TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.Js Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook. A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como Node Salvou minha vida e mudou meu Squad
Pedro Henrique Kuhn Mastelaro Silva

Um pouco sobre como o Node conseguiu e ainda consegue reduzir minha rotina de tarefas e do meu Time, conduzindo a novos produtos e mirando o Cliente.

11:10 às 12:00 Como o async/await pode mudar a sua vida
Sérgio Neves Sacenti

Um das principais vantagens em trabalhar com do Node.js é o suporte ao paradigma assíncrono tornando os programas mais eficientes. Inevitavelmente implementaremos diversas funções assíncronas, que serão encadeadas uma na outra através das suas funções callback dificultando o entendimento e a manutenção do código conhecido como ?Callback Hell?. A partir do ECMAScript 2017 (ES8) e Node.js 7.6 temos o suporte ao Async/Await que facilita a programação assíncrona deixando o código mais compreensível mantendo a mesma eficiência das funções callback. O Objetivo desta palestra e demonstrar de forma prática como podemos utilizar o Async/Await nos projetos atuais.

Node.js File System Module
Igor Luiz Halfeld

Vamos entender como funciona o File System no node.js, diferenciando processos assíncronos de sincronos, para a demo vou mostrar um factory de upload com um servidor basico em express com um front em jade fazendo algumas requisições ajax. Simples, mas suficiente para o pessoal entender como as coisas se fundamentam no fs do node.js

12:10 às 13:00 Frameworks de testes end-to-end baseados em NodeJS
Bárbara Cabral

Nesta palestra vou explanar os frameworks existentes no mercado em javascript para testes end-to-end: Protractor, CucumberJS, CodeceptJS, BackstopJS, Cypress.io, dentre outros.

Automatizando com NodeJs
Natália Raythz

A palestra mostra como é simples e divertido a automatização de testes utilizando a linguagem.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Melhores práticas de desempenho utilizando Node.js em produção
Lucas Santos

Você já parou para pensar por que sua aplicação está lenta em produção? Nem sempre este é um problema de hardware, muitas vezes o problema está embaixo no nosso nariz e não sabemos encontrá-lo. Nesta palestra aprenda a identificar os maiores problemas de performance e disponibilidade em suas aplicações, extraindo informações e lendo gráficos relevantes para que seu sistema possa decolar!

15:10 às 16:00 Implementando Workers com RabbitMQ e NodeJs
Otávio Augusto

RabbitMQ é um message broker utilizado para resolver problemas de comunicação entre aplicações diferentes e executar processos que realizem muito I/Os bloqueantes por empresas como Walmart, Instagram, dentre outras grandes. Nessa talk iremos entender como funciona e como é implementado um worker com RabbitMQ, bem como sua aplicação para resolução de problemas reais!

NodeJs, PubNub e uma forma divertida de aprender o conceito Publisher/Subscriber.
Jorge F D Leite / Raryson Pereira Rost

Vamos embarcar juntos nessa imersão de conhecimento lúdica e de fácil entendimento a todos, mostraremos o poder da biblioteca PubNub(Serviço de mensageria) e NodeJs funcionando ao vivo em um aplicação publicada e com interação em tempo real com a platéia da palestra, iremos explorar o conceito Publisher/Subscriber através de um jogo feito em Node Js e ao final da palestra o público será capaz de fazer seu próprio mvp de comunicação em tempo real multiplataforma em poucos minutos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Mantendo seu ecossistema seguro
Matheus Hunsche

Hoje segurança é um assunto pertinente que não podemos ignorar, com o aumento da informatização, todos os processos antes manuais estão indo para a nuvem. Cada vez é mais dificil de criar uma forma organizada de autorização de seus serviços. De uma maneira pratica vamos explanar falhas tipicas que são cometidas ao proteger seu ecosistema.

17:40 às 18:30 Back-end fulfillment para Actions no Google Assistant usando Node.js
Neto Marin

Uma das principais tecnologias para se criar Actions para o Google Assistant é a biblioteca Actions on Google em Node.js. Uma biblioteca desenvolvida internamente no Google e que ajuda os desenvolvedores a criarem de forma rápida e intuitiva um back-end que responde às interações conversacionais com o Google Assistant. Nessa palestra vamos apresentar a biblioteca, como ela foi desenvolvida e como o desenvolvedor pode usá-la para criar suas actions.

Dependency Injection em Node.js usando Awilix
Eizo Nishime

Como criar aplicações em Node.js aplicando conceitos clássicos de OO como Dependency Inversion, Single Responsability e Interface Segregation usando um container de Inversão de Controle chamado Awilix. Com isso você consegue manter um projeto com código com baixo acoplamento, fácil de testar e um desenvolvimento mais ágil.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bárbara Cabral
Bárbara Cabral
Bravi Software
Eizo Nishime
Eizo Nishime
QuintoAndar
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
Senior Front-end at @stored
Lucas Santos
Lucas Santos
Squid Digital Media
Matheus Hunsche
Matheus Hunsche
Desbravador Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial