TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Em um mundo onde todas as coisas serão conectadas!

Do dispositivo conectado à nuvem, Internet das Coisas une as mais diversas tecnologias e expertises.

A próxima grande revolução será um mundo onde tudo será conectado, gerando de informação à conhecimento, da comodidade à eficiência, tudo que já sabemos poderá mudar.

Participe deste revolução!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Casas Conectadas - O Chuveiro
CARLOS DE SOUZA RODRIGUES JUNIOR / Thiago Marques Martinez

Nessa apresentação vamos demostrar um case feito pela Duratex, onde ensinamos a Alexa a controlar um chuveiro da Hydra utilizando EchoDot, Alexa Skils e lambdas.

11:10 às 12:00 Sistemas Operacionais para Internet das Coisas
Sergio Prado

A evolução de soluções para a Internet das Coisas tem exigido dispositivos cada vez mais inteligentes e conectados. E o uso de um sistema operacional nestes dispositivos facilita bastante o trabalho de desenvolvimento do firmware. Quando o assunto é Internet das Coisas, precisamos de um sistema operacional com baixo footprint (consumo de CPU, RAM e flash) e com boas opções de conectividade, principalmente sem fio. Melhor ainda se ele for modular, escalável, seguro e capaz de gerenciar eficientemente o consumo de energia. Nesta palestra veremos algumas das principais opções de sistema operacionais de código-aberto para a Internet das Coisas.

12:10 às 13:00 Projetos cripto utilizando IoT
Thiago Lima

Serão apresentados diversos projetos que utilizam blockchain, para ilustrar como essa tecnologia já está sendo utilizada. Será mostrado como funcionam e para que servem os principais projetos de criptomoedas relacionados a IoT - Internet das Coisas, detalhes da tecnologia por trás desses projetos e entender como isso pode influenciar nossas vidas, a medida que planos de negócios inovadores já estão sendo implantados em diferentes partes do mundo utilizando esses tokens.

hackearam a minha torradeira: e agora?
Daiane Santos

Nos tempos de hoje, como manter a segurança em dispositivos de Internet das Coisas, qual será o futuro desses dispotitivos e maneiras de prevenção desses ataques.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como criar um mundo autônomo e conectado
Jomar Silva

A evolução das tecnologias de hardware, software e comunicação nos últimos anos permite projetar um novo mundo digital, autônomo e conectado. A Internet das Coisas quando utilizada em conjunto com Inteligência Artificial propiciam um novo patamar de aplicações autônomas e conectadas, que serão a base para a criação deste novo mundo digital. O grande desafio neste novo cenário é o imenso volume de dados que precisa ser capturado e processado em tempo real para permitir o desenvolvimento de soluções como carros autônomos e sistemas automáticos de segurança baseado em monitoramento por vídeo.

15:10 às 16:00 Como não conectar-se a IoT - Uma abordagem insegura
Luckas Andre Farias

Todos sempre pensam em FAZER um projeto, colocar para piscar, pegar os dados, transmitir... MAS ninguem pensa em como fazer isso com segurança. Irei contar alguns casos e exemplificar o por que isso é tão perigoso.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Sistema para monitoramento e detecção de Parkinson usando o Gear S3
Juliany Raiol

Com o paradigma de IoT, é possível desenvolver aplicações que monitoram e analisam dados obtidos de diversos dispositivos conectados em rede. Nesta palestra, será apresentado um aplicativo Tizen e JavaScript, embarcado em um GearS3 que, utilizando algoritmos de processamento de sinais, é capaz de identificar a doença por meio de dados do tremor coletados do acelerômetro do smartwatch em um teste simples. A ideia de usar smartwatch simplifica o teste permitindo o uso de dispositivos convencionais e cada vez mais populares, e possibilita a realização de testes e acompanhamento por um médico mesmo à distância.

Healthcare 2.0: Cloud computing, Inteligência artifical e Internet das Coisas
Vinicius Senger / Renato Barbosa

Nesta palestra vamos apresentar como inteligência artificial, chatbots, assistentes pessoais, dispositivos conectados e computação em nuvem está mudando o caminho da medicina atual. Apresentaremos diversos projetos de IoT e I.A. para alzheimer, uso de Alexa para enfermagem e também como trabalhar com sensores e equipamentos hospitalares conectados.

17:40 às 18:30 Android Things 1.0 LTS - Pronto para levar o seu projeto de IoT da bancada para a prateleira
Neto Marin

Após 8 versões para desenvolvedores, o Android Things chega a sua versão 1.0 com "Suporte a longo prazo" para que qualquer um possa levar aquele "projetinho" de IoT da bancada para a prateleira. Nessa palestra iremos mostrar a evolução de todo a plataforma desde o seu anúncio até chegar a maturidade da versão 1.0, explicando sua base, principais vantagens e como criar projetos reais utilizando Android Things, inclusive sobre como sair da fase de protótipo para o projeto final. E ao final, uma demonstração de uma pequena aplicação e o seu ciclo de vida (includindo o Developer Console).

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Do curioso maker ao evangelista


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daiane Santos
Daiane Santos
Oktagon Games
Juliany Raiol
Juliany Raiol
Samsung Ocean Center
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services
Sergio Prado
Sergio Prado
Embedded Labworks
Thiago Lima
Thiago Lima
Embarcados

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial