TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Em cenários cada vez mais complexos, a análise de negócios pode ser a luz para gerar o máximo valor com o mínimo investimento.

A análise de negócios é uma área-chave para empresas de todos os portes que têm o desafio de conceber e implementar soluções baseadas em software, com foco na geração de valor, para o negócio e para os indivíduos.

Por isso, exige dos profissionais analistas uma visão cada vez mais sistêmica e atualizada . E para isso, nada melhor do que essa trilha, que a cada ano busca apresentar palestras e cases sobre temas emergentes e complexos do universo da análise negócios.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 BPM para desenvolvimento de solução tecnológica
Ana Carolina Dornelles

Apresentação de conceitos e práticas para uso de BPM para desenvolvimento software. Resumo de conceitos do CBOK. Métodos ágeis e BPM. Importância da Experiência de Usuário - UX.

A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologia - Caso Real de Uma Grande Empresa de TI
Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher

Como se sabe no nosso mundo tecnológico, as mudanças são frequentes e desafiam nossos profissionais a cada dia. Não muito diferente disso, ocorre com a Análise de Negócio, onde se tem que adaptar a forma como se faz levantamento e gerenciamento de requisitos, para se adequar à metodologia de desenvolvimento de software utilizada. Na Dell enfrentamos esse desafio quando adotamos o Agile, vindos de um modelo forte de Waterfall, e mais recentemente, quando iniciamos nosso caminho no mundo Pivotal, resultando numa forte adaptação da role de Analista de Negócio ou mesmo a transformação desta role, em Product Owner em alguns casos.

11:10 às 12:00 MVP (Minimum Viable Person) - como integrar uma Analista de Negócios em projeto rapidamente
Caetano / Laura Lemos

Muitas vezes temos dificuldades em definir quais capabilities uma AN precisa ter, mas entendemos sua importância num time. Pessoas ANs normalmente são as únicas desempenhando este papel no projeto e, por isso, é importante que elas estejam prontas para contribuirem e evoluirem desde o momento que são alocadas. Nesta talk vamos apresentar uma proposta de On Boarding Expresso de BAs para que elas consigam entregar valor desde o início e também tenham as ferramentas necessárias para seu crescimento.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Modelando negócios e desenvolvendo clientes através do Design
Kamila Oliveira

Muito tem se falado atualmente sobre como o design tem impactado o mundo dos negócios, com novas soluções de produtos e serviços. Porém, pouco exploramos justamente como o design pode repensar a maneira com a qual a espinha dorsal de qualquer empresa se fundamenta: o seu modelo de negócio. Mas como experimentar, testar, falhar e/ou corrigir um erro, em uma estrutura tão importante e complexa, tão avessa ao risco que é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus clientes? Essa palestra visa apresentar um case real de como foi possível estruturar um novo modelo mental e definir uma nova estrutura de negócios em um cenário de alta complexidade.

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta
Marcelo Neves

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta

14:10 às 15:00 Minha (incrível) experiência na Amazon Go com os olhos de um BA
Joao Azevedo

A maior empresa de e-commerce dos EUA, a Amazon foi a segunda organização no mundo a alcançar o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. As estratégias de sucesso (e insucesso) são inúmeras e para uma delas, eu fui especialmente em Seattle realizar uma visita: A loja da física da Amazon, a Amazon Go. Mescla de total autonomia do cliente (sem check-out), protótipos e simplicidade. Uma real experiência do cliente como eixo de toda a construção da solução. Mas os planos da Amazon com a loja são muito maiores do que os olhos e os sentidos podem perceber. É sobre isso que quero conversar com você: - Como funciona (diagrama de contexto) - Usabilidade da loja - Lições aprendidas - Perspectivas

Business Thinking: um conjunto de ferramentas para pensar negócios inovadores.
Clarissa Sóter

Nesse encontro, apresentaremos nossa ferramenta Business Thinking, composta por um conjunto de canvas e cards especialmente desenvolvido para liderar o caminho de pesquisa, ideação e construção de negócios inovadores. Uma ferramenta de linguagem acessível, gamificada, ágil, estruturada por métodos do pensamento de design e que pode ser aplicada por empreendedores de diversas áreas, tanto para produtos quanto para serviços.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Toolkit Web para Analistas de Negócios: 3 Ferramentas que Vão Salvar o Seu Dia!
Derek Willi

Malabarismo com documentos do office é a rotina de muita gente que trabalha especificando requisitos. Nesta palestra vou mostrar três ferramentas web que facilitarão sua rotina: o bpmn.io para documentação de processos de forma rápida - é leve MESMO; o moqups para criação de abstrações de interfaces de software; e o Azure DevOps para documentação, priorização e gestão de backlog. Com estas três ferramentas é possível criar user stories completas com abstrações gráficas, que auxiliarão tanto os usuários quanto o time de desenvolvimento.

16:40 às 17:30 Like a Designer: como o pensamento do Design contribui para a definição de estratégias e requisitos de projetos.
Manu Nascimento

A complexidade do cenário contemporâneo exige mais do que objetividade. Obter resultados competitivos depende hoje da combinação de análises quantitativas e qualitativas, que considerem as subjetividades do negócio, especialmente dos usuários e clientes envolvidos. Entenda como o processo de Design pode se tornar eficiente para a definição de estratégias e requisitos de projeto.

Desafios na implantação de Design Thinking e Agile Scrum em Times de Apoio
Nôga Simões / Ruan Torres

Apresentaremos alguns conceitos de Design Thinking e Agile Scrum (personas, jornada do usuário, touchpoints, jobs to be done, épicos, user stories e as etapas do Agile Scrum - do backlog product até a done increment). A partir disso, mostraremos a story telling dos principais pain points, bem como fatores de sucesso na implantação desses métodos em times de apoio como: Qualidade, Sistemas Internos e Marketing Externo, de uma empresa global de TI com atuação há 26 anos nos mercados nacional e internacional.

17:40 às 18:30 Estamos prontos para a Transformação Digital? Qual o papel do BA/PO em projetos de transformação digital?
MELISSA

A transformação digital é o contexto para um reposicionamento das empresas como negócios digitais, neste meios de transformações constantes, qual o papel do BA no mercado de trabalho? Precismos repensar skills? Reposicionar conhecimentos? Estamos aptos a auxiliar o negócio nesta transformação?

As facilidade de uso de ferramentas de SSBI - Demonstração da análise de uma DRE no Power BI
Rafael Mendonça

Com as ferramentas de self service BI, o conhecimento e análise de dados ficou muito mais fácil e acessível ao grande público de usuários.

Hoje praticamente qualquer pessoa com pouco conhecimento tem capacidade de desenvolver boas análises sobre o seu negócio utilizando ferramentas como o Power BI.

Nessa palestra eu demonstro de forma rápida como é possível criar visualizações mais interessantes dos seus dados e obter os melhores insights.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Caetano Oliveira
Caetano
Thoughtworks
Clarissa Sóter
Clarissa Sóter
Design Thinking Canvas Project
Derek Willi P. P. de Souza Ramos
Derek Willi
AVIVATEC Soluções em TI
Joao Azevedo
Joao Azevedo
Schwengber IT
Laura Lemos
Laura Lemos
ThoughtWorks
Manoela Nascimento
Manu Nascimento
CWI Software
MELISSA TREVISAN
MELISSA
Deliver IT
Nôga Simões
Nôga Simões
CINQ Technologies
Rafael Mendonça
Rafael Mendonça
RL Inteligência de Negócios
Ruan Carlos Torres
Ruan Torres
CINQ Technologies

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial