TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Chatbots e o futuro das interações conversacionais

O recentemente aumento do interesse no entorno de Chatbots e interfaces conversacionais indica que a adoção dessas tecnologias, muito em breve, deve aumentar drasticamente.

Nesta trilha traremos palestras introdutórias aos temas bem como palestras sobre as tecnologias e métodos envolvidos na criação de chatbots e no processo de criação de interfaces conversacionais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
07:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 CHATBOT no SIDI: como desenvolvemos a partir do zero
Frederico Oliveira / Rafael Soares Ferreira

Por onde começar? Quais são os principais passos que devemos nos preocupar na criação de um Chatbot? Como as metodologias ágeis ajudam na concepção de um projeto com essas características? Vamos compartilhar as principais lições aprendidas no desenvolvimento de um Chatbot feito no SIDI em parceria com o Cin/UFPE usando uma ?engine? open source de linguagem natural. Além de falarmos sobre a arquitetura, discutiremos alguns desafios relacionados à modelagem do fluxo de informações, elementos usados de design e usabilidade, métricas, dentre outras características que precisam ser levadas em consideração na modelagem de um Chatbot.

11:10 às 12:00 Tenho um chatbot, e agora?
Diego Howes

Apesar de não ser uma tecnologia recente, graças ao Facebook, chatbots vem ganhando tração e escala nos dois últimos anos, resultando numa adoção em massa por parte das empresas. Mas depois que um bot fica pronto e vai ao ar, quais são os próximos passos? Como analisar a performance do meu produto? Existem métricas absolutas? Como interpreto estes dados? Nesta apresentação iremos analisar métricas de bots do Facebook, entender o seu significado, conhecer ferramentas, e avaliar diferentes cenários.

A evolução do chatbot como produto: plataformas, user experience e modelos de negócio.
Mariana Negrao

Quando pensamos em Chatbots como produto, é importante ter em mente três frentes: como ele é construído e o que a plataforma é capaz de entregar, como é criada a experiência do usuário e como isso gera valor para as partes envolvidas. Nessa palestra vamos abordar a evolução do chatbot como produto nessas diferentes frentes.

12:10 às 13:00 Criando aplicações conversacionais para o Google Assistant usando DialogFLow
Neto Marin

De tempos em tempos a tecnologia traz diferentes (ou renovadas) formas de interagir com as tecnologias. Começando com os mainframes, depois computadores pessoais, mais recentemente os dispositivos móveis e agora temos uma nova onda de assistentes e chatbots presentes no nosso dia. E assim como o design de software veio mudando ao longo do tempo, esses assistentes trazem uma nova forma de pensar e desenhar nossas aplicações, através de conversas. Nessa palestra vamos ver as bases do design de interfaces conversacionais e como utilizando o DialogFlow é possível criar agentes e chatbots para as principais plataformas no mercado, e principalmente com o Google Assistant, incluindo uma demo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Chatbot pra quê? Chatbot pra quem?
Daiane Novaes

Cada vez mais, diversas empresas estão pensando ou implantando robôs nos seus canais de atendimento, que varia de segmento à fornecedor escolhido. Com o objetivo de desmistificar a necessidade obrigatória desse novo formato de atendimento ao consumidor, a ideia dessa palestra sugere um olhar do ponto de vista de como isso funcionará na prática para o usuário e se é ou não viável para o seu negócio ter um chatbot.

Construindo Chatbots com Design Thinking e framework i*: um método estruturado
Meire Helen Batista Dias / Marcia Ito

Desenvolver um chatbot é uma tarefa complexa, dada à dificuldade que existe para a compreensão do seu conceito e características. Métodos de desenvolvimento de chatbots têm sido propostos por pesquisadores, mas sem apresentar de que forma os requisitos são desenvolvidos e as atividades que são executadas no processo de desenvolvimento dos chatbots. Nesse contexto, esta palestra apresenta um método para desenvolvimento de chatbots, que se inicia no entendimento do problema a ser tratado e termina com a geração de um protótipo. Em particular, esse método se baseia nas atividades do Design Thinking e modelos do i*. Um case de estudo é apresentado com os resultados da sua utilização.

15:10 às 16:00 Atendimento chatbot por voz, será o fim do desenvolvimento da interface do usuário?
Dante Minucci / José Romualdo Costa Filho

Melhorar a experiência nos sistemas de atendimento de clientes é um desafio constante para as empresas. Neste cenário de atendimento ao cliente, o Chatbot é uma realidade para atendimento nas mídias sociais e nas home pages de muitas companhias, porém a disrupção deste segmento abre novas perspectivas como o atendimento de uma forma 100% eletrônica e resolutiva por voz. Será compartilhado modelo de topologia que atende aos diversos canais digitais de atendimento e como os componentes de NLP, reconhecimento de fala e transcrição de voz para texto se relacionam. Serão apresentados números de caso de uso real com mais de 188 milhões de contatos e aplicações que eliminam a interface de usuário.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo sua própria IA conversacional com ferramentas de código aberto
Matheus Matos

Ferramentas de NLU com interfaces amigáveis, como Dialogflow e LUIS, são ótimas para criar protótipos de agentes de conversação. No entanto, elas não escalam bem além de responder algumas perguntas simples. Nesta palestra com codificação ao vivo, você aprenderá os fundamentos da inteligência conversacional e como criar a sua própria, capaz de lidar com conversas mais complexas usando bibliotecas de código aberto.

Criando um dataset para a construção do seu chatbot
Barbara Barbosa C. da Silva

Nesta palestra vou falar sobre as dificuldades e as soluções que eu encontrei criando um dataset para montar um chatbot, e por fim, mostrar quais são as possibilidades de uso desse dataset para a construção da inteligência do seu bot.

17:40 às 18:30 Como desenhar conversas para chatbots?
Caio Calado

O que pode ser diferente na criação de um chatbot? Para entender mais sobre o conceito de chatbots, precisamos entender melhor as conversas em sua essência, ou melhor, em sua cibernética como um todo: ?onde temos um objetivo e precisamos ter ações para conquistá-lo? (PANGARO, Paul). Conceito fundamental para a criação de chatbots.

Trabalhar com interfaces conversacionais é um desafio constante. Desenhar conversas exige ir um pouco além do digital para entender as pessoas e as suas jornadas.

Durante esta apresentação, vamos conversar sobre um processo enxuto de criação de chatbots e sobre as diferentes áreas que podem atuar na construção das conversas dos chatbots.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas de chatbots, programadores, entusiastas e estudantes de inteligência artificial e UX Designers.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial