TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

"Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Java in the Oracle Cloud
acelopez

In this presentation you will learn about the different Oracle Cloud Services available for your Java developments: Java Cloud Service, Application Container Service and Oracle Container Cloud Service. You will also learn the differences between them so you know when to use one or the other depending on your project's requirements and how to integrate them with the Continuous Integration/Delivery platform offered by Oracle Developer Cloud Service.

11:10 às 12:00 Precisamos falar sobre "var" no Java
Ruan Victor / Guilherme Reis

O Java 10 trouxe uma nova palavra reservada: var (JEP 286). Com isso agora conseguimos construir códigos menos verbosos na hora de trabalhar com variáveis locais. A JEP 323 acabou de chegar, seguindo os lançamentos semestrais do Java e a novidade é que também podemos usar "var" em nossas funções lambdas. Vamos ver como podemos utilizar no nosso dia a dia.

Testando a sua camada de persistencia com o Database Rider
Pestano

A preparação de dados em testes de integração que envolvem o banco de dados é uma tarefa importante porém nem sempre trivial. É preciso que a cada teste o banco esteja em um estado desejado e ainda que um teste não interfira no outro.

Com o DBRider podemos descrever o estado do banco de dados antes da execução dos testes. A biblioteca se usa de annotations e arquivos yaml, json, xml ou csv para a criação de datasets o que deixa o código do teste bem mais limpo.

Nesta apresentação iremos ver a principais features do Database Rider usando como exemplo uma aplicação SpringBoot e rodando os testes com Junit5.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Koltin: Conhecendo features de uma linguagem moderna
Fabrício Rissetto

Kotlin é uma linguagem recente que compila para a JVM e vem ganhando grande popularidade, tendo se tornado a linguagem oficial do Android em 2017, passou Clojure em número de perguntas no StackOverflow e está virando a linguagem oficial backend para muitas empresas. Os mais ousados profetizam que ela é a "sucessora" do Java. Nessa apresentação irei mostrar algumas das principais features da linguagem e justificar porque uma Startup, sem absolutamente nada da JVM em sua stack, decidiu migrar seus serviços backend para esta linguagem.

14:10 às 15:00 Pensando fora da caixa ao programar
Catarina

As vezes sabemos empiricamente como algo deve ser feito e nunca pensamos o real motivo, ou até mesmo não percebemos que mudanças simples na hora de escrever o código possam fazer toda a diferença, e é nesse meio que vamos navegar! Falaremos sobre como algumas decisões na hora de codar podem ajudar em eficiência, refactoring etc, procurando os reais motivos para tal no processador ou na maneira de implementação das bibliotecas que usamos!

Código limpo: um passo de cada vez
Ana Clara Bragança / Thai Braga

Você é daquelas pessoas que pensam que fazer um código limpo é saber arquitetar todo o código e abusar de padrões de projeto? Já parou pra pensar que mudanças pequenas de mindset se bem aplicadas podem ser extremamente eficientes? Utilizando práticas como pareamento, revisão de código e feedbacks, é possível aprender e praticar continuamente visando um dia-a-dia saudável de desenvolvimento. E o resultado? Menos bugs em produção, refatoração constante, melhoria na manutenção de código e paz no coração.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Reactive Programming com Java e Spring
Tomas Kroth

Programação reativa ganha cada vez mais tração no mercado e necessita de uma maneira completamente nova para pensar software.

Nessa palestra teremos uma visão inicial e alguns exemplos de como usar Reactive Programming para solucionar diferentes tipos de problemas.

16:40 às 17:30 Bolovo 2.0: Indo do EJB 2.0 ao Domain Driven Design
Alexandre Rodrigues

Em 2007 Phillip Calçado e Paulo Silveira apresentaram o termo Bolovo no evento JustJava para especificar a arquitetura que utilizava as classes BusinessObject (BO), LayerObject (LO), ValueObject (VO) oriundas do EJB 2.0, muito conhecido como design anêmico e que já não se vazia necessária com o JaveEE5. Onze anos se passaram e muita coisa mudou, contudo ainda encontramos a arquitetura Bolovo em novos projetos. O que estamos fazendo de errado? Como mudar?

Executando Java na nuvem sem se preocupar com o deploy
Daniel Mendes

Aprenda como disponibilizar seu código Java na nuvem sem preocupações com a infraestrutura e mantendo seu código totalmente desacoplado do ambiente de execução usando Spring Framework.

17:40 às 18:30 Jakarta EE Meets NoSQL in the Cloud Age
Otávio Santana

Let?s be honest: the amount of data collected by applications nowadays is growing at a scary pace. Many of them need to handle billions of users generating and consuming data at an incredible speed. Maybe you are wondering how to create an application like this? What is needed? What benefits can you take from this reality to your project? This session shows how Jakarta EE can meet these needs when you?re working with NoSQL databases in the cloud. It's the same approach used by some of the biggest companies in the world to store, analyze, and get results from really crazy amounts of data. No matter your project size, you can take it to the next level today.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes e entusiastas da Linguagem e Plataforma Java


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alexis Lopez
acelopez
Independent
Ana Clara Di Bragança
Ana Clara Bragança
Thoughtworks Porto Alegre
Catarina Nogueira
Catarina
Sicredi
Daniel Tonezer Mendes
Daniel Mendes
Paragon IT
Guilherme Reis
Guilherme Reis
Thoughtworks
Otávio Santana
Otávio Santana
SouJava/Tomitribe
Rafael Pestano
Pestano
PROCERGS
Ruan Victor Da Paixão Silva
Ruan Victor
ThoughtWorks
Thaiane Braga
Thai Braga
ThoughtWorks

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial