TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produtos II Para criar e evoluir produtos que as pessoas amam

Profissionais de Produto (PMs, POs e afins) concentram grandes responsabilidades e, em muitas empresas, precisam liderar pela influência e admiração que inspiram em seus stakeholders - do time ao cliente. É um trabalho que exige ao mesmo tempo conhecimento, técnica e a capacidade de relacionamento interpessoal.

Da elaboração da visão e estratégia de produto até a priorização do backlog, existe um longo caminho que passa por entrevistas com o usuário, análises de dados, entendimento de negócio, experimentações, MVPs, sprints, alfas, betas e lançamentos. Tudo isso liderando um time multidisciplinar de desenvolvimento, UX, negócio, atendimento, suporte, entre outros.

Tudo isso por um objetivo: pessoas felizes utilizando seu produto para resolver seus problemas.

Vamos compartilhar nossas experiências sobre esse universo?

Coordenação


Indefinido

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design de Comportamento e Gestão de Produto - Influenciando pessoas positivamente
Lucio Corrêa Santana

Um bom gerente de produto geralmente estuda o comportamento de seus usuários. No entanto, os melhores gerentes de produto aprenderam a aplicar design de comportamento de forma estruturada para alavancar crescimento.

Nesta palestra vou falar sobre algumas técnicas que estudamos e aplicamos na Minutrade, e sobre como utilizá-las de forma responsável para gerar mudanças positivas de comportamento.

Backlog não é bagunça
Augusto Rückert

O seu backlog funciona corretamente? Ele está enxuto e somente com o que deve ser trabalhado, ou contém uma infinidade de coisas que nunca serão trabalhadas? Há uma clareza da granularidade dos itens, sua especificação, a incerteza sobre cada elemento? Nessa apresentação aprenderemos como melhorar a gerenciamento do backlog de desenvolvimento de um produto através da gestão correta do backlog: Entenderemos a diferença entre Seleção e Priorização, como tornar o sistema de seleção claro e quando se compremeter com a entrega de um item.

11:10 às 12:00 Como a organização do time de produto pode salvar ou destruir sua cultura
Gabriela Lima Cornacchioni

Quando se pensa em cultura de produto, a forma como organizamos os times, priorizamos e medimos resultado tem um poder transformador.

Ao longo da minha trajetória, vivenciei organizações em diferentes níveis de maturidade e aprendi lições inerentes aos desafios de diferentes fases - do early stage ao hypergrowth. A motivação, perfil das pessoas, rituais e tomada de decisão precisam evoluir com o negócio.

No QuintoAndar, o time de produto acompanhou um crescimento de 20% ao mês e mudou algumas vezes de cara. Hoje somos 12 squads organizados em 3 tribos de negócio e seguimos em iteração. Esse talk conta um pouco do que aprendemos, como empoderar as pessoas e multiplicar seu impacto.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como extrair jobs-to-be-done usando entrevistas qualitativas
Sérgio Henrique Schüler

As pessoas são muito ruins em articular que soluções fariam sua vida melhor. Porém elas são surpreendentemente boas em explicar os momentos de dificuldade e problemas que passam. Para isso usamos jobs-to-be-done para entender o âmago do problema e criar soluções inovadoras e verdadeiramente disruptivas.

Porém jobs to be done é difícil de aplicar, pois a maioria dos materiais focam na parte estratégica da teoria de jobs, não na parte tática. Nessa talk vou apresentar brevemente os conceitos de jobs to be done e mostrar como executei uma série de entrevistas para chegar em jobs acionáveis. Com isso os participantes estarão equipados a reproduzir as técnicas e extrair jobs de entrevistas.

Product Management for the Internet of Things
Rafael Ferraz

In this presentation, we will talk about the IoT landscape, target users and all is needs of each layer of the IoT technology stack. Also, how data flows through the IoT technology stack, the calculating cost and the business models.

14:10 às 15:00 A maratona do produto com data de lançamento
Leticia Gimenez

Desenvolver um produto desde a concepção é uma experiência... inesquecível. Definir a visão do produto, passar por uma etapa de descoberta completa, pensar a arquitetura do zero considerando todos os aprendizados da companhia. É também desafiar diariamente o agilismo, nível de estamina e senso de time.

Quero compartilhar o que eu já fiz certo e, principalmente, o que eu já fiz errado ao definir e desenvolver um produto, quais as melhores práticas para garantir o fôlego do time até o lançamento e não impactar prazos e expectativas da companhia.

