TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

"Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade.

Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Data center e nuvem híbrida? Como criar arquiteturas que funcionam em todo lugar
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Nuvem é uma realidade. Já não é questão se empresas vão migrar aplicações para a nuvem, mas sim, quando, como e quanto. Enquanto pode-se dizer que 100% das empresas vão ter alguma aplicação rodando na nuvem, muitas não poderão mover 100% das aplicações para uma nuvem pública ou privada e precisaram manter algumas funcionalidades no data center local. Nestas situações, uma combinação de aplicações no data center e nuvem híbrida é a solução.

Nós vamos falar sobre os desafios de mover aplicações para nuvem e como evitar vendor lock-in neste processo. Vamos também entender o que são aplicativos nativos em nuvem e quais arquiteturas funcionam tanto para o data center quanto para nuvem híbrida.

11:10 às 12:00 12 passos para que sua aplicação na cloud-native seja um sucesso.
Rafael Benevides

Você se sente desafiado em uma infraestrutura automatizada, virtualizada e altamente escalável como a Cloud? Agora temos uma série de restrições e também de possibilidades que necessitam uma mudança na forma como arquitetamos as nossas aplicações. Felizmente já existe uma série de boas práticas fornecidas pelo pioneiros da Cloud. Algumas destas boas práticas foram consolidadas como ?12 Factor Apps? (12factor.net). Agora a pergunta é: Como aplicar estas práticas em um mundo onde tudo roda em cima de containers? Mergulhe conosco na metodologia 12-factor e aprenda como cada um destes fatores podem ser aplicados utilizando tecnologias como Kubernetes independente da tecnologia que você adote.

12:10 às 13:00 Microsoft Cloud App Security
Marcel Goldhardt / Rafael Felipe

O Microsoft Cloud App Security fornece grande visibilidade, alto controle e proteção aprimorada para seus aplicativos na nuvem. Nesta sessão, iremos mostrar que você pode implementar e gerenciar esta ferramenta não só para descobrir casos de ?shadow IT?, mas também para forncecer recursos de proteção de aplicativos aprovados e dados na sua organização.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Cloud privada baseada em open source na Globo.com: oferecendo infraestrutura para milhares de serviços com as próprias mãos.
Sinval Mendes

Usar nuvem é algo extremamente comum, construir e evoluir é completamente diferente. A adoção de cloud privada e híbrida vem se tornando uma tendência dentre as grandes empresas de serviços para internet. Existem inúmeros desafios relacionados ao custo, gerenciamento de datacenter, resiliência, evolução de arquitetura de cloud e implementação de novos requisitos. Como a Globo.com está desenvolvendo e mantendo a própria nuvem? Qual a arquitetura e tecnologias open source necessárias para ofertar computação, rede e armazenamento para milhares de clientes? Quais são as vantagens e como isso impacta diretamente os produtos que estão de frente pros usuários finais?

15:10 às 16:00 Serverless: Aplicação no mundo real
Edilson Azevedo / Maicon Baum

Com o passar dos anos, a granularidade tem se tornado menor: De mainframes, para servidores e instances em cloud. Neste momento estamos na menor das unidades das escalas que é a função. Com arquitetura Serverless somos capazes de ter utilizar apenas a função dentro de um determinado ambiente sem ônus de monitoramento de recursos ou acompanhamento de desempenho/consumo de hardware.

Mas como uma porção de funções podem resultar num produto?

Nessa apresentação mostraremos uma arquitetura AWS totalmente Serverless onde um conjunto de funções é capaz de analisar imagens de circuito de vídeo em tempo real, reconhecer padrões e acionar triggers de alertas.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Infraestrutura sem intermediários com Apache CloudStack
Marco Sinhoreli

Eliminar processos burocráticos que geram gargalos é a proposta de uma plataforma de orquestração. Temos como exemplo o Apache CloudStack que é provado como um orquestrador capaz de entregar infraestrutura removendo processos que por muitas vezes impactam diretamente no time-to-market exigido pelo negócio. Os requisitos de segurança, rede, servidores e storage quando delegados ao usuário final, eliminam gorduras no processo de deploy, geram agilidade nas entregas e potencializa economia e satisfação em toda a cadeia de produção.

17:40 às 18:30 Transformando Multicloud em plataforma
Bruno Almeida
Como é possível usarmos o contexto multi-nuvem ou trocar o provedor de nuvem, de modo que seja transparente para os times de produtos desenvolvimento? Vamos mostrar como isso é feito em alguns de nossos clientes
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Devs, Ops e afins


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.