TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers Tudo pode ser colocado em containers, menos a sua criatividade

Containers! É uma revolução em andamento que está modificando de como desenvolver, entregar e manter sistemas.

Aqui vamos trocar experiências sobre diversos tipos de containers (além do Docker, é claro) e você vai estar atualizado com o buzzword mais quente do mundo da tecnologia.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Benefícios de microserviços em sistemas de Automação Industrial, com Docker e Kafka - um case no Parque Tecnológico de Itaipu
Frederick Moschkowich / Roberto Klein

Em um cenário onde temos sistemas críticos coletando e produzindo milhares e até milhões de informações simultaneamente, precisamos de aplicações que sejam capazes de receber esses dados e tratá-los de forma eficaz, sendo assim, a utilização de sistemas monolíticos podem ocasionar congestionamento na rede e acabam não conseguindo garantir a consistência e garantia de entrega dessas informações. E como resolver este problema? Arquitetura de microserviços e serviço de mensageria distribuída.

11:10 às 12:00 Atacando e auditando containers Docker
Fernando Silva

Desenvolvedores e equipes de operações (DevOps) avançaram para containers e tecnologias modernas. Os invasores estão alcançando essas tecnologias e encontrando falhas de segurança nelas. Nesta apresentação, veremos como podemos testar problemas de segurança e vulnerabilidades em ambientes Dockerised. Também veremos cenários do mundo real em que invasores comprometeram containers para obter acesso a aplicações, dados e outros ativos.

Multi Stage Build - O milagre da subtração de imagens
Cristiano dos Santos Diedrich

Existem diferentes formas de se criar uma imagem Docker, algumas delas bem rápidas, outras nem tanto, mas no final das contas o que mais interessa a todos, é o tamanho final de cada imagem. Mas por que isso é tão importante? Como gerar imagens menores? Onde isso impacta? Bem, essas são algumas das dúvidas que serão respondidas ao longo da apresentação, assim como veremos na prática algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nesse objetivo.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Monitorando seu cluster de Kubernetes com Prometheus!
Alexandre Cisneiros

Kubernetes tem se tornado o padrão de ambiente para aplicações baseadas em containers. Um dos recursos mais legais do Kubernetes são seus mecanismos de tolerância a falhas e recuperação automática. Porém, especialmente em sistemas distribuídos, cada vez mais se torna um desafio monitorar, previnir e atacar problemas que podem (e vão) acontecer em produção!

O Prometheus é um projeto open source que vem se tornando cada vez mais relevante no cenário de monitoramento de sistemas em nuvem. Vamos conhecer suas ferramentas de descoberta de serviços, gerenciamento e roteamento de alertas e como podemos usá-las para monitorar aplicações rodando em Kubernetes (e o próprio cluster também)!

Kubic: a plataforma de Container as a Service que você precisa conhecer
Ana Kniphoff / Vinicius

Conheça nesta palestra o Projeto Kubic, fundado em 2017, que oferece ao mercado uma das melhores soluções open source de Container as Service do mercado. A plataforma entrega uma considerável abstração da complexidade do deployement e da administração de clusters de Kubernetes. Vamos conhecer os seus componentes, sua arquitetura, e os benefícios de sua adoção.

14:10 às 15:00 Rancher: Orquestre seus contêineres de forma simples e prática
Thiago Barradas

Existem diversos tipos de orquestradores, de baixo e alto nível, como Kubernetes, Swarm, Marathon, OpenShift, Rancher, etc. O grande objetivo dessa palestra é mostrar o como é rápido e prática começar com o Rancher e mostrar as principais funcionalidades que ele possui, que podem garantir uma ótima infraestrutura para suas aplicações docker, contando com diversas integrações, load balancer, scheduler, health check, entre outros.

How to get away with K8S - Becoming Production
Amanda Quinto

Durante a preparação de um ambiente de produção, muitos pontos devem ser levados em consideração. Alta disponibilidade, logs, Disaster recovery, monitoração.. A uma gama de vertentes e nesta apresentação iremos preparar o seu Kubernetes, baseando-se no twelve-factor-app manifest e utilizando o Kubernets Engine da Google Cloud.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Da teoria a prática em Service Mesh com Istio e Openshift.
Cléber da Silveira

A apresentação tem como descrever o novo pattern e conceito de micro serviços usando service mesh na plataforma Istio em um cluster de orquestração de contâiners em Openshift com máquinas provisionadas na AWS. A palestra terá a parte conceitual do assunto e por fim será feito demos de processos de routing, canary release, circuit breaker, service graph, trace distribuído, roteamento configurável em informações da request e telemetria. Usando o deployment do bookinfo da demo do Istio e alterando e criando regras, deployments e serviços em tempo de execução e demonstranto seu comportamento.

Containers para pipelines automatizados: risco ou benefício?
Elder

Automatizar os seus processos de desenvolvimento e entrega de software ainda é doloroso? Está cansado de ouvir sobre técnicas maravilhosas que você nunca consegue aplicar? Perdido com tantas tecnologias e opções? Desiludido porque ninguém deixa você colocar a mão no ambiente?

Essa palestra mostrará um roteiro simples porém eficiente para automação do seu pipeline. Não importa se você está trabalhando em projetos complexos ou implantações simples; se você é o herói da empresa ou depende da boa vontade do time de produção.

Junte-se a nós para conversar sobre como utilizar containers rodando em cloud ou mesmo no seu laptop, e mude a história do seu projeto para sempre.

16:40 às 17:30 Let's go Servless with Oracle Fn Project. CI/CD for your functions.
Rolando Carrasco

This presentation will introduce the Oracle Fn Project to the audience. Fn Project is an open source project by Oracle. Is a serverless cloud native platform. During the session I will introduce the platform to the audience. I will: 1. Install it on a fresh new digital ocean box 2. Download and install the fn project binary 3. Create functions with several programming languages: java, python, go, Node.js 4 . Deploy those functions to the platform

After we made that introduction, I will create some CI/CD pipelines using Jenkins. Every function is a docker container, so once we finalize the CI/CD pipelines I will also orchestrate the functions using Kubernetes.The session is very fast pace.

Usando container com auto-escala para execução de automação web
Elias Nogueira

Podemos passar a responsabilidade sobre diversos aspectos de infraestrutura para containers, incluindo containers com browsers web que podem servir para executar testes automatizados. Mesmo com a fácil criação de container específicos para isso temos um problema: como gerenciar estes containers para que a infra-estrutura destes seja elástica? Nesta palestra você vai aprender a como usar um conjunto de containers que auto-escalam dado uma quantidade de testes automatizados enviados e ele e, de quebra, terá um exemplo prático e com resultados reais obtidos na utilização desta abordagem.

17:40 às 18:30 Estamos trabalhando melhor com dependências e ambientes usando containers?
Isaac Souza

Atualmente ao usar containers, principalmente docker, estamos aprendendo a lidar melhor com as dependências de nossos projetos ou apenas estamos transferindo-as para outro lugar? Será que agora não estamos apenas incluindo uma nova dependência maior no nosso projeto, a do container? E como estamos usando o container em nossos ambientes? Venha ver nesta apresentação como podemos tratar melhor as dependências de projetos, diferenciando testes, execução local, e modo produção, bem como conciliar isso ao uso de containers. Será abordado também uma visão de como devemos movimentar nossos containers entre os estágios de development, staging e production.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, testadores, sysadmins, gerentes, etc. Todos que tenham interesse em aprender um pouco mais sobre containers


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Amanda Quinto
Amanda Quinto
Claranet Brasil
Cléber da Silveira
Cléber da Silveira
DBServer Assessoria de Sistemas
Elder Moraes
Elder
Oracle
Frederick Moschkowich
Frederick Moschkowich
Parque Tecnológico de Itaipu - PTI
Isaac Felisberto de Souza
Isaac Souza
Resultados Digitais
Roberto  Klein
Roberto Klein
Parque tecnológico de Itaipu
Rolando Carrasco
Rolando Carrasco
S&P Solutions

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial