TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.JS Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

"Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook. A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações. Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Implementando serviços seguros com Node.js e Typescript
Sean Michael Wykes

Primitivas e construções criptográficas modernas oferecem altos níveis teóricos de segurança. Infelizmente, na prática, a criptografia é muitas vezes utilizada de forma incorreta, resultando em diversas vulnerabilidades e brechas de segurança.

Uma biblioteca moderna e multi-plataforma, a libSodium, foi criada justamente para facilitar o desenvolvimento de serviços seguros, e existe uma versão para Node.js.

Nesta palestra, vamos usar Typescript para demostrar como é possível evitar muitos dos erros mais comuns, uma vez que essa biblioteca libSodium fornece um conjunto de blocos seguros já testados e prontos para inclusão nas suas aplicações Node.

11:10 às 12:00 Síndrome do Impostor na carreira Dev Node
Pedro Kuhn

Como o medo das empresas na utilização do Node em produção pode acentuar esta síndrome que já existe em cada um e como podemos conviver com esta síndrome e utiliza-la a nosso favor pessoal e profissionalmente.

NodeJS + Alexa Skill = milhões de possibilidade!
Vinicius Senger

Nesta apresentação vamos mostrar passo-a-passo como criar um custom skill para Alexa atuar como uma enfermeira de pacientes estabelecendo diálogo para obter dados como pressão arterial, estado emocional, glicemia e outros que são armazenados e posteriormente processados com machine learning para diagnósticos automatizados. Ao término todos os participantes terão como replicar esse passo-a-passo mesmo não tendo um dispositivo Alexa!

12:10 às 13:00 Node.js + Google Datastore + App Engine = Sua aplicação escalando automaticamente
Inocente / Marcelo Serpa

Nessa talk iremos falar sobre como construir uma aplicação escalável com NodeJS utilizando o Google Cloud Platform. Iremos abordar temas como AppEngine, Cloud DataStore e CQRS.

Tudo que é necessário para usufruir de todo o poder da nuvem do Google para escalar suas aplicações e reduzindo a complexidade do time de operação.

Tornando as coisas mais simples com Azure Functions e Node.JS
Matheus Donizete

A solução para reduzir custos e diminuir o tempo para ter sua aplicação rodando, nesta palestra o objetivo é introduzir um pouco sobre arquitetura Serverless até sua implementação, CI e muito mais no Azure utilizando Node.JS e um pouco de NPM. A função desta talk é instigar o uso e busca por FaaS e como a construção de um serviço pode ser facilitado do ponto de vista da aplicação.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Sequelize: o que é? O que faz? Como se cria?
Cláudia SM / Andressa Cruz

Apresentando o Sequelize, a ORM baseada em promises para o Node.js. O que é, como é usado nas aplicações Node e de que maneira funciona seu mapeamento de dados relacionais para objetos. Iremos trazer trechos de códigos para quem quer iniciar nesta aventura.

Electron: Node.js no desenvolvimento de apps desktop
Alefe Souza

Que tal desenvolver apps para desktop usando seus conhecimentos de Node.js e front-end? Com o Electron você pode! Conheça a tecnologia usada em apps como Skype e Slack for Desktop, Atom e VS Code e desenvolva apps para Windows, Linux e Mac OS usando todo o poder do Chrome e do Node.js.

15:10 às 16:00 O GraphQL Resolve!
zero

Está cansado de criar endpoints igual um louco?, de ficar percorrendo jsons gigantes atras de um único atributo? pois saiba que seus problemas acabaram... chegou o GraphQL, o queridinho dos frontends. Venha agora!! aproveite!! nessa palestra vou explicar o que é e como usar o GraphQL para resolver seus problemas, não todos, mas alguns, os mais chatos provavelmente. O objetivo dessa palestra é exemplificar de forma simples e pratica como criar uma API em GraphQL, tendo diversas fontes de dados como outras APis REST e bancos de dados, além de demonstrar alguns de seus pros e contras.

Desenvolvimento rápido de aplicações modulares e escaláveis com ApptJs
brab0

É interessante como alguns frameworks ainda usam "balas de canhão pra matar mosquito", carregando um monte de coisas que nós não precisamos, exigindo uma grande curva de aprendizado e re-inventando a roda. Diante deste cenário, conheça o ApptJs: um (exo)framework leve, intuitivo, não-imperativo e focado no desenvolvimento rápido e escalável de aplicações NodeJs.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Design Pattern: como evitar problemas no futuro
Zalba

A flexibilidade que nodejs nos oferece pra construir as nossas aplicações é sem dúvida um dos pontos fortes que tornam o nodejs um queridinho entre as pessoas desenvolvedoras. Mas cuidado: com grandes poderes vem grandes responsabilidades, pois essa caracteristica pode trazer problemas futuros de escalabilidade da aplicação.

17:40 às 18:30 Descomplicando Node.js Streams
Andrey Bidinotto

Conceitos básicos. Vantagens e desvantagens. Limitações e back-pressuring. Cases de sucesso. Dicas para troubleshooting, debugging, piping e promises. Libraries e helpers.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters
Andressa Cruz Nepomuceno
Andressa Cruz
Thoughtworks
Lucas Inocente
Inocente
ilegra
Matheus Donizete Matos da Silva
Matheus Donizete
Radek Systems
Pedro Henrique Kuhn Mastelaro Silva
Pedro Kuhn
Tecnospeed
Rodrigo Brabo
brab0
Softplan
Sean Wykes
Sean Michael Wykes
NASCENT Secure Technologies LTDA
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores


Silver



TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial