TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web Explorando todo o potencial da web

Depois de mais de 25 anos de web estamos diante de uma plataforma madura e com uma infinidade de possibilidades. Dos novos protocolos e recursos, até questões importantes como acessibilidade, responsividade e compatibilidade, existe a grande necessidade de constante atualização de nossos conhecimentos enquanto desenvolvedores. Venha conhecer técnicas, padrões, linguagens e ferramentas e debater sobre os assuntos emergentes no desenvolvimento web e ainda conhecer alguns cases inspiradores!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Definindo uma estratégia de testes para aplicações web
Juliana Fernandes

Quando falamos em testar aplicações web, o que vem primeiro à sua cabeça? Testes que simulam o usuário utilizando uma aplicação através da Interface do usuário? Testes exploratórios? Testes automatizados? Testes de unidade? Então, nessa palestra, vou mostrar diferentes níveis de testes automatizados com um contexto ágil e também dar dicas de como definir uma estratégia de testes que faça sentido para suas aplicações web.

Vue Js - biblioteca leve, simples e poderosa
Gianfranco Meneguz

Hoje em dia existem diversas ferramentas, bibliotecas e recursos para o desenvolvedor web. No campo das bibliotecas JS, já ouvimos falar bastante de React Js e Angular Js, ambas são robustas e atendem variados tipos de projetos, mas muitas vezes podem ser mais complexas que o necessário. Esta apresentação busca demonstrar a simplicidade de utilização e aplicação da biblioteca Vue Js, mostrando o contraste com outras bibliotecas e apontando suas qualidades e defeitos, além de exemplos práticos de utilização.

11:10 às 12:00 Offline First em sua aplicação Web
LUCAS DA SILVA TRINDADE

Nem sempre os usuários possuem sinal ou dados para acessar a internet e nem todas as aplicações estão preparadas para esses casos, oferecendo em geral suporte apenas para quem está com uma boa conexão, e na maioria das vezes acontece do usuário estar com conexão ruim sendo assim não consegue visualizar o conteúdo, por consequência ele tem uma experiência ruim na sua aplicação. Com isso, pretendo mostrar como melhorar isso pensando em estratégias offline para sua aplicação, e como devemos sempre pensar no pior caso do usuário com pouca conexão.

12:10 às 13:00 (Re)Estruturando uma aplicação React/Redux
Bruno Moutinho / Lucas Richter

Nesta palestra quero apresentar as principais decisões tomadas ao estruturarmos a nova versão de nossa aplicação React/Redux.

Usando o Storybook para melhorar o desenvolvimento de interfaces em React, React-Native e Vue
Rodrigo Krummenauer do Nascimento

Como o Storybook nos ajuda a desenvolver interfaces mais facilmente permitindo a geração de testes e style guides automaticamente.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Brincando com VueJS e NodeJS
Jucieny Dantas Santos

Saiba como criar uma API simples reunindo o seu conhecimento de front-end junto ao poder do VueJS e NodeJS

REST não é simplesmente retornar JSON: indo além com APIs REST
Cleber Lopes Campomori

Quantas vezes já ouvimos falar (ou até nós mesmos falamos) que alguém criou uma API REST somente pelo fato de esta entregar um JSON? Esse é um equívoco bem comum... Porém, é necessário saber que na verdade a utilização do REST não tem nenhuma relação direta com o JSON! Chegou a hora de discutirmos o que é afinal o tal do REST, a relação deste com o JSON e também falarei um pouco sobre a famigerada batalha XML x JSON. Vamos também conversar um pouco sobre o protocolo HTTP e verificar o quão importante é entender como ele funciona.

15:10 às 16:00 Merging Products with Components
Raphael Amorim

A ideia da palestra é apresentar o case da plataforma de vídeos da globo.com, onde em diversos produtos com times diferentes havia a necessidade de unificar tanto componentes visuais quanto fonte de dados (que são baseadas em APIs diferentes, de produtos diferentes [globoplay, globosatplay, sportv, telecine?]), logo surgiu uma plataforma de componentes dentro da área de vídeos da globocom. Esta palestra irá abordar as escolhas de arquitetura ao longo dos anos e suas respectivas evoluções.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 A melhor maneira de ser funcional no Front End
Julio Feijo / Lisardo Kist

Como escrever código funcional no Front End sem ter que aprender e configurar milhões de bibliotecas javascript? Conheça Elm, "A delightful language for reliable webapps." Aprenda sobre as características da linguagem e descubra a maneira Elm de resolver os desafios do Front End. Durante 1 ano de desenvolvimento em Elm, colocamos 3 single page apps em produção com zero runtime exceptions

Mas afinal, do que se trata esse tal SPA?
Vinícius Bail Alonso

É muito comum ver novos desenvolvedores preocupados em aprender o novo framework JS do momento. Porém, para escolher a ferramenta certa para cada projeto, é necessário compreender o paradigma por trás dessas ferramentas. Nessa palestra vamos conversar sobre Single Page Application, o novo paradigma em desenvolvimento web no qual os novos frameworks client-side de baseiam.

17:40 às 18:30 Em tempos de gigantes da internet, como você pode transformar a Web?
Lucas Boscaini

Atualmente existem organizações altamente reconhecidas por suas plataformas web como Google e Facebook. Como o tempo das gigantes da internet se assemelha ao início dos sistemas operacionais modernos? Como você mesmo pode transformar a web hoje? Venha descobrir as respostas dessas e outras perguntas através de um caso prático.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Web Developers, Front-End Developers, Web Designers


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.