TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Entenda os desafios de se aplicar uma arquitetura de Microservices

Microservices não é para qualquer um, mas se você tem o problema certo, esta arquitetura pode ser uma ótima solução. Venha aprender os desafios de se distribuir e depois integrar artefatos num sistema distribuído!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Netflix OSS - plataforma desenvolvimento de microserviços
Cristiano Altmann

Nesta palestra pretendo apresentar alguns componentes da stack de microserviços da netflix: Eureka, Ribbon, Feign, Hystrix e Zuul.

Demonstrarei como os componentes funcionam, os problemas que eles resolvem e como estes componentes interagem entre si auxliando no desenvolvimento de aplicações cloud native.

Além disso, pretendo apresentar os ganhos que tivemos, as limitações e desafios que são encontrados na prática ao utilizar a stack.

11:10 às 12:00 Autenticação e Autorização em microserviços
Fernanda Machado

Fornecer uma visão geral sobre autenticação e autorização e as alternativas para implementar authN/authZ em microserviços. Além de compartilhar o processo de implantação de uma abordagem em um caso de negócio que teve esta necessidade.

Microservices na Plataforma Elixir/Erlang
Thomaz Leite

Quando se fala em microservices, se pensa em aplicações isoladas e focadas em uma única tarefa que se comunicam através da rede utilizando técnicas como REST e GraphQL. Dependendo da runtime, é possível implementar uma arquitetura desacoplada sem perder os benefícios de se trabalhar dentro da runtime.

Com a plataforma de Elixir e Erlang é possível aproveitar o melhor de microservices diminuindo os principais riscos de sua implementação. Mais especificamente, vamos olhar para o seu modelo de concorrência e as ferramentas embutidas nessas linguagens que possibilitam implementar microservices sem sair da runtime.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Microserviços orientados a eventos: A evolução!
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Qual a melhor abordagem para arquitetar soluções que usam microserviços? Como a maioria das coisas em desenvolvimento de software (e na vida), isto depende dos requerimentos! Hoje existe uma noção que microserviços significam REST, mas isto não é necessariamente verdade. Combinar microserviços e orientação a eventos é uma abordagem que muitas vezes cria soluções mais robustas e simples.

Nós vamos cobrir nesta sessão quais são os aspectos relevantes para arquitetura de microserviços e como funciona a poderosa combinação de microserviços e orientação a eventos. Vamos ver as formas de comunicação entre microserviços, como cada uma afeta a solução e também como a nuvem muda este cenário.

14:10 às 15:00 Orchestration of Microservices
Felix Müller

How can you create an end-to-end business process using a bunch of decoupled microservices? How can you bring visibility to such workflow? How can you support long-running processes by not loosing the advantages of decoupling and stateless?

Within this talk I want to answer all of these questions by using the open source workflow engine Camunda BPM in live coding examples with Spring Boot and Docker. Let?s orchestrate some microservices together!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Cascading Failure, Fault Tolerance e Graceful Degradation com Hystrix!
Alexandre Gama

Falhas são inevitáveis! E quais as chances dessas falhas acontecerem em uma arquitetura repleta de Microservices? Grandes não? Como evitar? Como prever? Como Monitorar? Como controlar Pool de Threads? Como saber se o sistema já está responsivo? Como fazer fail fast na intermitência? Nesta palestra veremos como o Elo7 resolveu o seu problema de Cascading Failure através do Hystrix criado pelo Netflix e veremos com diversos exemplos como podemos fazer Graceful Degradation quando a comunicação entre os serviços começa a falhar.

16:40 às 17:30 Desenvolva Aplicações usando arquiteturas orientada a microserviços
Rafael Benevides

Você tem escutado falar de Microserviços ao longo dos meses e provavelmente já olhou sobre 12-factor e também e aplicações cloud-native. Mas existem milhares de frameworks Java e ferramentas que você pode utilizar para confeccionar o seu software e juntar as partes em uma arquitetura orientada a Microserviços. É claro que você quer usar a melhor de cada uma delas.

Venha a esta sessão e veja como combinar diferentes tecnologias e ferramentas em uma demo ao vivo que abrirá os seus olhos para as possibilidades que microserviços permitem você alcançar. Há tudo nesta demo: Containers, Spring Boot, WildFly Swarm, NodeJS, Jenkins, Openshift e quem sabe muito mais.

17:40 às 18:30 Protegendo Microservices: Boas Práticas e Estratégias de Implementação
Rodrigo Cândido Silva

Microservices tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software atualmente, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios. Mas, existem inúmeros desafios relacionados a implementação e propagação de segurança no contexto destes componentes.  Esta palestra abordará como realizar os cenários de autenticação e autorização com microservices, bem como discutir boas práticas e estratégias de implementação de segurança cobrindo tecnologias como OAuth2, OpenID Connect, JSON Web Token.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.