas de coaching que ajudam a promover a agilidade nas organizações.

16:40 às 17:30 Agile Coach X Scrum Master: Mitos, fatos e experiências sobre as semelhanças e diferenças destes papéis
Rafaela da Fonseca Sampaio

Qual a diferença entre um Agile Coach e o Scrum Master? Até onde vai o trabalho de cada um? Se eu tenho Agile Coach na minha organização, preciso também de Scrum Master? Um Scrum Master pode ser um Agile Coach? E um Agile Coach pode ser Scrum Master? Que tal uma pessoa só para os dois papéis? Nessa palestra falarei sobre as dúvidas e mitos que costumo ouvir sobre esses papéis, o que eles são, onde atuam, quais as semelhanças e diferenças. Também vou contar um pouco da experiência que tive sendo Agile Coach em uma empresa que não tinha Scrum Master e os desafios enfrentados. Se você está em um desses papéis, tem interesse de estar ou quer contratar, venha entender um pouco mais sobre eles.

O MVP de uma Transformação Ágil: erros e acertos
Marcelo Leite Barros
Nesta talk vamos discutir sobre o Plano de Transformação Ágil e como fazer o plano de inspeção e adaptação do processo, aplicando os princípios ágeis dentro da própria iniciativa. Utilizando técnicas de coaching, observação, feedback, com muita transparência, pretendo mostrar como alinhar constantemente expectativas com o cliente e com as pessoas envolvidas, a fim de conseguir apoiadores para a mudança.
17:40 às 18:30 AGILE COACH NESTA 4 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Alexandre Corsi Abdalla

No cenário da 4 Revolução Industrial, cada vez mais as empresas de diversos segmentos e tamanho, estão passando por transformação e o profissional com experiência/preparo para atuar como Agile Coach, sendo um agente de mudança alinhado a PESSOAS - PRODUTOS - PROCESSOS, se faz a cada momento um fator estratégico e necessário para todos. Dentre este cenário, vamos apresentar a jornada de preparo e ações de um Agile Coach no Brasil.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Líderes, gestores, scrum masters, coaches e desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andy Barbosa
Andy Barbosa
Desbravador Software
Antonio Costa
Antonio Costa
Agile School
Ivan Ferraz
Ivan Ferraz
Hiflex Consultoria

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial