TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Transformação Digital Facilite seus negócios e sua vida com transformação digital

Transformação Digital é uma nova abordagem onde tecnologia desempenha um papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura, automação e processos de uma empresa utilizando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Venha conhecer o que é a Transformação Digital, além de cases de empresas que já passaram ou passam pela transformação, conhecendo suas dificuldades, desafios e benefícios.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Transformação Digital no Banrisul
Ranieri Fernandes / Alexsandro Filippetto

A Transformação Digital engloba uma abrangente mudança organizacional e cultural, motivada pela adoção de novas práticas e processos. Essa mudança se torna ainda mais impactante em empresas de grande porte ligadas ao setor público, onde se tem um legado para manter, exigindo algumas vezes até mesmo uma reestruturação organizacional. Nesta palestra procuramos apresentar as dificuldades e resultados de uma transformação digital em uma instituição consolidada em uma metodologia tradicional para desenvolvimento de software. A instituição tem 90 anos de história, contando com aproximadamente 12000 colaboradores. Apresentando a reestruturação organizacional, dificuldades e benefícios com a mudança

11:10 às 12:00 Transformação Digital: as ameaças e oportunidades para carreiras e organizações
Antonio Muniz

Existe uma grande preocupação atual sobre os resultados exponenciais que a transformação digital está trazendo ao mercado e todos já estamos sendo impactados positiva e negativamente. Quais competências que devem ser priorizadas de imediato para a Quarta Revolução Industrial? O objetivo dessa palestra é destacar porque várias organizações estão sendo dizimadas pela falta de adaptabilidade ao mercado e quais habilidades devem ser desenvolvidas pelos profissionais para não perder a relevância em suas carreiras. Serão apresentados casos reais de sucesso nos segmentos de seguros e tecnologia para gerar reflexão aos participantes de como usar esse conhecimento para fazer a diferença no mercado.

Impulsionando a Transformação Digital com Autogestão
Vinicius Vellar

Nesta palestra iremos apresentar a Autogestão como um modelo viável de gestão para impulsionar a Transformação Digital. Este modelo facilita a retenção de talentos, através da criação de um ambiente onde trabalhadores e proprietários se confundem no mesmo agente, fazendo com que a motivação para solucionar problemas seja incrementada. Por ser um modelo democrático, a Autogestão valoriza o ser humano, a colaboração e a cocriação, promovendo assim a criatividade necessária para construir soluções inovadoras para novos modelos de negócio e novas experiências aos consumidores.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 DIVERSIDADE É FUTURO EM UMA TRANSFORMAÇÃO.
Isabela Gayno

Muitas empresa nos últimos anos tem se direcionado para a digitalização de seus serviços, atendimentos ou produtos. Mas, apesar de ser uma tendência, muitas delas falham nesse processo justamente por falta diversidade. Podemos ter diversidade cultural, variedade de hábitos, sexo, credos e afins. Mas será que estamos preparando nossos jovens e pessoas como eu e você para que a transformação digital seja apreciada por todos num futuro próximo?

Nessa palestra, vou mostrar um pouco da experiência vivenciada em diversos projetos onde a cultura foi a chave do sucesso e como a falta dela impacta em todo um processo de transformação digital

O Mindset na era da Transformação Digital: você está preparado?

O Mindset diz respeito a forma como você encara a vida, suas atividades e desafios, seja no âmbito profissional ou pessoal. Essa ideia pode ser a chave pela qual obtemos ou não sucesso. A Transformação Digital já é uma realidade para muitas pessoas e organizações e tem influenciado diversos setores e segmentos. Com base nesse cenário, como podemos preparar nosso Mindset para as Transformações que estão por vir. Você está preparado?

14:10 às 15:00 Product Ownership como Diferencial na Transformação Digital
Derek Willi P. P. de Souza Ramos

A mudança de mindset tem papel fundamental no processo de transformação digital, todo esforço de inovação e adaptabilidade do negócio depende, antes de tecnologia e processos, de pessoas. Não é a toa que a preocupação com a gestão do produto, ao invés da conclusão de projetos, tenha cada vez mais foco. Nesta palestra vou falar sobre minhas percepções ao sair de projetos waterfall como analista de negócios e migrar para produtos digitais como product owner, e como este tipo de mudança pode fazer diferença na sua carreira!

O produto e o processo: transformações que vão além do digital
Eluza Pinheiro

Como ser uma designer me tornou alguém atento as necessidades de desenvolvimento de processos muito além de produto e as dificuldades de ser presente na transformação digital das empresas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como a tecnologia está ajudando a salvar vidas em grandes cidades
Adriana Mallet / Anderson Scaloni

Transformação digital em favor da vida. Em emergências médicas, tempo é determinante para garantir o sucesso do atendimento. Os atuais sistemas de chamado e despacho de ambulâncias (via telefone e rádio) em nosso país são demorados, imprecisos e têm baixa acessibilidade. Essa é a realidade que atacamos ao prover uma tecnologia gratuita à população, capaz de fornecer, em tempo real, a localização e a ficha médica de vítimas ao serviço de urgência. Além do App, o algoritmo pode ser embarcado em aplicativos de mobilidade ou acessado como Web App, garantindo agilidade na geolocalização de chamados e no despachos de ambulâncias. Demonstraremos os resultados até aqui e as perspectivas futuras.

O poder da desconstrução e do cooperativismo
Daiane Novaes

Todo conceito pode ser quebrado: social ou corporativo. Quero compartilhar como a desconstrução foi importante para dar inicio a um projeto de chatbot e como a colaboração dos envolvidos de uma área inteira trouxe inúmeras oportunidades para pessoas e integração em prol de um bem maior: transformar uma área de atendimento de uma instituição com mais de 100 anos.

Essa palestra não é sobre chatbot, e sim, sobre a transformação que ele causa.

Nina, um caso de desespero mas com final feliz.
Eduardo Zanotto

A Nina é um chatbot que desenvolvemos na Bem para dar mais autonomia aos nossos cliente, mas que também serviu para validarmos nosso processo de inovação. Falar da Nina traz os mais diversos sentimentos. O inicio do desenvolvimento, foi de sofrimento, tristeza e decepção, mas que com o passar do tempo foi superado e hoje pode ser visto com muita alegria, pois é um projeto de sucesso. Sabemos que os projeto não são feitos só de acertos e alegria, e por isso quero compartilhar a história da Nina, um projeto que quase foi cancelado algumas vezes mas que, graças a isso gerou um aprendizado inigualável.

16:40 às 17:30 Automation: Transformação Digital
Tiago Assis / Mauricio Rissi

Dentro to contexto de transformação digital a automação vem se tornando cada vez mais fundamental dentro das organizações. Eficiência de operação, agilidade, redução de custo, minimizar erros, evitar re-trabalho são apenas alguns dos beneficios que a automação pode trazer para sua empresa.

Redefinindo o papel da liderança na transformação digital
Thiago Muller

As lideranças formais com todas as camadas existentes (C-Level, Middle Management, etc...) veem o seu papel sendo redefinido para lidar com um novo ambiente organizacional e liderar uma nova geração nas empresas, ao mesmo tempo que as lideranças informais emergentes também têm papel crucial para a transformação digital. Nesse contexto, fica difícil dizer o que acontece primeiro: A transformação digital provoca os líderes a testar novas formas de exercer o seu papel visando diferentes resultados, ou o novo papel dos líderes dita o ritmo da transformação? Talvez nunca responderemos a pergunta, mas é fato que um aspecto é essencial para o outro e vamos discutir isso neste bate papo.

17:40 às 18:30 Como ser inovador COM grandes empresas?
Tales Baz / Bruna Bartosiaki

Muito além de desenvolver soluções num cenário digital, inovar COM empresas tradicionais requer transmitir e contagiar equipes a seguir caminhos novos totalmente distantes da realidade até então habitual. Cultural Hacking é um dos caminhos que vem sendo adotado por empresas tradicionais a fim de promover inovação em todos os setores e processos das empresas, as ajudando a acelerar seu desenvolvimento e a obter resultados diferenciados. Nessa apresentação de case, a equipe responsável pela transformação digital da Yara, irá detalhar os desafios enfrentados e os resultados que a TD está trazendo para a empresa.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empresas de automação de processos, marketing Digital, desenvolvedoras de aplicativos e incubadoras de projetos.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Muniz
Antonio Muniz
SulAmérica
Bruna Bartosiaki
Bruna Bartosiaki
Yara Digital Labs
Derek Willi P. P. de Souza Ramos
Derek Willi P. P. de Souza Ramos
AVIVATEC Soluções em TI
Eduardo Zanotto
Eduardo Zanotto
Bem Promotora
Eluza Pinheiro
Eluza Pinheiro
Conta Azul
Isabela Gayno
Isabela Gayno
Mais Mulheres na TI
Ranieri Fernandes
Ranieri Fernandes
Banrisul S.A.
Tales Baz
Tales Baz
Yara International ASA
Vinicius Vellar
Vinicius Vellar
FEEVALE - Mestrando Indústria Criativa

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial