TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Compartilhando experiência de desenvolvimentos centrado no usuário através de Design Thinking e métodos adjacentes

"Com o advento de desenvolvimento centrado no usuário e o fato de que cada vez mais empresas estão vendo a importância de desenvolver as soluções corretas para seus usuários, métodos como o Design Thinking tem se tornado populares nos mais diferentes segmentos de mercado. Nessa trilha iremos abordar as mais diversas forma de aplicar o desenvolvimento centrado no usuário, diferentes casos de uso e possibilidades de aplicação, assim como desafios e soluções inovadoras."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Teorias de Design Centrado no Ser Humano
Juju Timponi

Você vai entender qual a principal semelhança e diferença entre os métodos mais usados de design centrado no ser humano, ou seja, design thinking e as organizações que promovem cada um deles. E o mais importante: como não confundir tudo ;)

Encontrando oportunidades na jornada do usuário
Daiane Cardoso

Jornadas são ferramentas de design que evidenciam as interações ao longo do relacionamento do cliente com uma empresa. Também descrevem os processos invisíveis ao consumidor e essenciais ao negócio.
Geralmente se pensa apenas a jornada de um usuário durante o uso de um serviço, mas se esquece que há motivações antes e depois dele de fato usar esse serviço/produto. Há muitas oportunidades não pensadas nessas jornadas que podem tornar uma experiência muito mais relevante e impactante.

11:10 às 12:00 Visual Thinking ? Desenvolvendo suas Habilidades em Facilitação Visual
Leonardo Monteiro de Miranda

Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, o tempo é um bem valioso. Como usá-lo a seu favor para planejar ações, comunicar idéias, gerar interesse no time e cativar os stakeholders? A resposta esta no Visual Thinking.

Assim como há uma gramática por trás da palavra, existe uma gramática por trás da exibição visual de informações. Uma vez compreendida, permite criar representações visuais claras e concisas do pensamento.

Nesta palestra vou apresentar os elementos básicos da representação visual, aplicados à gestão de produtos e projetos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Juntando a Arquitetura de Software com Design Thinking
GIRALDO

Para produtos de software inovadores, Design Thinking é uma técnica valiosa para construir algo que encante seus usuários e surpreenda a indústria. A participação dos engenheiros de software nas sessões de DT pode ser expandida para que eles obtenham conhecimento a partir desta técnica. Este conhecimento adquirido é a partida para a elaboração de uma arquitetura emergente, um problema da comunidade ágil: quando começar a arquitetura? como começar? qual o andamento para que a arquitetura evolua com a evolução do seu produto? Exploraremos como a arquitetura do seu software pode ser iniciada junto com a concepção do seu produto e beneficiar-se do Design Thinking e e seus artefatos.

Porque todos somos responsáveis pela experiência do usuário?
Schmitt

A percepção de que o designer não é o único responsável pela experiência de uso de produtos digitais está cada vez mais clara. Como a experiência do usuário é impactada pelo produto como um todo, fica cada vez mais evidente que a tríade negócios, design e tecnologia é, além de operacional, estratégica para que os produtos que colocamos à disposição das pessoas atenda as expectativas sob o ponto de vista da experiência de uso, performance e desenvolvimento e resultados comerciais. Com isso, o objetivo desta talk é fazer a provocação de que, mais do que desenvolver produtos digitais, juntos, projetamos experiências que impactam a vida das pessoas e estabelecem a relação delas com as marcas.

14:10 às 15:00 Design Thinking e Corporate Venture: acelerando a inovação em negócios tradicionais
Igor Drudi

O Corporate Venture é uma maneira ágil e enxuta para que negócios tradicionais internalizem comportamentos de inovação em seu core. Por meio de inovação aberta e com programas específicos para os eu desenvolvimento, utiliza-se primordialmente do design thinking como abordagem de desenvolvimento de novos talentos e de futuros desejáveis para a organização. Irei apresentar algumas experiencias destas práticas aqui no Brasil e algumas dicas para iniciarem esse movimento.

Enterprise Design Thinking ?
Adilson Chicória
  • ??Como fazer para juntar forças e escalar a prática de Design Thinking?
  • Como reunir e engajar diferentes pessoas das diferentes áreas de sua empresa parar compartilharem seus contexto diversos ?

Nesta palestra vou apresentar como a IBM está escalando prática de Design Thinking através Enterprise Design Thinking. Partindo do IBM Design Thinking que nasceu em produtos e hoje é aplicado e levado as mais diversas áreas de consultoria a suporte e um programa de Chapters e com reconhecimento e certificação com 5 níveis validado no mercado e instituições de ensino.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Design Thinking, Inclusive Design e o nosso poder de promover a inclusão
Victória Kern

Essa conversa é para profissionais, alunos, pessoas que têm uma vontade pulsante de, na área que atuam ou vão atuar, contribuir para tornar o mundo mais inclusivo e humano. Eu, como vocês, sou movida por isso e encontrei metodologias que podem nos ajudar. A ideia é entender o potencial que Design Thinking e Inclusive Design podem ter no desenvolvimento de produtos/serviços/sistemas mais inclusivos e de maior impacto social e como isso pode favorecer o crescimento de negócios, especialmente tecnologias digitais. Apresentarei as abordagens de inclusão usadas pela Microsoft e, também, exemplos práticos da minha experiência criando projetos de impacto para a Smile Flame e outras iniciativas.

Empatia em tudo!
Daniel "DM" Martins

Segundo a sociologia, empatia a forma de cognição do eu social mediante três aptidões: para se ver do ponto de vista de outrem, para ver os outros do ponto de vista de outrem ou para ver os outros do ponto de vista deles mesmos. Em metodologias de Design Thinking, normalmente a primeira etapa intitulada como empatia, pois o grande objetivo é o entendimento do contexto do usuário. Nessa palestra será exposto a importância de se encarar essa habilidade não como uma etapa finita, mas como um critério norteador nas relações e na resolução de problemas.

16:40 às 17:30 Utilizando personas para mudar a cultura de uma empresa de TI
Everton Hostyn / Bruno Cambraia

Nesta palestra, apresentaremos um case completo relacionado à construção e utilização de personas. Incluindo a identificação de proto-personas, a validação através de pesquisas, o mapeamento de jornadas, bem como suas utilizações no dia-a-dia em diversas áreas da empresa e sua influência para a mudança da cultura corporativa, através do envolvimento de mais pessoas durante as diversas etapas do processo.

Painel : Carreira de Design Thinker
Painel com todos os palestrantes do dia falando sobre as possibilidades se abrem ao praticar Design Thinking e também os anseios e barreiras que enfrenta-se em um mundo em que as descrição de papéis são tão reais quanto nossas crenças limitantes.
17:40 às 18:30 Design Thinking Canvas: ferramenta para aplicação de métodos de design em busca de inovação.
Clarissa Sóter

Nesse encontro, apresentaremos os conjuntos de ferramentas do Projeto Design Thinking Canvas, composta por um conjunto de canvas e cards baseados nas metas da ONU para sustentabilidade. Especialmente desenvolvida para liderar o caminho de pesquisa, ideação e construção de soluções inovadoras, nossa ferramenta possui linguagem acessível, é gamificada e ágil. Mesmo sendo baseada em métodos de design, recomendamos nossa ferramenta para qualquer empreendedor e gestor que queira fazer a diferença ambiental e social na sua comunidade, em suas empresas e no mundo.

Três palavras para guiar seus aprendizados no dia a dia: Certezas / Suposições / Dúvidas
Daniel Wildt

Se o mundo está cheio de certezas, o que acontece quando algo muda, e podemos estar errados? Quem está certo, está certo mesmo? Será que não estamos supondo o que está acontecendo? Temos dúvida sobre algo, que precisamos aprender mais a respeito? Neste papo quero falar sobre uma matriz simples, que você pode usar para facilitar reuniões, para conduzir uma resposta de email e ajudar equipes a entender suas próprias limitações.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, designers, gerentes de projetos, estudantes, POs, público em geral: o dt é para todos :D


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Clarissa Sóter
Clarissa Sóter
Design Thinking Canvas Project
Daniel Wildt
Daniel Wildt
Zenvia | Wildtech
Diego Schmitt
Schmitt
CWI Software
Igor Drudi
Igor Drudi
Igor Drudi
Júlia Timponi
Juju Timponi
Lojas Renner
SERGIO GIRALDO
GIRALDO
PagSeguro

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial