TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Chatbots e o futuro das interações conversacionais

."O recentemente aumento do interesse no entorno de Chatbots e interfaces conversacionais indica que a adoção dessas tecnologias, muito em breve, deve aumentar drasticamente. Nesta trilha traremos palestras introdutórias aos temas bem como palestras sobre as tecnologias e métodos envolvidos na criação de chatbots e no processo de criação de interfaces conversacionais."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Um Chatbot para chamar de SEU.
Stéfany Mazon

Nessa palestra a ideia é mostar como é simples criar um chatbot no watson assistant. Vamos passar bem rapidamente pelas terminologias de intenção, entidade, diálogo, slots e digressão e ao final farei um live coding para mostrar na prática tudo o que foi explicado.

O bot aprende sozinho?
Isabelli Gonçalves

No momento de implantar e gerenciar um chatbot, existem diversos pontos que condicionam o resultado final, entres eles: a marca e o tom da voz da empresa, o objetivo do projeto, o gosto do freguês, a experiência do usuário, a integração de sistemas, análise de processos e diversos outras situações. Desta forma, ter profissionais e uma metodologia para sanar todas as necessidades se torna um ponto fundamental para o sucesso do projeto.

11:10 às 12:00 Quer ter um bom chatbot ? Então vamos começar entendendo um pouco de matemática!
Fernando Sapata / Renato Barbosa

A qualidade de um bom chatbot está sempre relacionada com a quantidade de respostas que ele responde corretamente e também com sua usabilidade. Vamos falar sobre como algumas métricas simples podem ajudar a criar um bot mais "inteligente"! ;)

12:10 às 13:00 Chatbots: 4 passos para melhorar suas conversas
Caio Calado

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de alguém da indústria ou lido em algum brief de algum novo projeto na sua empresa sobre os chatbots. A essa altura do campeonato você já deve saber os chatbots são, o que fazem e até mesmo como criar um, mas será que você sabe como otimizar as conversas e as experiências de um bot?

Durante esta lighting talk, vou apresentar pequenos conceitos e ajustes para você criar conversas mais fáceis de ler, entender e até mesmo mais humanizadas ? todas elas orientadas aos elementos mais importantes para a experiência das pessoas.

ChatBots para o varejo: Um mar de possibilidades, perspectivas e oportunidades.
Germano / William Oliveira

O atual cenário tecnológico permitiu a popularização de equipamentos eletrônicos, como por exemplo, smartphones, tablets, e até mesmo assistentes por voz. É notável a influência de mensageiros eletrônicos no comportamento da sociedade moderna como um todo. O varejo, por sua vez, precisa estar atento a esses eventos da tecnologia para: estreitar laços de afinidade com seus clientes; e, continuar vendendo seus produtos, consequentemente, movimentando a economia. ChatBots, também conhecidos como Assistentes Virtuais, são peças importantes para o sucesso do varejo nesses novos tempos. Nesta palestra, serão apresentadas as perspectivas e oportunidades para adoção de ChatBots no varejo brasileiro.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Construindo melhores experiências com a Plataforma do Messenger
Miro

Nesta sessão, analisamos como os desenvolvedores podem usar os principais e mais recentes componentes da plataforma do Messenger para oferecer uma ótima experiência ao usuários. * Elementos de conversação e de interface do usuário usando modelos rich-media, menus, respostas rápidas e a visualização da Web para aprimorar a UX; * Diferenciando sua presença criando uma experiência personalizada e integrada com Wit.ai, API de perfil, quick-replies, autenticação e o protocolo de entrega; * Conduzindo engajamentos e crescimento para seu bot do Messenger usando diferentes pontos de entrada como desvio de URA, webchat plugin, checkbox plugin, QR Codes e Augmented Reality; * Bots - Casos de sucesso.

Curadoria sob a perspectiva de estruturas técnicas da língua
Aline Marmitt

A curadoria de conteúdos de chatbot está essencial e diretamente ligada ao sucesso do chatbot. Ela se compõe dos seguintes elementos: análise de mensagens reais dos usuários; novos treinos; novos conteúdos, análise de respostas corretas e, como resultado, tomadas de decisão. É necessário que todos esses fatores aconteçam de forma ordenada e contínua para que haja o aperfeiçoamento e o progresso esperado da ferramenta. Para que seu chatbot seja assertivo e cumpra seus objetivos corretamente, há por trás da criação de seu fluxo conversacional um trabalho minucioso que requer o conhecimento estrutural da língua.

15:10 às 16:00 Deep Learning aplicado à criação de chatbots
Cristiano Franco

A automação do atendimento à clientes com chatbots já é uma realidade. Impulsionados pela I.A., os chatbots auxiliam a criar uma experiência mais humana de atendimento, além da economia de recursos. Entretanto, a tarefa de criar um chatbot que atenda à estas expectativas não é fácil. A maioria dos que existem no mercado baseia-se em uma árvore de decisão e em algum tipo de heurística que selecione a resposta adequada. Buscando uma alternativa, criamos um chatbot que utiliza Deep Learning e treinamento com textos livres. Nesta palestra, apresentarei o desenvolvimento deste chatbot e de que forma o aprendizado obtido no processo influenciou a criação dos demais chatbots da empresa.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Já parou pra pensar nos desafios que uma língua apresenta para a criação de chatbots?
Débora Garcia

Nessa palestra, faço um panorama dos desafios linguísticos encontrados no desenvolvimento de chatbots com Inteligência Artificial - não aqueles baseados apenas em regras e mensagens pré-estabelecidas. Também explico a importância da área de Processamento Automático de Língua Natural (PLN), para avançar os estudos no Brasil e resgatar a importância da língua portuguesa no cenário mundial.

Estratégias de Dados Para Visualização de Fluxos Conversacionais
Brandes

Chatbots muitas vezes são utilizados para automação de tarefas repetitivas. Tais atividades muitas vezes envolvem processos de negócio, e por causa disso o formato dos bots acaba seguindo um formato de hierarquia de tarefas. Então nos perguntamos: como montar uma estratégia de visualização adequada? Qual a melhor forma de medir performance em Chatbots? Dados tabulares, grafos, árvores? Quantas questões... Esta palestra aborda estes e muitos outros pontos relacionados a preparação de dados, tecnologias de armazenamento e visualização, assim como lições aprendidas ao longo da jornada.

17:40 às 18:30 Google Assistant powered by Containers, Machine Learning and .NET on Google Cloud
Mete Atamel

What does it take to connect Google Assistant to the cloud? Surprisingly, not much! In this talk, we will create a Dialogflow app to get Google Assistant to talk to a container managed by Kubernetes/App Engine. In the container, we?ll use some of the Machine Learning APIs and BigQuery and see how they can elevate our Google Assistant app to the next level. We will also integrate with Stackdriver and see how you can get more insights about your app with HTTP tracing and live debugging features of Stackdriver.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas de chatbots, programadores, entusiastas e estudantes de inteligência artificial e UX Designers.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Argemiro Lima
Miro
Facebook
Cristiano Franco
Cristiano Franco
Senior Sistemas
Eduardo Germano
Germano
Lojas Renner S/A
Fernando Sapata
Fernando Sapata
Amazon Web Services
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial