TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Corporativa Arquitetando Negócios e TI para a efetiva Transformação Digital!

Você já ouviu falar sobre a Transformação Digital, a Uberização das Organizações, o Nexo das Forças do Gartner e o SMAC (social, mobile, analytics e cloud). Porém, para realizar todas as mudanças necessárias deste processo, a organização precisa conhecer os vários building blocks que fazem parte da sua estrutura atual, e assim, definir os gaps de capacidades que serão necessários para efetivar a sua estratégia digital.

Transformação digital requer a compreensão da arquitetura da organização, seja considerando os processos e sistemas legados, seja incorporando novas tecnologias e modelos de negócio.

O objetivo desta trilha é explicar o conceito de Arquitetura Corporativa (também chamada de Arquitetura Empresarial) e apresentar as suas diversas subcamadas: Arquitetura de Negócio, Sistemas, Informação e Tecnológica, além de propiciar a troca de experiências entre arquitetos, mostrando casos de sucesso em grandes empresas.

Alguns dos temas a serem debatidos serão:

    - como estruturar a arquitetura corporativa de organizações que chegam a possuir 1000 a 2000 sistemas de informação;
    - como projetar as arquiteturas de transição para evolução de um grande sistema legado monolítico para um sistema web/mobile/cloud;
    - como implantar e estruturar a governança de dados da organização para suportar as constantes evoluções do negócio;
    - quais as competências que um arquiteto corporativo deve possuir;
    - quais frameworks e ferramentas podem ser utilizados;

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quem é esse tal de Arquiteto?
Atila Belloquim

A profissão de Arquiteto (de software, de soluções, de TI, corporativo etc.) está em alta nas empresas. Mas nem todo mundo quer dizer a mesma coisa quando diz "Eu sou Arquiteto!"

Nessa apresentação, os diferentes "tipos" de arquitetos serão examinados. Veremos o que faz cada um, onde se situa no organograma e quais são as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o profissional precisa ter para cada posição.

Também mostraremos sugestões de "plano de carreira" para Arquitetos e propostas de estruturação de áreas de arquitetura nas organizações.

Arquitetura Ágil. Habilitando arquitetura evolucionária em escala
Ivan Ferraz

Uma arquitetura ágil e evolucionária, habilita em todas as dimensões uma base que permita mudanças sem dificuldades e no ritmo mais rápido possível, sem comprometer os recursos envolvidos.

Nessa sessão apresentaremos as etapas para a construção de uma arquitetura ágil e evolucionária numa implantação de SAFe em uma empresa de grande escala, na qual essa arquitetura suportou 3 ARTs (Agile Release Train) com aproximadamente 200 pessoas e teve suporte do TOGAF para arquitetura corporativa e o do radar da TW para arquitetura técnica.

11:10 às 12:00 EA + IA: como dar maturidade às iniciativas de Inteligência Artificial com a Arquitetura Corporativa
Arthur Carlos Rodrigues

Com o crescente uso da Inteligência Artificial nos negócios, torna-se extremamente necessário governar as iniciativas desde as tecnologias aos processos suportados. Métodos, práticas e recursos oferecidos pelos frameworks de EA, como Capabilities Roadmap, Business e Application Functions, Technology Roadmap, Strategy Map e Data Architecture se tornam ferramentas poderosas para uma adoção efetiva e ganho de maturidade para Inteligência Artificial nas organizações.

Consigo aplicar o TOGAF em empresa com cultura DevOps?
Leonardo Santos

Apresentar uma visão sobre a compatibilidade do TOGAF como framework de arquitetura, ajustado com a cultura e práticas DevOps. Demostrar uma comparação do ADM do TOGAF e o modelo de inovação da AWS.

12:10 às 13:00 Arquiteturas para a Transformação Digital do Setor Público
Fernando Galdino

Nesta palestra você terá a oportunidade de discutir aspectos arquiteturas para projetos de Governo Eletrônico, a partir das experiências que foram realizadas pela Oracle no atendimento a diversos órgãos governamentais.