Cultura de Mensuração para Produtos Digitais
Huxley Dias

Como faço para medir o sucesso do meu usuário e do meu produto? Essa é a pergunta que sempre se repete em projetos de consultoria, aulas na faculdade ou dos curso UX Metrics e também nas mentorias para startups. De fato essa não é uma tarefa fácil e muitos designers e se veem frente a um enigma quando o assunto é o que medir, por que e como. Neste talk vamos entender definitivamente como definir seus objetivos de monitoramento através de métodos e frameworks que ajudam a chegar na estratégia de monitoramento mais adequada para cada tipo de produto independente de qual ferramenta de análise queira adotar.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Gestão de produtos data-driven. Como definir e medir o sucesso de uma nova feature?
Rafael Besen
A quantificação do sucesso é um desafio que gerentes de produtos devem encarar a fim de entender se seu produto está atingindo seus objetivos e realmente agregando algo ao produto/serviço disponibilizado. Muitas vezes é bastante complexo entender se uma nova feature ou produto lançado realmente trouxe o resultado esperado. Apresentamos algumas técnicas de como criar métricas quantitativas e acompanhar o sucesso de seu produto.
Por que muitas empresas adotam práticas ágeis no desenvolvimento, mas continuam evoluindo produtos de forma tradicional?
Maria Cláudia Provinciatto
A maior parte das organizações sente a necessidade de priorizar demandas e ideias em um roadmap por dois principais motivos: Garantir que as coisas mais importantes sejam feitas primeiro e ter visibilidade de quando elas ficarão prontas. Com isso, as organizações fazem planejamentos anuais ou trimestrais, o que torna necessário responder às seguintes perguntas: Qual é o valor que isso irá agregar? Quanto dinheiro e tempo irá custar? Trabalhar dessa forma pode gerar processos ineficientes e trazer diversos problemas. Nessa palestra vamos entender quais são esses problemas e suas causas, buscando gerar insights para solucioná-los.
16:40 às 17:30 Como Começar com Métricas e Analytics de Produto em Sistemas Tradicionais B2B
Rafael Targino / Juliana Boechat

Google Analytics, Fabric, Web Trends, Qlik Sense são ótimas ferramentas que se concentram nos produtos web na nuvem e fornecem insights e visões de como o produto está sendo utilizado, como está o engajamento dos usuários e a sua conversão, entre outros. Mas e se eu vendo software para clientes corporativos com ciclos de aquisição longos? E se meu sistema é desktop e não dá para usar as principais ferramentas do mercado? E se eu desenvolvo um sistema na minha corporação que é usado internamente em uma área de negócio? E se a minha empresa ainda não tem esta cultura? Dá para coletar e visualizar os dados de produtos? Nesta palestra, veremos que sim, mostrando um passo a passo como começar!

Como usar técnicas de Storytelling para gerenciar produtos
Nádia Vasconcelos

É conhecido que Product Owners precisam de diversas habilidades para gerenciar a evolução de um produto, manter comunicação com os stakeholders e lidar com a dinâmica do dia a dia com o time de desenvolvimento. Nessa apresentação vou abordar o tema Storytelling com exemplos de como podemos utilizar suas técnicas para definir e alinhar visão de produto, melhorar a comunicação com os stakeholders e outras áreas da empresa, além de obter mais colaboração do time.

17:40 às 18:30 Product Marketing: o melhor aliado de um Product Manager
Katarina Barcellos

Product Marketing é uma área que tem sido cada vez mais relevante dentro de empresas que usam o modelo de gestão baseado em produtos digitais. Mas por ser uma área nova, poucas pessoas conhecem o escopo de trabalho e o impacto que um bom Product Marketer pode ter para o sucesso das organizações.

Neste cenário, vamos falar sobre o propósito, escopo, desafios e você vai descobrir como o sucesso do Product Manager está associado ao sucesso de Product Marketing, uma área fundamental para engajar stakeholders (público interno e externo) no lançamento bem sucedido de um produto!

Os benefícios de processos claros de Produto no alinhamento interno do negócio
Jorge Gomes

Por ser tão fundamental ao negócio, todos se sentem um pouco donos do produto. Se por um lado o engajamento é ótimo, por outro pode ser difícil lidar com as diversas opiniões sobre o rumo a ser tomado. Sem mencionar o desafio em equilibrar a evolução do produto e a resolução de problemas.

Como lidar com a priorização das diferentes iniciativas e mediar as expectativas das diversas áreas?

Nessa apresentação compartilharei minha experiência como head de Produto de uma startup no estabelecimento de processos que contribuíram para o alinhamento com toda empresa quanto ao roadmap, além de otimizar a resolução de bugs e a análise de demandas e sugestões.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de Produto (Product Managers - PM), Product Owners - (PO), Analistas de Negócio, Empreendedores, Scrum Masters, Agilistas, Customer Success, Agile Coaches, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial