TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData BigData, muito além dos 3Vs

Entenda do que se trata esse fenômeno com potencial para mudar o mundo. Venha discutir e entender sobre as promessas, oportunidades e dificuldades desde de a captação, o processamento e visualização dos dados e como isso tudo se difere do BI tradicional (Insights vs KPIs).

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Elytics: Métricas em tempo real no Elo7
Mike Rodrigues Dias

Métricas, métricas, métricas! No Elo7, tanto as métricas de sistema (cpu, mémoria, disco, logs, etc) quanto as métricas de negócio (pedidos, carrinhos, mensagens) importam bastante. Tudo o que acontece no site é capturado, metrificado e monitorado em tempo real para que nós possamos saber se estamos indo bem ou mal e para onde devemos seguir. Para que isso seja possível nós criamos o Elytics: um conjunto de ferramentas combinadas com o propósito de fornecer uma solução completa para a análise de dados e tomada de decisão em tempo real.

11:10 às 12:00 Sistemas de Recomendação na OLX: como colocar um produto de dados em produção patrocinador
Raúl Rentería
A construção de um serviço de recomendação escalável, com boa testabilidade e que possibilite evolução de forma ágil, não é uma tarefa trivial. As principais técnicas para construção de sistemas de recomendação são bem conhecidas, mas a sua utilização na prática traz desafios cujas soluções requerem alguns anos de experiência em aplicações reais, ainda mais relevante quando se tem mais de 1TB de dados dos usuários, todos os dias. Nesta palestra será apresentada a experiência da OLX com sistemas de recomendação e todos os processos envolvidos na sua criação, como um produto de dados,desde as dificuldades encontradas no levantamento dos dados até os últimos testes.
Big Data ? Mais do que conhecimento, é necessário criatividade.
Rosangela de Fátima Pereira Marquesone

Big Data está proporcionando vantagens competitivas para empresas por meio da extração de valor de grande volume de dados. Para isso, sabemos da necessidade de profissionais habilitados para lidar com os dados, desde sua captura, até sua utilização efetiva nos negócios. Mas casos de uso de sucesso em Big Data comprovam que mais do que conhecimento, a criatividade para transformar os dados em valor é que se torna um diferencial competitivo. A palestrante apresentará casos de uso inspiradores de Big Data, e dará diretrizes para que empresas possam explorar essa area com sucesso.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 BI Sobre Big Data - Como fazer?
Leandro Mendes Ferreira

Com a demanda atual dados, sistemas tradicionais de BI vem apresentando problemas tanto de escalabilidade como de disponibilidade e manutenção. Além disso esse tipo de sistema possui custo extremamente elevado em hardware como os appliances e custos de licenciamento dos softwares.

Por outro lado Big Data se mostra uma alternativa exponencialmente mais potente e muito mais barata.

Então, como eu posso migrar meu BI para o mundo de Big Data,

Nessa palestra veremos com utilizar um sistema baseado em ferramentas de Big Data, os processos e a modelagem de dados para criar nosso BI.

Abordaremos a ferramentas Streamsets (ETL), Cassandra/Hive (BD), PrestoDB (OLAP) e Superset (Visualização).

14:10 às 15:00 A evolução da análise de dados: Um caminho tecnológico do BI tradicional ao Big-Data.
Carina Mendes

Pilares importantes trazidos do Business Intelligence, uma metodologia aplicada há mais de dez anos nas empresas, podem servir como base para atender as novas demandas do Big-Data. Como esses conceitos e ferramentas podem trabalhar juntos. Tanto como um desenvolvedor, arquiteto ou gestor é necessário compreender a evolução das demandas de nossos usuários, se atentar quais são as propostas dos provedores de tecnologia para o mundo de análise de dados. Nesta palestra iremos falar sobre conceitos, compreender as mudanças, metologia nas implementações e diferenças na arquitetura algumas plataformas existentes no mercado para análise de dados.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando o Apache Kudu como Workload Analítico
Alan Silva / Claudio Seidi Takamiya

Um dos grandes desafios quando desenvolvemos um sistema de Workload Analítico em Tempo Real é trabalhar com dados que mudam de forma rápida em um intervalo de tempo muito baixo.

A proposta dessa apresentação é justamente demonstrar como o Apache Kudu pode facilitar a utilização desse tipo de caso de uso e ao final realizar uma demonstração na prática de uma solução que contempla essa questão.

16:40 às 17:30 Caso de uso de aplicação de comparador de preços com Big Data
Mauricio Tavares S Lins

Mostrar um caso de uso de uma aplicação de comparação de preços por produtos, apresentando todo o fluxo percorrido dos dados . Apresenta o uso de tecnologias do ecossitema Apache Hadoop para realizar o processamento near real-time dos dados.

17:40 às 18:30 Como construir um pipeline de ETL usando Apache Beam no Google Cloud Dataflow
Lucas Nascimento Arruda

Hoje cada vez mais as empresas estão buscando insights de negócio analisando grandes massas de dados geradas por uma infinidade de sistemas. Para chegar neste patamar de Analytics em Big Data é necessário construir um pipeline de ETL que permita processar dados crus obtidos de diversas fontes e transformá-los em uma massa apropriada para análise com ferramentas como o Tableau.

Este processo pode ser realizado por meio de uma série de métodos/ferramentas, mas nesta apresentação irei mostrar um modelo unificado de programação criado no Google e aberto OpenSource com o nome de Apache Beam. Construiremos um simples pipeline que será executado na nuvem pelo serviço Google Cloud Dataflow.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 18 de Julho de 2017

9 às 18 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que querem conhecer mais os conceitos de big data, incluindo arquitetos de soluções empresariais, arquitetos de soluções de big data, cientistas de dados e analistas de dados.


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores