TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Do monólito ao infinito

Você possui um legado? Tem problemas com qualidade do seu software? A manutenção dos seus projetos está cada vez mais difícil?

Não se sinta sozinho neste universo, aqui vamos debater sobre técnicas de Arquitetura de Software para ajudar a mitigar/resolver os seus problemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Reengenharia de aplicações asp.net legadas para arquitetura de serviços: Metodologias, Processos e técnicas
Yan Justino

Muitas vezes, Sistemas Legados (SL) são vitais para os objetivos estratégicos das organizações e não podem ser simplesmente fechados e descartados. Nesse contexto, as organizações devem, portanto, decidir se podem investir na tentativa de reverter o processo de decaimento do software, ansiando por restaurar a capacidade de desenvolvimento do software, ou podem optar por reestruturar os recursos do sistema legado em um novo sistema de software, geralmente em tecnologias mais atualizadas. Nesta palestra, concentramos no último processo, relatando um caso real de Reengenharia de SL para arquitetura de (micro)serviços, o que proporcionou resultados significativos em relação a metas de qualidade.

11:10 às 12:00 Strangling the monolith: a pattern for migrating to microservices using Pivotal Cloud Foundry
Leandro Fernandez

We've all heard about the latest trend in architecture for creating microservices. But what if you already have a big, monolithic app you need to support? Starting something new from scratch based on microservices can be a hard idea to sell to the stakeholders. In this presentation, we'll cover the Strangler Pattern, for gradually extracting microservices out of monoliths, while reducing risk and time to production. We'll provide a demo of this pattern using .net core microservices deployed in Pivotal Cloud Foundry Paas platform.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Trabalhando com modelagem de domínios rícos
Fernando Seguim

Nesta talk compreenderemos os benefícios de se aplicar a modelagem de domínio para desenvolvimento de sistemas complexos. Ampliaremos nossas habilidades como desenvolvedor, olhando além do código em busca de falar um idioma compreendido tanto time de desenvolvimento quanto pelos analistas de negócios.

14:10 às 15:00 Criando uma mensageria com .NET Core e Redis
Luís Eduardo Lanfredi

Grande tráfego de informações, muitas vezes inesperado, é comum nos dias de hoje. Desenvolver programas que suportam esse tipo de cenário tem se tornado crucial para produtos de qualidade. Nessa apresentação, iremos utilizar um caso real onde a criação de um Redis pub/sub, em conjunto com web job da Azure + serviços .NET Core nos ajudaram a resolver problemas de troca de informações entre aplicações.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Akka.NET: Quem disse que paralelismo precisa ser difícil?
Paulo Fernandes

Neste Talk nós vamos ver como, utilizando Actor Model com Akka.NET, é possível tornar a programação assíncrona e paralela não só mais fácil, como também mais divertida. Vamos passar brevemente sobre suas vantagens, uma demo (Talk is cheap, show me the code) demonstrando como utiliza-la e depois vou contar como a utilizamos para resolver problemas que tínhamos na produção do nosso sistema de conciliação de pagamentos de transações de cartão de crédito.

Web API ASP .NET Core e hospedando em containers Docker em Linux
Fernando Mendes

Pensando em desenvolvimento de serviços, que cada vez mais cresce a todo instante, precisamos também pensar de como vamos organizar nossa infraestrutura, tendo uma infraestrutura elástica com a criação de containers em docker em servidores Linux.

Nessa palestra, vamos entender a arquitetura, conceito, e criação de uma WebApi em AspNet Core, respeitando seus códigos para cada verbo HTTP, e a orquestração dessa WebApi em containers docker em Linux.

16:40 às 17:30 Escalando aplicações legadas em tempos de microserviços
Thiago Borba

Enquanto microserviços brilham, aplicações legadas continuam sendo parte do nosso dia a dia. Diariamente enfrentamos frameworks antigos, arquiteturas estagnadas e principalmente, aplicações remendadas ao longo dos anos. Reescrever é caro, e normalmente a opção escolhida, é manter a sustentação. Conheça a trajetória de uma aplicação ASPNET MVC 3 problemática com nhibernate, session in-proc e processamento paralelo com windows service, que foi escalada reaproveitando recursos do servidor, load balance e refatorações assertivas. Conheças as técnicas utilizadas para aumentar em 5x o número de usuários concorrentes com o mesmo hardware, implementar blue/green deployment e release canary.

17:40 às 18:30 CQRS com Mediatr e ASP.NET Core
Angelo Belchior

CQRS é um padrão de arquitetura muito utilizado em aplicações que necessitam ter alto desempenho e escalabilidade. Nessa palestra eu mostro os benefícios de se construir uma aplicação utilizando esse padrão, com a ajuda do MediatR, um framework robusto para gerenciamento de handlers e commands.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores .NET que buscam melhorar suas técnicas e de seu time para alcançar a construção de um software com mais qualidade, que atenda os requisitos funcionais e não funcionais que seu cliente deseja.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fernando Mendes
Fernando Mendes
Grupo Viceri
Leandro Fernandez
Leandro Fernandez
Dell Technologies
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI Software

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial