TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Domine a plataforma que domina o mundo

Cobrindo de celulares até os carros, passando por iOT e wearables, o Android é uma plataforma completa para entrega de aplicações. Nessa trilha teremos palestras que cobrirão desde o início até conceitos avançados, sempre focando no desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Testes no Android, como e porquê?
Thales Machado

Fazer release sem dor de cabeça. Pegar os erros antes de ir pra prod. Adicionar novas features sem medo. Descubra por que testar sua aplicação é importante sim e acelera seu desenvolvimento!

Android Apps CI
Eduardo Carrara de Araujo

Integração Contínua (CI) é um conceito em alta já alguns anos em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento de software. Por diversas razões o desenvolvimento mobile ficou para trás por bastante tempo, no entanto ao longo dos últimos anos muitas ferramentas apareceram e hoje esta já uma realidade que pode ser aplicada aos seus apps e bibliotecas. Nesta palestra será abordada a importância do CI para um time Android, as vantagens ao se adotar, algumas ferramentas disponíveis e um estudo de caso de implementação que tem dado certo.

11:10 às 12:00 Monetizando de forma fácil com a nova Play Billing Library
Neto Marin

A monetização com apps mobile é algo perseguido por praticamente todos os desenvolvedores, mas nem sempre é simples lidar com as diferentes APIs e formas de pagamento. Em 2013 o Google lançou a terceira versão da sua In-App Billing API, facilitando a vida dos desenvolvedores que queria disponibilizar compras e assinaturas dentro dos seus aplicativos. Mas ainda sim, recebíamos feedbacks de desenvolvedores que tinham dificuldade em usar essa API, por isso em 2017 lançamos a Play Billing Library que irá facilitar ainda mais, oferencendo um client nativo para a In-App Billing API. Nessa palestra vamos ver como utilizar essa biblioteca e monetizar com o seu app!

12:10 às 13:00 NoSQL com Android - Como o novo paradigma de armazenamento de dados muda a forma de fazermos apps
Amelia Pessoa

Dadas as novas necessidades advindas do crescimento dos dados, os bancos NoSQL surgiram com a proposta de melhor performance e maior facilidade de modificação. Esse ganho provoca perdas em outros aspectos, como por exemplo, atomicidade e consistência, propriedades estas consolidadas nos bancos de dados relacionais. Esta palestra busca explicar os conceitos deste novo paradigma, falando sobre seus prós e contras e diferenciando os tipos mais comuns de NoSQL; fala ainda sobre como esse novo modelo traz valor para o desenvolvimento de apps, afetando a experiência do usuário e a produtividade do time de desenvolvimento e finaliza trazendo exemplos das ferramentas disponíveis para Android.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Segurança no Android
Rafael Dionísio Toledo

A cada dia aumenta a popularidade do Android, com aplicativos chegando a milhões, e até bilhões de downloads. Mas estamos preparados para lidar com todos esses dados? Estamos criando aplicativos seguros? Nesta apresentação conheça ferramentas e técnicas que podem ajudar a encontrar vulnerabilidades nos aplicativos desenvolvidos, bem como boas práticas de programação defensiva que podem evitar dores de cabeça futuras.

15:10 às 16:00 Android O - Notification Channels
Anderson Silva

Veja como o sistema sistema de notificação vai melhorar muito a vida do usuário o que você precisa fazer para tomar proveito desta novidade incrível.

Persistência de dados no SQLite com Room
Nelson Glauber de Vasconcelos Leal

Persistência de dados utilizando SQLite no Android sempre foi um tema muito polêmico, pois a API nativa da plataforma requer um monte de "boilerplate" para simplesmente inserir ou recuperar uma informação do banco de dados. Com isso, uma imensa variedade de ORMs (Object Relational Mapper) e até outras soluções foram lançadas no mercado, mas nenhuma delas se tornou uma unanimidade entre os desenvolvedores. Entretanto, no Google I/O de 2017 foi apresentado o Room; uma biblioteca que promete padronizar de vez a persistência de dados com SQLite utilizando anotações e comandos SQL já conhecidos pelo desenvolvedor. Nessa palestra, exploraremos em detalhes o funcionamento dessa nova biblioteca.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Usando Delegations no Kotlin
Felipe Rodrigues

Kotlin provê o Delegation pattern por padrão na linguagem, nessa apresentação aprenderemos o conceito de Delegation, o que é Delegation properties e como extrair todo o potencial dessa feature do Kotlin.

Programação funcional no Android: é possível?
Lucas Albuquerque de Oliveira Silva

Um paradigma dos mais antigos que voltou a rodear a nós, desenvolvedores, e nos abrir para novas possibilidades devido a evolução na capacidade de processamento das nossas máquinas.

Mas será que isso é uma realidade apenas para devs de aplicações server-side ou nós, desenvolvedores mobile Android, também podemos usufruir dessa fonte?

17:40 às 18:30 Evoluindo arquiteturas reativas
Ubiratan Soares

Nessa palestra serão discutidas abordagens para criação de aplicações Android usando programação reativa aplicada à arquitetura da aplicação, com base na experiência intensiva voltada à criação de apps móveis no Magazine Luiza. Serão exploradas técnicas como Model-View-Presenter e outras para ilustrar como podemos fazer uma aplicação ser 100% reativa no contexto do Android.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedoras e desenvolvedores interessados em fazer aplicativos nativos para Android


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores