TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Modern Agile Business Analysis
Luiz Cláudio Parzianello

Numa época em que startups surgem com novos modelos de negócio capazes de crescer exponencialmente com pessoas, produtos e processos incríveis, ameaçando as grandes empresas tradicionais, o que faz com que os praticantes da Análise de Negócios continuem atuando de forma linear e determinística? Modern Agile é um modelo proposto por Joshua Kerievsky que defende Entregar valor continuamente, Tornar as pessoas incríveis, Experimentar e aprender rapidamente, e Tornar a segurança emocional um pré-requisito. Modern Agile Business Analysis estende este modelo para a Análide de Negócios, tornando o praticante um agente de mudança capaz de atuar nos níveis de gestão e cultura organizacional.

11:10 às 12:00 A nova arquitetura modular do Java
Helder da Rocha

Há 3 anos em desenvolvimento, Java 9 finalmente foi lançada no último mês de setembro com várias novidades, sendo a maioria pequenas alterações nas APIs e máquina virtual. Mas a principal novidade - a arquitetura modular - terá grande impacto no desenvolvimento Java futuro e mudará a forma como aplicações em Java serão desenvolvidas. Nesta palestra apresentaremos as principais características dessa arquitetura, mostrando como construir programas usando módulos no Java 9. Discutiremos também alguns aspectos relacionados à problemas que poderão surgir na migração Java 8 para Java 9.

Turbinando Java EE com persistência poliglota
Otávio Gonçalves de Santana

Com o nascimento do Java EE 6, houve uma grande reviravolta no mundo Java EE. Um dos recursos mais marcantes com esse lançamento, certamente, foi o CDI. A injeção de dependência, além da extensão elevou as aplicações Java EE para um novo patamar e com lançamento do Java EE 7 e as promessas do CDI 2.0, com o Java EE 8, ficará ainda melhor! Porém, uma das grandes lacunas no mundo Java EE são as integrações com os bancos não relacionais. Tendo que, muitas vezes, realizar toda a programação e integração manualmente. Recém-lançado, o projeto JNoSQL, da Eclipse Foundation, visa a comunicação e integração da aplicação Java com os bancos NoSQL.

12:10 às 13:00 A "singularidade" está próxima, e o que você deveria saber sobre isso.
Gabriel Engel

A singularidade tecnológica é a hipótese de que a invenção da super inteligência artificial abruptamente provocar o crescimento descontrolado tecnológico, resultando em alterações incompreensíveis para a civilização humana. Hoje sabemos que não é apenas uma tecnologia que vai desencadear este fenômeno, mas a fusão das mais recentes inovações em biotech, DNA origami, 3d printing, Machine Learning, Quantum Computing, Nuclear Fusion, e por ai vai.

Nascer digital ou se transformar digital
Alessandro Costa

Por mais que o termo transformação digital esteja em destaque, muitas empresas acreditam que ''essa'' tal transformação diz respeito a um esforço de TI ou até mesmo só é pertinente a empresas de tecnologia e com isso acabam negligenciando o tema, no entanto o tema envolve todas as empresas que querem se manter ou se tornar competitiva em um futuro próximo, por isso vamos falar sobre transformação digital para empresas que pensam que não são de tecnologia.

InnerSource: Trazendo as práticas do open source para sua organização
Lucas Boscaini

Os projetos open source, por sua natureza, tem seu desenvolvimento distribuído entre múltiplas iniciativas, localizações e pessoas. Então, como esse ecossistema utiliza a tecnologia para coordenar entregas, processos e inovação alinhada a estratégia do produto? Descubra e leve todo esse aprendizado do open source para sua organização!

13:10 às 14:00 Elevando o mundo dos bots com a plataforma de nuvem da AWS.
Renato Barbosa / Fernando Sapata

Explorar novas interações para suas aplicações pode ser tão transformador quanto progredir em funcionalidades. Através de robôs de atendimento (chatbots) podemos tornar mais acessíveis diversos processos complexos. Transações financeiras, reservas de viagem, auto-atendimento ou mesmo automações técnicas: tudo pode ser controlado através de interfaces de linguagem natural.

Utilizando computação em nuvem, é possível desenvolver robôs altamente escaláveis e integrados. Desde o reconhecimento de fala até a integração com aplicações privadas, diversos serviços gerenciados simplificam este tipo de integração. Nesta sessão apresentaremos uma implementação de referência utilizando diversos serviços

14:10 às 15:00 Testes e automação em chatbots
André Dutra / Leticia Bomfin

O objetivo dessa palestra é compartilhar nossas experiências em testes de chatbots. Mostrar o que é um chatbot e suas diferenças, além de quais foram os nossos aprendizados, os desafios que enfrentamos e a automação de testes através de cases de bot em que trabalhamos na Take.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Data Scientist: os desafios e competências da "profissão mais sexy do século XXI"
Letícia Ange Pozza

Muito se fala sobre a necessidade de se ter mais cientistas de dados no Brasil (e no mundo) hoje. Cada vez mais vemos cursos aplicados, oportunidades de emprego e empresas construindo suas próprias equipes para coletar, armazenar, transformar e orientar decisões através dos dados. No papel, é tudo muito bonito, mas será que as empresas estão prontas para esses profissionais? E será que eles estão disponíveis no mercado? Na Cappra Data Science ajudamos a desenvolver a cultura analítica das empresas. Vou contar sobre uma pesquisa que conduzimos com mais de 300 profissionais no mercado, falando sobre os reais desafios de quem quer ser um cientista de dados hoje.

16:40 às 17:30 Infraestrutura sem intermediários com Apache CloudStack
Marco Sinhoreli

Eliminar processos burocráticos que geram gargalos é a proposta de uma plataforma de orquestração. Temos como exemplo o Apache CloudStack que é provado como um orquestrador capaz de entregar infraestrutura removendo processos que por muitas vezes impactam diretamente no time-to-market exigido pelo negócio. Os requisitos de segurança, rede, servidores e storage quando delegados ao usuário final, eliminam gorduras no processo de deploy, geram agilidade nas entregas e potencializa economia e satisfação em toda a cadeia de produção.

17:40 às 18:30 Plaquinhas, plaquinhas e mais plaquinas!
Alessandro Cunha

Kits de desenvolvimento sempre são um excelente passo para iniciar um projeto com Internet das Coisas. Diversos fabricantes de semicondutores fazem kits para demonstrar como seus lançamentos funcionam. Utilizar estes kits e ter o suporte do fabricante acelera em sobremaneira os projetos com IoT. Nesta palestra iremos mostras os 10 lançamentos mais recentes e pertinentes para a área de IoT que a AVNET teve contato nos últimos 12 meses.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.