TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável. Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 The well rounded Architect
Matheus Oliveira Dias Alagia

Conhecimentos sólidos em arquitetura, infrastrutura e domínio de ferramentas farão de você um profissional diferenciado. Contudo os profissionais mais valiosos não são apenas provedores de soluções tecnologicamente elegantes ou perfeitas. Nessa palestra buscaremos a resposta para a seguinte pergunta: o que faz de você um bom profissional?

11:10 às 12:00 Site Reliability Engineering - Descubra a nova era para (Infraestrutura|Operações) de TI
Pery Lemke

SRE (Site Reliability Engineer) é um mindset mais antigo que DevOps, porém somente agora vem se tornando popular, mas você sabe o que é?

Criada originalmente pelo Google e aplicado em diversas empresas no mundo, SRE é uma função e uma cultura que está tornando ainda mais dinâmica a área de (Infraestrutura|Operações) de TI.

Esta talk visa mostrar o impacto do SRE na geração de valor das empresas em que o mesmo está sendo aplicado.

12:10 às 13:00 Eficiência de Custos em DevOps
Julio M Faerman
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Kubernetes e Infraestrutura imutável utilizando Ansible, Packer, AWS e KOPS
Rodrigo Fior Kuntzer

Através do uso do provisionamento imutável de AWS AMIs usando Ansible e Packer, vamos descobrir como fazer para nunca mais alterar uma maquina em produção e sim prover a atualização de nodos do cluster através do deploy de novas instancias utilizando o KOPS - Kubernetes Operations.

15:10 às 16:00 Configuração de Aplicações e Instancias com Ansible e Jenkins
Rafael Salerno

Nessa apresentação vou mostrar um caso real de integração de sistemas, de como podemos utilizar o jenkins para executar tasks com Ansible para configuar, Instancias e Aplicações. O beneficio do uso de uma ferramenta de automação para levar do Desenvolvimento a Produção aplicações sem passar pelo problema de estar com configurações diferentes em ambientes distintos.

ELKK - Elastic ELK + Apache Kafka
Cristiano Ruschel Marques Dias / Jefferson Heckler Stachelski

Conforme deploiamos novas aplicações, uma coisa com a qual sempre nos preocupamos, principalmente os DevOps e SysAdmins, são quanto aos logs e identificação falhas e erros.

Para tal necessidade a ELK stack da Elastic é um excelente solução, porém sua aplicação não se demonstra tão trivial quando falamos de um ecosistema de microservices.

Dado esse problema, gostariamos de mostrar como conseguimos adaptar ELK ao Apache Kafka e como resolvemos os problemas de "ligar" os logs de diferentes aplicações como uma única operação.

Ainda gostariamos de falar de outras utilidades que encontramos para o ELKK stack além do logging de aplicações.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Demystifying Cloud Foundry: What, How and Why
Lucas Rosa Cruz Reginato
Cloud Foundry is the industry standard open source cloud application platform used by engineers to develop and deploy cloud applications. Cloud Foundry helps you to automate, scale out and manage cloud applications throughout their lifecycle. The applications can be written in any language and are easily deployed in containers on multiple cloud infrastructures. Today we have a few Cloud Foundry platforms and it is easy to install, configure and start using them. This session will present what is Cloud Foundry and what can be achieved with it, how to configure a cloud foundry instance in our laptop using Pivotal CloudFoundry and HPE Stackato solutions, and why more and more companies and engineers are using Cloud Foundry.
17:40 às 18:30 Distribuindo aplicativos Desktop com agilidade
Luiz Sfolia

Quando falamos de aplicativos para Desktop, nos deparamos com as seguintes questões : - Como faço para distribuir esta aplicação facilmente ? - Quanto tempo demoro para atualizar todos os meus clientes ? - Quanto tempo demora uma nova instalação dos meus aplicativos ? Vamos tentar responder a estas e muitas outras questões que assombram as empresas que desenvolvem aplicativos Desktop, utilizando conceitos de Build Automatizado e melhoria contínua.

DevSecOps: Adotando uma cultura de segurança ágil
Bruno Dantas

Conheça a experiência de como nós no Banco Safra, uma das maiores instituições financeiras do país, adotamos práticas de segurança dentro da cultura DevOps.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins entre outras áreas


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.