TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seus conhecimentos sobre desenvolvimento nas plataformas móveis da Apple.

Venha aprender com a comunidade de desenvolvedores da plataforma iOS (watchOS, tvOS e macOS também :D). Abordando as novidades da linguagem Swift, tendências no desenvolvimento nativo, tudo sobre o novo iOS 11, e muito mais.

Em mais uma edição, a trilha repetirá o sucesso dos anos anteriores com ainda mais palestras de peso! O foco desta vez é elevar o nível dos desenvolvedores já iniciados na plataforma, discutindo as melhores práticas e tecnologias para fazer de você um desenvolvedor iOS de elite!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Constraints - O que são? De onde vêm? Do que se alimentam?
Aline Borges

Fazer um layout utilizando Constraints pode ser amor para alguns ou terror para outros. Mas entendendo melhor o que são Constraints e com dicas básicas para usá-las não é motivo para ter medo! Nessa palestra aprenda dicas úteis, de básicas e avançadas, para melhorar seu layout e aproveitar melhor o potencial dessa ferramenta poderosa. Será abordado stack views, prioridades, scroll view e um demo de efeito parallax sem código, apenas constraints!

Swift and ObjC integration
Marcelo Wagner Gobetti

We will not talk about bridging header - instead, as opposed to what it might seem from Apple's documentation, we'll discuss the several caveats from this integration, especially when using Swift code from Objective-C. The case study is an Objective-C project that had to be able to subscribe to RxSwift Observables, which are neither exported to ObjC by default, nor are they compatible by default given they make strong usage of Swift generics. But generics is only 1 of the caveats when using from Swift to ObjC.

11:10 às 12:00 De um app para o outro: Integrando com o Drag and Drop do iOS 11
Rodrigo Borges Soares

Na WWDC 2017, a Apple reinventou o Drag and Drop. No iPad, agora é possível compartilhar dados com outras apps de uma maneira fácil e intuitiva. Além disso, ele abre novas possibilidades de interações para o usuário dentro da app, tanto no iPad quanto no iPhone. O objetivo da palestra é explicar o funcionamento das novas APIs de Drag and Drop, mostrando desde integrações mais simples até como customizar as interações e tornar suas próprias estruturas de dados arrastáveis. Durante a palestra veremos aplicações reais e exemplos de códigos escritos no aplicativo do VivaReal para o iOS 11.

Developing standalone experiences for watchOS 4
Guilherme Girotto / Jonata Corrêa

In this presentation we are going to talk about how it looks like to build standalone applications for watchOS, this means building your watchOS app fully independent from your iOS app. We are going to do this by showing the process we used to build Echo Tracking, our application for iOS and watchOS. We will talk about good practices and technologies we used to maximize the independence of the watchOS application.

12:10 às 13:00 Introdução ao Swift na linha de comando
Tales Pinheiro

Desde o Swift 1.0 era possível escrever scripts, e com o avanço da linguagem surgiu o Swift Package Manager, facilitando o uso com dependencias de terceiros. Mas pouca coisa ainda tem sido escrita e publicada em Swift, com muitas das ferramentas que usamos no dia a dia ainba escritas em Ruby. Vamos mudar o jogo?

Introdução ao CoreML
Henrique Valcanaia

Curioso sobre o novo framework de Machine Learning lançado pela Apple? Quer saber o que é possível (ou não) fazer com o framework? Quer ver um hands on rápido de como utilizar? CoreML 101, esta palestra é pra você!

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Acessibilidade no iOS
Gabriel Oliva

A acessibilidade cada vez mais tem um papel muito importante nas aplicações. Pessoas com algum tipo de deficiência utilizam nossos apps e proporcionar a melhor experiência para esse publico mostra um produto engajado socialmente e nos faz desenvolvedores melhores, nos importando com detalhes tão imprescindíveis mas nem sempre implementados. Nessa palestra vamos ver como a Apple lida com os diferentes tipos de itens de acessibilidade e como nós podemos utiliza-los!

Técnicas para deixar seu app seguro.
Marcus Vinicius Kuquert

Um overview de técnicas para deixar o seu app mais seguro, tópicos como code-obfuscation, ssl-pinning e persistência de dados sensíveis serão o foco da talk.

15:10 às 16:00 RxSwift worst practices
Marcelo Wagner Gobetti

In this talk we'll analyze common mistakes when using RxSwift, and how to achieve the same intention by avoiding crashes, retain cycles and suboptimal performance. Worst practices summary: - Not storing Disposables - subscribe instead of flatMap or do - flatMap instead of do - strong self instead of unowned or weak - weak self instead of unowned - flatMap instead of map - subscribe+if instead of filter - force unwrap instead of Observable.just or .from - not handling onError events

Como criei o aplicativo do maior banco de investimentos da América latina em 1 dia
Gabriel Vieira Figueiredo Tomaz

Recém entrado no projeto BTG Pactual, trabalhando no projeto BTG Pactual digital recebi um desafio de criar o aplicativo para os clientes Wealth Management (grandes fortunas). O code base partiu do projeto do Digital, entretanto haviam diversas mudanças de regras de negócio, apis, layout, ícones, assets e cores. Nesta talk vamos ver boas práticas de modularização e componentização de código para melhor reaproveitamento. Renderização e mudança em tempo de compilação. Diferenças e melhores usos de ferramentas do Xcode: Targets, Schemes, plist config, strings, Interface Builder e bundles. Com isso mostrar como portei um code base para um novo aplicativo num período curto.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Profissionalismo e TDD
Carlos Corrêa da Silva

Você já se perguntou por que um médico lava as mãos antes de fazer uma cirurgia? Você já teve aquele sentimento de que "deixar esse enorme pedaço de código ruim e horroroso" de lado, será melhor do que refatorá-lo? Bem, essa palestra é para você! Vamos conversar sobre o profissionalismo, como atuar como um desenvolvedor de software em determinadas situações. Também vamos ver um conhecido "code kata" sendo resolvido utilizando TDD.

Desvendando a mágica do ARKit
Bruno da Silva Dorneles

O novo framework de realidade aumentada da Apple funciona. E muito bem. Nessa apresentação vamos discutir como o framework funciona, desde o funcionamento dos sensores até as classes básicas do mesmo.Entenda os limites dessa tecnologia, e onde ela funciona.

17:40 às 18:30 FISH BOWL
Txai Wieser
The developer's Conference Porto Alegre 2017
Encerramento Coordenadores
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Juniors e Seniors. Também reomendado para iniciantes curiosos sobre as novidades do mercado.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.