TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Games e Realidade Aumentada O futuro dos jogos no Brasil!

Venha participar da trilha de Games para construirmos experiências e ficar por dentro dos avanços tecnológicos e oportunidades de negócio que a indústria brasileira de jogos oferece!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Realidade virtual, aumentada e mista - Tudo o que você precisa saber sobre
Paulo Salvatore

Uma visão geral sobre esse universo de realidade virtual, aumentada e mista, conhecendo os principais dispositivos do mercado e as principais promessas para o futuro, apresentando os gadgets que aumentam essa camada de integração e integrando com experiência de usuário, a importância da otimização e dicas de como melhorar o seu produto e finalizando com o VR/AR/MR como tendência tecnológica para o futuro, apresentando projeções financeiras e interesse de mercado. Uma palestra pra refletir sobre o cenário e sair com dezenas de anotações de referências de pesquisa!

11:10 às 12:00 Da tela à mesa: Uma abordagem de transposição analógica motivadora e engajadora
Daniel "DM" Martins

Nessa palestra, um relato de experiência, será apresentada uma metodologia de aprendizagem baseada na utilização de board games para introduzir conceitos, ferramentas e um framework prático de game design para estudantes de cursos técnicos de desenvolvimento de jogos digitais.

VR e AR e a Revolução Tecnológica na Educação
Vanessa Camargo

Será que como tecnologia emergente e disruptiva, a Realidade Virtual e suas demais vertentes são capazes de promover uma revolução na maneira de ensinar e aprender? O objetivo aqui é apresentar e promover uma reflexão acerca de como e porque a tecnologia no ambiente educacional é extremamente importante e apta a democratizar a educação em todos os níveis, desde a educação básica até a corporativa, por meio de exemplos e cases, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras para a área.

12:10 às 13:00 Realidade Aumentada, com Unity e Vuforia. 7 aplicativos em 6 meses. Lições que foram aprendidas
Vinicius pereira

A responsabilidade de liderar a parte técnica de uma empresa, que tem como objetivos produtos rápidos de Realidade aumentada, me colocou em uma posição de muito aprendizado. Irei compartilhar opiniões dos usuários sobre os produtos, onde acertamos e onde erramos. E algumas dicas técnicas que desenvolvemos ao longo do tempo para agilizar o fluxo de trabalho

Criação de Sons a partir de Modelagem Física para Ambientes Virtuais
Varlen

O som é parte essencial da experiência imersiva de um game. Uma maneira de obter som para um game é através da gravação e manipulação de sons. Nesta palestra mostrarei como é possível recriar, sem utilizar gravações, o comportamento sonoro de objetos reais através de suas propriedades físicas e como isso pode simplificar e flexibilizar a criação de efeitos sonoros para games e ambientes virtuais em geral.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Realidade Aumentada na Web
Anderson Burnes

Você conhece o termo realidade aumentada, que vem ganhando mercado nos últimos anos, como no fenômeno do Pokemon Go? Saiba como funcionam jogos e aplicativos que podem utilizar a Realidade Aumentada e o JSARToolKit, ferramenta Javascript, capaz de criar Aplicações e Jogos para Web, utilizando WebGL e HTML5. Veja exemplos de aplicações e como iniciar nesse mundo maravilhoso da Realidade Aumentada para Web.

15:10 às 16:00 Áudio em Games: do mobile ao console
Giovane Webster

Transformando o áudio de um game mobile para o áudio de um game console / PC. Os desafios de migrar todo o conteúdo sonoro do game Horizon Chase mobile para a versão lançada no PS4 / PC, Horizon Chase Turbo.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Hello Unity: Como desenvolvi uma aplicação VR com Unity 3D
lucas Cardoso / Ramon Lummertz

A realidade virtual tem inúmeras utilidades no dia-a-dia. Nesta apresentação iremos demonstrar como foi desenvolvido e quais ferramentas foram utilizadas, de um "case" voltado para evitar traumas de crianças ao irem no dentista.

Jogos Além do Entretenimento: Uma experiência no ensino de Saúde do Idoso
Julio Matos / Aline Reser

Você já pensou como jogos podem fazer muito mais que apenas divertir? E para isso não precisam ser jogos "sérios", mas sim interessantes e divertidos? Pois se não pensou, vamos propor este desafio demonstrando como utilizamos elementos de jogos para desenvolver empatia e também o currículo em disciplinas de Saúde do Idoso em vários cursos na área de Saúde da UFRGS.

17:40 às 18:30 Plataforma Spark AR - Realidade Aumentada para todos
Miro

Saiba como estamos transformando a câmera do Facebook na Plataforma de AR mais eslável do mundo e como isso está facilitando para que todos capturem e expressem sua criatividade. Também vamos explorar como as melhores experiências imersivas e interativas de grandes marcas com AR foram criadas e usadas no Facebook: Game of Thrones, Stranger Things, Assassins Creed entre outros.

Capacidades do AR Studio e demonstrando como usar: * Reconhecimento facial; * Reconhecimento do corpo; * Reconhecimento de imagens; * Reconhecimento de movimentos da mão; * Segmentation; * Patch Editor;

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, investidores, empresários e entusiastas do mundo dos jogos digitais.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Aline Reser
Aline Reser
Funcionaria Pública
Anderson Fernandes - Burnes
Anderson Burnes
Uniti Tecnologia de Informação / Vida de Programador
Argemiro Lima
Miro
Facebook
Giovane Cozer Webster
Giovane Webster
Aquiris Game Studio
Julio  Matos
Julio Matos
Gradium Software & Comunicação
Vanessa Camargo
Vanessa Camargo
Universidade de Rio Verde
Varlen Pavani Neto
Varlen
Chemtech
Vinicius pereira faria
Vinicius pereira
DualityGames

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial