TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Digital Acessibilidade como igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência

"A acessibilidade digital, pensada como acessbilidade de comunicação se encaixa em um dos 5 tipos de acessibilidade para a pessoa com deficiência e visa eliminar barreiras no acesso a produtos, serviços e outros recursos tecnológicos, permitindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e condições de autonomia e usabilidade das demais pessoas.

Em um país com mais da metade da população conectada à Internet, a discussão sobre a acessibilidade nos meios digitais se faz fundamental, já que quase 25% da população tem algum tipo de deficiência que pode impactar seu acesso a conteúdos digitais. Permitir que pessoas com deficiências possam utilizar a tecnologia sem obstáculos não é mais um diferencial para as empresas de tecnologia, mas um direito de todo cidadão, que ganhou maior respaldo após a Lei Brasileira de Inclusão. E somado a isso temos a Lei de Cotas no mercado de trabalho, cujo objetivo é inserir e incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho como os demais. Para isso o termo acessibilidade se faz fundamental.

Nesta trilha serão apresentados os principais estudos e cases sobre a acessibilidade digital, Internet das Coisas, Aplicações Web, Tecnologia assistiva e boas práticas inclusivas em empresas de TI (do Recrutamento ao dia a dia)."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Inteligencia artificial a serviço da acessibilidade
Alexandre Santos Costa

Livros e cinemas colocam a I.A. como nossa inimiga mas ela pode fazer muito mais por nós do que contra nós. Nesta palestra irei demonstrar casos reais de como a I.A. tem melhorado nossas vidas e o que estamos por testemunhar

11:10 às 12:00 A definir
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Acessibilidade: construindo uma web mais inclusiva
Daniela Araújo

Websites acessíveis beneficiam pessoas com necessidades específicas, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não apenas utilizem, mas também contribuam com a web. Nessa palestra veremos o que desenvolvedores podem fazer na prática para tornar a internet mais inclusiva e diversa.

14:10 às 15:00 Jogo da acessibilidade: um caminho de aprendizado em 10 anos de governo
Fernanda Lobato

A acessibilidade pode não ser prioridade da maioria dos projetos, mas isso não impede que seja inserida no processo de desenvolvimento. Nesta palestra são apresentadas possibilidades de como inserir a acessibilidade em projetos a partir da experiência de 10 anos de trabalho no governo federal.

Até quando você vai culpar o desenvolvedor por seu site ou app não ser acessível?
Marcelo Sales Valério

Você não pode (e não deve) ser o único responsável em falar sobre acessibilidade dentro de uma empresa, mas você pode (e deve) fazer parte dessa equipe.

Será que a responsabilidade em aplicar acessibilidade é apenas do desenvolvedor? E o designer, tem "culpa"? E o pessoal de UX? Onde entra nessa história? São muitas questões em um assunto aparentemente simples.

Essa apresentação é para responder afinal, quem são os responsáveis por aplicar a acessibilidade em projetos digitais?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A definir
16:40 às 17:30 Inclusão: do Recrutamento & Seleção ao dia a dia em empresa de TI
Deise Schroeter / Aneliz Silva

A proposta de nossa palestra é trazer informações e boas práticas sobre Recrutamento & Seleção inclusivos à pessoa com deficiência, assim como práticas em inclusão e acessibilidade no dia a dia em empresa de TI.

17:40 às 18:30 Trabalhando com um surdo em um time ágil
Ivan Rogério Diesel

A estratégia de ágil para como comunicar, trabalhar e relacionar com os funcionários surdos e ouvintes na empresa de informática.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores web e mobile, designers, analistas de teste, gestores de TI, recrutamento inclusivo em TI, funcionários do setor público e privado e pesquisadores


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.