Design thinking para arquitetos de software
Adriano Tavares

Nessa talk vou apresentar os princípios e práticas de design thinking aplicados à arquiteturas de software, como alternativas aos métodos tradicionais. Os assuntos abordados vão dos princípios fundamentais do Design Thinking a um conjunto de ferramentas de facilitação para arquitetos de software.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Transformação digital no mercado bancário com Enterprise Architecture
Jorge Fabre

Estamos em uma nova era de transformação, onde empresas estão trabalhando para disponibilizar aos clientes uma experiência digital. Para este desafio, é necessário mudar a forma como a empresa pensa e como seus colaboradores trabalham. Para trilhar neste caminho, é necessário uma liderança de transformação em toda empresa, que vai desde as áreas de negócios até as áreas de tecnologia, e é neste cenário que uma Arquitetura Corporativa vem ajudar, alinhando as oportunidades de tecnologias digitais do mercado, com as visões e tratamentos possíveis para posicionar as empresas neste patamar de negócios digitais.

15:10 às 16:00 Data Innovation - Como uma empresa pode inovar a partir da governança dos seus dados
Bergson Lopes

Entenda como ações simples, ligadas ao gerenciamento dos dados e o alinhamento destes ativos com a Estratégia Corporativa, podem colaborar consideravelmente para estabelecer uma cultura de inovação na empresa a partir dos dados.

Como mitigar os principais gargalos em arquiteturas de aplicações de missão crítica
Ana Kniphoff

Com demandas de negócio e sistemas cada vez mais globalizados, cresce a preocupação com os gargalos inerentes às arquiteturas de aplicações de missão crítica. Quanto antes identificados os gargalos, mais assertiva poderá ser a estratégia de mitigação, tendo em vista a continuidade do negócio, a escalabilidade das aplicações, e a estabilidade da operação.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Estratégia de Arquitetura Corporativa dentro do cenário de Globalização das companhias.
Leonardo Stringher

A influência da globalização consegue modificar o nosso modelo de arquitetura local ? É importante levantarmos esse tipo de discussão pois com a onda de globalização nas companhias cada vez mais os times globais influenciam no modelo de arquitetura local, essa palestra tem o intuito de debater com a comunidade a melhor forma de posicionamento e apresentar alguns casos já vivenciados pelo palestrante.

Painel: Cenário da Arquitetura Corporativa
Antonio Plais / Leonardo Silva dos Santos / Rafael Targino

The Developer´s Conference São Paulo 2018

Triha Arquitetura Corporativa

17:40 às 18:30 Construindo um Context Map
Matheus Poleza / Fabrício Rissetto
Context Map é um conceito que surgiu como uma das ferramentas estratégicas do Domain Driven Design, mas que pode te ajudar mesmo sem você sequer conhecer o que é o DDD. Na teoria parece ser muito fácil mapear seus produtos, aplicações, e como eles interagem entre si. Na prática surgem diversas dificuldades, tais como: tempo para documentar, desalinhamentos de informação, conhecimentos espalhados por várias pessoas, entre outros. Nós vamos apresentar um case do processo de construir um Context Map em um ambiente confuso e de constantes mudanças, das falhas e acertos que tivemos ao organizar esse processo, e de como essa prática está nos ajudando a guiar decisões arquiteturais e de negócio.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos nas suas mais variadas formas (de solução, de integração, de negócio, de dados, de sistemas e de TI). Gerentes, Coordenadores, Gestores e Diretores de TI.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Adriano Tavares
Adriano Tavares
Fiat Chrysler Automobiles
Antonio Plais
Antonio Plais
Centus Consultoria
Atila Belloquim
Atila Belloquim
Gnosis IT Knowledge Solutions
Ivan Ferraz
Ivan Ferraz
Hiflex Consultoria
Rafael Targino
Rafael Targino
GovernançaBrasil S/A

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial