TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura de Dados Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS e NoSQL

"Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados. Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata! PS: o nome da trilha está abreviado devido a limitação do campo, o nome é: Arquitetura de Dados"

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Machine Learning em Escala na OLX: Como Analisar 4 Milhões de Imagens por Dia
Fred Israel / Felipe Ribeiro

Só existe um jeito de olhar pornografia no trabalho e não ser demitido. Nós analisamos e classificamos dezenas de milhares imagens, muitas que você não mostraria pra sua mãe, para criar um modelo de categorização automática. Depois disso colocamos este modelo no ar, tratando automaticamente milhões de imagens por dia, ajudando os usuários a categorizarem seus anúncios e bloqueando imagens proibidas.

Nessa apresentação vamos focar nas decisões de arquitetura, do treinamento ao deploy em produção e finalmente a manutenção de um SLA. Mostraremos os problemas de desempenho e as otimizações que fizemos para ter um serviço redondo 24/7 protegendo nossos usuários do lado estranho da internet.

11:10 às 12:00 Self-Service BI sem Governança de dados é puramente utópico!
Claudio Bonel da Silva

Neste talk, o objetivo é levar o público por uma caminhada através das melhores práticas de Business Intelligence, Governança de Dados e Gestão de Dados Mestres, com foco em soluções de Self-Service Business Intelligence, de modo que seja possível entendermos que para que seja possível gerar os resultados esperados, há a necessidade de se ter um base sustentável, assim como um prédio precisa de fundação.

É um talk bem leve, interessante, onde teremos exemplos práticos de experiências anteriores e ao final faremos uma demo, para ilustrar de forma simples, todas as boas práticas apresentadas.

12:10 às 13:00 Escalabilidade global com EventSourcing e Azure Cosmos DB
Tiago Rosendo

Neste talk iremos ver como modelar nossos dados como eventos, veremos como isso pode nos ajudar a escalar globalmente nossas aplicacaoes, utilizando do bom e velho Azure Cosmos DB com o seu novo mecanimo Master - Master para garantir N regioes escrevendo na base de dados ao mesmo tempo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Arquitetura de dados em nuvem como plataforma de apoio a Transformação Digital. O case da Arezzo&Co
Joao Gutheil

Muitos conceitos passam pela definição e objetivos da Tranformação Digital. Estratégia, otimização de processos, jornada do consumidor, eficiencia operacional. Suportando todas estas frentes, em praticamente todas organizações, há algo comum que é condição determinante para o sucesso da jornada: Uma arquitetura de dados robusta e escalável, de fácil manutenção e consumo. A proposta da palestra é discorrer sobre o case de arquitetura de dados da Arezzo&Co, explorando seus pontos fortes e lições aprendidas desde a concepção até sua implementação como plataforma de dados para suporte a tomada de decisão

15:10 às 16:00 Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance
Sinval Neto / César Lawall

Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de Elasticsearch. A OLX possui dezenas de clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do Elasticsearch.

Durante a palestra dissecaremos os conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso.

Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Relacional ou NoSQL, qual devo usar?
Reginaldo Silva

Nesta sessão iremos explorar as arquiteturas de cada modelo, entender o surgimento e o propósito de cada modelo, ao final desta sessão conseguiremos responder a seguinte pergunta, Relacional ou NoSQL, qual devo usar?

17:40 às 18:30 Oracle e SQL Server na prática: mitos, semelhanças e diferenças
Leonardo Pedroso Costa

Em um mundo de T.I. cada vez mais heterogêneo, é normal o DBA encontrar em seu ambiente um banco que detém grande parte do volume do ambiente, outro com uma parte menor e alguns sistemas isolados em bancos menores. Você como um bom DBA precisa garantir que todos os seus dados estejam seguros e acessados de maneira rápida. Nessa seção você aprenderá sobre os mitos que giram em torno dos SGBDs SQL Server e Oracle, quais as semelhanças entre um e outro tais como Archivelog, Redo Log, Recovery Model, Transaction Log, TempDB e Tablespace Temporária além de suas principais diferenças do tipo índices por função, Buffer Pool Extension, Flahsback e Duplicate database.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Desenvolvedores, DBAs


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeiro
OLX Brasil
Fred Israel
Fred Israel
OLX Brasil
Joao Gutheil
Joao Gutheil
Arezzo&Co
Tiago Rosendo
Tiago Rosendo
Braspag/Cielo

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial