TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.js Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook. A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Executando código inseguro com segurança usando o módulo VM
Rodrigo Krummenauer do Nascimento

Uma introdução ao módulo VM do Node.js e como o Rocket.Chat permitirá um sistema de plugins executando códigos de terceiros dinamicamente de forma segura.

Entendendo o CORE do NodeJS
Marcelo Henrique Rodrigues Serpa

NodeJS é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações server-side baseada em Javascript que trabalha com modelo de I/O não bloqueante o que torna as aplicações mais performáticas. Desde seu lançamento tem ganhando cada vez mais espaço no mercado tanto que empresas como Paypal, Netflix, Uber e Microsoft estão o utilizando. Entender como ele funciona, suas vantagem e desvantagens é muito importante para que possamos extrair o máximo dessa poderosa plataforma.

Nessa talk será discutido sobre como o modelo de concorrência utilizado no NodeJS pode ser mais eficiente que o modelo tradicional e detalhes de sua arquitetura como: event loop, I/O não bloqueante, V8 e Libuv.

11:10 às 12:00 Debugging NodeJS as you never seen before
Matheus Marchini

Depuração pode ser um assunto complicado, ainda mais em linguagens interpretadas de alto nível, como é o caso do JavaScript. Além disso, depurar aplicações que estão rodando em produção pode ser muito problemático, pois o processo de depuração costuma adicionar overhead e pode até mesmo congelar a aplicação.

Nessa sessão falaremos sobre a utilização do LLDB para realizar depuração post-mortem de aplicações Node. O lldb é um um debugger customizável e de alta performance, que permite - através da ajuda de plugins - fazer análises bem detalhadas do core dump de uma aplicação Node, ajudando a identificar memory leaks, objetos gigantes, handles impedindo o término da aplicação, etc.

AsyncHooks API: O recurso que você precisa e não sabia!
André Werlang

O Node.js 8 traz um novo recurso experimental: Async Hooks. Este recurso permitirá ao desenvolvedor associar uma sequência de funções (call stack) a recursos assíncronos (uma requisição HTTP por exemplo), e assim recuperar um dado criado por outra função superior no call stack. Vamos ver como ele funciona, como pode ser útil e também descobrir libs que já suportam este recurso.

12:10 às 13:00 O poderoso e onipresente NodeJS.
Jonatas Freitas

Nesta palestra faremos um teste de performance ao vivo com Socket.IO distribuído em um cluster de RaspberryPi. Um APP Android feito em Ionic será disponibilizado para o público ajudar nos testes de carga. Todo o eco-sistema será desenvolvido com NodeJS e os códigos serão disponibilizados no Github.

A ideia é demonstrar o poder de processamento do NodeJS em hardwares de baixo custo e também demonstrar o poder de atuação multiplataforma do NodeJS.

IoT, App's, front-end, back-end, Socket.io, uma pequena parte do que o NodeJS é capaz.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Understanding Memory Behavior on NodeJS
Raphael Amorim

Falar sobre memória no nodejs (V8) e também sobre o spidermonkey [Firefox], problemas comuns e mais complexos de leaks. Apresentando como debugar, detectar e resolver problemas com memória, além de mostrar casos reais de memory leaks da globo.com.

Thinking in GraphQL
Thiago Dorneles

Mais uma coisa nova agora chamada GraphQL? Quem é? De onde vêm? Do que se alimenta? Vamos abordar a que veio o GraphQL, contextualizando problemas atuais a qual ele se propõe a solucionar. Mudar nosso mindset em como comunicar dados com nossas APIs. Falar sobre como é usar em produção em uma aplicação de verdade avaliando os prós e contras na prática.

15:10 às 16:00 Servidor genérico, escalonável e em tempo real com Socket.IO
Paulo Santos

Nessa apresentação irei falar sobre a arquitetura de um servidor para jogos multiplayer online que necessitam de comunicação em tempo real (menos de 100ms).

Este servidor possui um protocolo genérico de comunicação, que pode ser utilizado não somente para jogos como para chats e outras aplicações que possuem um alto fluxo de dados e dependam de uma resposta rápida do servidor.

Devido a seu protocolo genérico de comunicação é possível utilizar várias instâncias desse servidor para aplicações diferentes sem mexer uma linha de código!

Node.js e o HTTP/2
Andre Luis dos Santos Eberhardt

Com a chegada da versão 8.4.0, o node.js começou a dar suporte experimental ao HTTP/2. Durante esta palestra vamos relembrar "o que é HTTP/2", discutir alguns pontos da API do módulo http2 do node e construir juntos um projeto que utilize algumas das features deste módulo - como o HTTP/2 Server Push, por exemplo.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 The road to Node(js)
Robson de Almeida

Do monolito aos micro-serviços. Do .NET ao NodeJS ? Como tem sido a transformação do backend de um dos maiores serviços de música do Brasil? Quais os desafios e estratégias que enfrentamos e porque decidimos mudar de plataforma, linguagem e de vida?

Como garantir a sua integração com testes de contrato
William Calderipe

Com o grande aumento do tópico API como um produto (API as a product) a tendência é que cada vez mais tenhamos que fazer nossos serviços se integrarem com outros. Mas o que garante que esses provedores vão ser sempre fiéis aos seus contratos? Que garantia temos que eles não vão mudar nada a qualquer hora e quebrar nosso serviço em produção? Vamos ser reativos e esperar somente para ver o problema quando ele já for tarde demais?

Nesta palestra vou falar o que são testes de contrato, quais são as ferramentas disponíveis e como usamos isso no NodeJS.

17:40 às 18:30 The Power of Node.js Streams
Paulo Diovani Gonçalves

Node.js oferece uma interface simples para trabalhar com Streams, sendo especialmente úteis para lidar com grandes arquivos ou grandes quantidades de dados usando mínimo de memória.

Node.js Streams permitem replicar ou mover dados entre diversas fontes, transformá-los como desejado e ainda monitorar todo o processo via eventos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Front-end e Back-end, desenvolvedores Node.js, empresários interessados em usar a tecnologia em sua empresa e interessados em aprender novas técnicas e tendências da tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.