TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Venha se divertir e atualizar o seu conhecimento de JavaScript!

JavaScript é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, que possibilita o uso de orientação a objeto e uso de conceitos de linguagens funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão.

A linguagem mais utilizada no GitHub, com aproximadamente o dobro de Pull Requests da segunda colocada.

Já madura, estando presente no cenário comercial junto com as principais linguagens, não para de ser atualizada para ser cada vez mais divertida.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Monitore e metrifique suas aplicações Node.js com Influx e Grafana
Inocente / Jonatas Freitas

Aprenda a usar essa stack poderosa para monitorar e metrificar suas aplicações Node.js. Ambos open sources e gratuítos.

Em menos de 25 minutos tenha gráficos que irão mostrar o tempo de resposta de seus endpoints, quantidade de registros, erros 5XX/4XX e muito mais!

Além disso descubra como receber avisos quando algo não estiver indo bem.

Link do repositório com uma aplicação de exemplo incluso!

P5.js - um jeito JavaScript de fazer um jogo
Eloisa Potrich

O P5.js é uma biblioteca JavaScript que começa com o objetivo original de Processing, para tornar a codificação acessível para artistas, designers, para o desenvolvimento, principalmente de um jogo. Irei mostrar como iniciar um jogo bem simples, desde o começo até o fim

11:10 às 12:00 Nova Pesquisa de Jurisprudência: Uma solução baseada em Angular, Node.js e Elasticsearch
Flávio Knob / Luis Henrique Gonçalves de Oliveira

Neste ano de 2018 construímos no TCE/RS um a nova solução de buscas corporativas, baseada em Elasticsearc, Node.js e Angular. A solução veio para substituir o Google Search Appliance, solução descontinuada pelo Google. O movimento de sair do GSA para soluções free software já foi seguido por vários órgãos. Um diferencial da nossa solução é que a criamos de forma configurável, de forma a poder servir para diversos casos de uso de busca corporativa da instituição, mas também abrindo a possibilidade para oferecê-la a outros órgãos públicos.

Criando chatbots com o Microsoft Bot Framework em Javascript
Cainã Murtinho

O uso de chatbots é visto por muitos como uma nova tendencia na comunicação e vem se popularizando cada vez. A idéia desta palestra é mostrar como é o processo de criação de chatbots inteligentes com o Microsoft Bot Framework, L.U.I.S (Language Understanding Intelligent Service) e a Microsoft Azure, utilizando o Node.js como backend.

12:10 às 13:00 Typescript + Jest = Manutenção no Javascript
Raryshow

Quantas vezes você já teve que dar um console log em uma requisição que está vindo de uma api externa só para saber quais campos poderiam vir lá? Então, utilizando Typescript e mais umas boas práticas você vai conseguir resolver esse problema e muito mais! Resolver até o mito de que é impossível testar JavaScript ou de quê não vale a pena.

Vou te explicar um pouco de como implementamos o Typescript na Warren e quais problemas resolvemos, estamos tendo e teremos. E também como vamos resolve-los.

Leve seu código JS para outro nível com técnicas de programação funcional
Bruno

Uma das melhores (ou piores :D) características do Javascript é o fato dele ser uma linguagem multi-paradigma permitindo que usemos o melhor de todos os mundos. O conceito de programação funcional é bem antigo mas tem se tornado cada vez mais popular com linguagens modernas como Elixir ou Clojure. Veremos nesta palestra como aplicar esses conceitos de linguagem funcional (como funções puras, composição e em especial imutabilidade usando o Immutable.js) em nossos códigos javascript para melhorá-los e levá-los para outro nível.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Javascript: Deus me livre mas quem me dera
Camilla Martins / Thayse Onofrio

Javascript nos permite fazer basicamente qualquer coisa, da forma que quisermos. Isso também permite que o código se torne uma bagunça difícil de ler, manter e testar. Tem gente que não gosta de Javascript, mas será que é porque não gosta mesmo ou não sabe programar na linguagem? Nessa talk, trazemos algumas dicas e ferramentas para desenvolver código limpo em Javascript e evitar surpresas em produção. Além de, claro, manter quem gosta de JS apaixonado e trazer ainda mais amantes dessa linguagem tão maravilhosa <3

Web Components com Vanilla.js
Alefe Souza

Você sabia que no front-end moderno você pode criar elementos customizados sem utilizar frameworks? Nessa talk teremos uma introdução a API de Custom Elements e saberemos mais sobre o futuro dessa tecnologia.

15:10 às 16:00 Desmistificando herança e protótipos no Javascript
Lucas Santos

Todo programador Javascript já se deparou com algo chamado prototype, muitas vezes já até precisou usá-lo sem saber! Esta palestra é para desmistificar tudo que existe sobre o uso de herança e prototypes no Javascript de uma forma simples e prática.

React.js + Atomic Design = (Simplicidade & Consistência)
Jonathan Latties

Como o conceito de Atomic Design pode ajudar a simplificar e manter a consistência no hora de desenvolver uma aplicação com React.js.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Advanced React Patterns
Jean Bauer

Fazer páginas simples na web usando React.js parece ser uma tarefa simples (spoiler: e é). Porém, na medida que evoluímos nossas aplicações, experienciamos a necessidade do uso de componentes externos, como Menus, Sliders, Routers e outros. Como manter uma aplicação com um código limpo e com uma boa developer experience em uma codebase como essa?

Falarei sobre High Order Components, Compound Components (com e sem Context API), Render Props, Prop Getters, Controller Props e também a mais nova Context API. Para cada padrão citado, tentarei explicar como ele poderá te ajudar dependendo do seu caso de uso.

Edição de Texto Rico: usando estruturas de dados imutáveis para representar documentos
Vierno

Com o novo modelo de distribuição de conteúdo multi-canal em que o estamos inseridos atualmente, foi preciso reinventar os editores de texto que usamos na web. Irei mostrar como fazer editores de texto no browser que utilizam estruturas de dados imutáveis como estado, o projeto Draft.js do facebook e os desafios de construir um editor de texto JavaScript open-source.

17:40 às 18:30 Async patterns javascript
Leonardo Elias

Utilizando técnicas de programação funcional como Async IIFEs, Web Worker clusters e SharedArrayBuffers, você pode elegantemente arquitetar aplicativos web e back-ends multicore altamente concorrentes ... sem espaguete.

Async patterns javascript
Leonardo Elias

Utilizando técnicas de programação funcional como Async IIFEs, Web Worker clusters e SharedArrayBuffers, você pode elegantemente arquitetar aplicativos web e back-ends multicore altamente concorrentes ... sem espaguete.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos, Fullstack, Entusiastas, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters
Bruno Vercelino da Hora
Bruno
Pipefy
Cainã da Rosa Murtinho
Cainã Murtinho
Isobar IWS Brazil
Camilla Martins
Camilla Martins
ThoughtWorks
Guilherme Vierno
Vierno
globo.com
Jean Bauer
Jean Bauer
ThoughtWorks
Jonathan Latties
Jonathan Latties
Superplayer & Co
Leonardo Elias
Leonardo Elias
Mandic + Rivendel
Lucas Inocente
Inocente
ilegra
Raryson Pereira Rost
Raryshow
Umbler
Thayse Onofrio
Thayse Onofrio
ThoughtWorks

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial