TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kotlin Aprenda mais sobre esta linguagem baseada na JVM que está invadindo o mundo Android, Apple e JavaScript

Kotlin é uma linguagem de programação que tem ganhado muito espaço nos últimos anos e sua evolução está direcionada a ser uma linguagem multiplataforma abrangendo os mundos mobiles, back-end e front-end. Baseada na JVM a mesma foi projetada no intuito de ser uma evolução da linguagem Java.

Com os paradigmas OO e funcional, Kotlin tem conquistado popularidade na comunidade de desenvolvimento de software.

A trilha apresentará palestras introdutórias para quem deseja conhecer a linguagem e também palestras mais avançadas e casos de uso da mesma em aplicações no mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Kotlin no Android, do básico ao Android-KTX
Aline Ayres

Nessa palestra serão abordados temas introdutórios sobre a linguagem, dicas de interoperabilidade do código Java com Kotlin. Apresentar sintaxe e hacks interessantes sobre Kotlin com Android. Também será tema tendências e novas libs como Android-KTX, muito falado no Google I/O 2018, e porque tem se tornado uma linguagem muito adotada pela comunidade de desenvolvedores Android.

11:10 às 12:00 Programação assincrona utilizando Coroutines
Diego Gonçalves Santos

O desenvolvimento de aplicações Android comumente exigem a criação de chamadas assíncronas, que podem acabar gerando diversos problemas como por exemplo o famigerado callback hell. As Coroutines oferecem uma maneira de escrever códigos assíncronos de forma sequencial em uma co-rotina, possibilitando um código mais compacto, fácil de gerenciar e alterar, além de gerar as chamadas lightweight threads, muito mais performáticas que as threads comuns. Nessa palestra vamos mostrar as principais features do Coroutines que podem resolver esse tipo de problema.

12:10 às 13:00 Construindo sua biblioteca em Kotlin
Fernando Pinho / Bruno Torres

Kotlin é uma linguagem para desenvolvimento multiplataforma adicionada há um ano como linguagem oficialmente suportada no desenvolvimento para Android. Além de uma sintaxe rica e moderna orientada a objetos, contém diversas características úteis para programação funcional. Isso a torna muito adequada para o desenvolvimento de apps.

No entanto, quando pensamos em bibliotecas e componentes temos diversas outras preocupações, principalmente a interoperabilidade com Java, que ainda é bastante usada em apps para Android.

Vamos compartilhar nossas experiências no desenvolvimento e distribuição de componentes em Kotlin, um processo que iniciamos em 2015, bem antes da sua adoção oficial.

Dominando as standard functions do Kotlin : run, with, let, also e apply
Renan Barros

O Kotlin facilita muito a escrita do código. Porém as standard functions são tão parecidas que fica dificil saber qual usar. Saiba qual a melhor ferramenta disponível para seu projeto!

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 DSLs in a Kotlin Way
Ubiratan Soares

Nessa apresentação, nós vamos aprender os principais conceitos sobre DSLs usando Kotlin : venha conferir as ferramentas que Kotlin oferece para que o desenvolvedor possa criar gramáticas e construções de linguagem que humanizam mais o código, ao mesmo tempo que exercitam funcionalidades importantes dessa linguagem

15:10 às 16:00 Uma visão geral sobre Kotlin multiplataforma
Rafael Dionísio Toledo

Desde sua primeira versão estável, Kotlin se destaca por ser uma linguagem moderna, concisa e extremamente poderosa. Suportando não somente a JVM (e a plataforma Android), seu suporte inicial a transpilar para JavaScript e mais recentemente a compilação nativa, Kotlin se mostra como uma possibilidade promissora para compartilhamento de código entre diferentes plataformas em um projeto. Nessa apresentação veremos como isso funciona, vantagens, possibilidades e limitações atuais.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Kodando com Kotlin aplicações front-end.
Daniel Ferreira M. Alves

Segundo a avaliação da StackOverflow deste ano, Kotlin é a segunda linguagem de programação mais querida dentre os programadores, perdendo somente para a Rust.

Com inúmeros recursos para facilitar sua vida, esteja você programando orientado a objetos ou em um modelo mais funcional, ainda é possível compilar programas para a JVM, JavaScript e código nativo (assembly).

Nesta palestra, iremos explorar como criar aplicações front-end com Kotlin, consumir bibliotecas existentes publicadas como pacotes do Node e ainda gerar bundles com Webpack.

Também iremos explorar os bindings existentes das bibliotecas Kodando para criar aplicações usando React, Mithril e RxJS.

17:40 às 18:30 Reagindo à nova era: Aplicações Web Reativas com Kotlin e Spring WebFlux
Daniel Ibrahim

As demandas e expectativas para aplicações têm mudado drasticamente nos últimos anos. Com o advento da computação móvel, Internet das Coisas, Computação na Nuvem, etc., novos desafios surgiram. Como construir uma aplicação que atenda à novas demandas, seja tolerante à falhas e que ofereça uma experiência de usuário consistente em um mundo onde a evolução é constante?

Você verá nessa palestra como a programação reativa pode ajudar a resolver esses problemas com a ajuda de tecnologias como Kotlin e Spring WebFlux no desenvolvimento de aplicações web.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e interessados na linguagem


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Aline Ayres
Aline Ayres
Thoughtworks
Bruno Torres
Bruno Torres
Globo.com
Daniel Ibrahim
Daniel Ibrahim
ThoughtWorks
Renan Barros
Renan Barros
Stone Pagamentos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial