TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque qualidade é responsabilidade de todos!

A Trilha se destina a pessoas ligadas ao desenvolvimento de software que querem mostrar conceitos e aplicações de teste não feitas somente por testadores. Caracteriza-se por uma trilha mais técnica que a Trilha de Teste onde programadores, UX, analistas de infraestrutura, etc... poderão mostrar como contribuem para a qualidade de suas aplicações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Garantindo a qualidade do seu software na nuvem
Filippe Costa Spolti / Ricardo Martinelli de Oliveira
Testar suas aplicações na Nuvem vai ficar mais fácil com Arquillian e Openshift. Venha conferir como garantir a qualidade do seu software em execução em sua Cloud privada e também para compartilhar conhecimentos nesta área que está em constante evolução.
11:10 às 12:00 Precisamos falar sobre teste automatizado de infraestrutura
Rafael Gomes
Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.
Desenhando infraestrutura para testes baseada em containers
Jorge Alberto Diz
Preciso testar um sistema, mas todas suas dependências vêm junto. Dados, conexões, logins, proxies, caches, configurações de rede e serviços de terceiros. Como criar um ambiente que possa ser usado para testes repetíveis por múltiplos interessados. A abordagem tradicional de criar ambientes compartilhados para teste/homologação não tem funcionado bem. Nesta apresentação, é proposto o uso de instrumentação para isolar as dependências, que passam a ser implementadas através de proxies em containers Docker. A infraestrutura resultante pode ser reproduzida automaticamente, permitindo a criação de ambientes sob demanda sem envolver necessariamente o pessoal de infraestrutura
12:10 às 13:00 Automatizando seus testes com Robot Framework
Claudenir de Freitas Machado / Walter José Pereira Moscardini
Nesta palestra apresentaremos como tal ferramenta auxiliou no processo de automatização dos testes, dado o contexto de Microserviços.
Testando aplicações PWA com Lighthouse
Jefferson Martins de Andrade
Lighthouse é uma ferramenta open source desenvolvida pelo Google que permite realizar testes e validações em uma aplicação web. O resultado mostra se a aplicação é uma PWA (implementa todos os itens do PWA Checklist do Google), se a performance e a acessibilidade da aplicação está boa, além de analisar o uso de boas práticas no desenvolvimento de aplicações web modernas. Nesta talk veremos como implementar o Lighthouse nos testes de uma aplicação PWA.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Automatização de testes no Front End
William Grasel Martins
TDD ainda é um grade tabu no desenvolvimento de UI e arquiteturas de Front End, isso quando não é um tema ainda completamente desconhecido pelos devs. A maioria das pessoas não sabe o que testar, quando testar e como testar cada coisa. Vamos entender todas as possibilidades de teste automatizados no Front End, desde os unitários, integrados e de aceitação, também conhecidos como e2e (de ponta a ponta), e quando utilizar cada um.
15:10 às 16:00 DevTest sem Azure DevTest Labs
Jaqueline Ramos
Demonstrando a utilização do conceito de DevTest em conjunto com ARM Templates (Azure Resource Manager), como solução em um ambiente onde o Azure DevTest Labs pode não atender a necessidade.
Melhorando a qualidade derrotando um mutante por vez
Lucas André de Alencar
Você sabe o que significa teste de mutação? É uma técnica que garante a REAL cobertura de testes em sua aplicação contra falhas de implementação. Essa abordagem é melhor do que uma cobertura por linhas, pois observa se os testes estão cobrindo totalmente todos os cenários possíveis e não apenas se os testes executaram todas as linhas de código implementadas. Descubra como testes de mutação podem te defender de bugs e defeitos em produção. Nessa palestra você entenderá o conceito e como aplicá-lo em Ruby.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 SonarQube: Como avaliar seus fornecedores e garantir a qualidade de suas entregas
Igor Rosa Macedo

Terceirizar o desenvolvimento de uma aplicação é um cenário muito comum em grandes empresas. Gerir a qualidade das entregas desses fornecedores, porém, não é algo trivial. Muitas vezes os problemas ficam explícitos desde a primeira entrega. Outras vezes só irão aparecer quando a aplicação está num ciclo de manutenção ou quando é necessário evoluí-la. O SonarQube ajuda a realizar o "shift-left" no processo, e acompanhar qualidade do que será entregue durante seu desenvolvimento. Além do acompanhamento, é possível ainda definir critérios de aceite baseados nas análises realizadas e também criar facilmente novas métricas e dashboards para avaliar a qualidade das entregas dos fornecedores.

17:40 às 18:30 Pare de testar em produção e comece a Mockar
Danilo Porcelani / Pedro Marcel Braga Mariano da Silva
Se você é um daqueles que fica fazendo testes em produção, tentando encontrar o porque os erros estão acontecendo e sempre descobre que mesmo quando tudo ta ruim, ainda pode ficar pior, tá na hora de discutirmos mais sobre mocks e infraestrutura imutável. Nesta palestra, abordaremos os conceito, técnicas e ferramentas que podem de forma simples e rápida garantir o correto funcionamento do seu sistema e principalmente facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades.
A importância de um bom relacionamento entre o Tester e o Desenvolvedor
Ronaldo Carlucci Neto
Promover uma palestra mostrando ambos os lados, do bom relacionamento e também do mal relacionamento entre um tester e um desenvolvedor, e sempre focando no projeto final. Com a experiência adquirida em mais de 12 anos atuando na área de tester (Como Tester e Gerenciando Testers), ilustrar o qual é importante o BOM relacionamento entre ambos os lados.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa ligada ao desenvolvimento de software


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores