TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Aprenda o estilo de vida Pythonico!

Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pense como um Pythonista
Luciano Ramalho

Python é uma linguagem elegante e consistente, baseada em alguns princípios fundamentais cuja compreensão permite um uso melhor de seus recursos e bibliotecas. Nessa palestra falaremos sobre tipagem dinâmica, iteradores e o modelo de objetos (Data Model). Veremos como aproveitar esses princípios para produzir código mais claro e, frequentemente, mais eficiente também.

11:10 às 12:00 De olho nos gastos públicos com Python: como contribuir com a Serenata de Amor
Eduardo Cuducos / Felipe dos Santos de Morais

A Operação Serenata de Amor utiliza Python e data science para aumentar o controle social sobre os gastos públicos: estamos de olho em gastos da Câmara e do Senado Federal, e estamos começando a olhar para os municípios também. Nosso projeto é composto por algumas ferramentas em Python, de código fonte aberto, e essa palestra apresentará o propósito de cada um deles, os gargalos e soluções técnicas e, principalmente, como contribuir com cada um deles ? já que só utilizamos código e dados abertos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 AudioLazy em 2017!
Danilo de Jesus da Silva Bellini

Um resumo do que é a AudioLazy, biblioteca Python para processamento de sinais capaz de processar, sintetizar e analisar áudio em tempo real.

Criando um termostato conectado com Python e Raspberry Pi Zero
Neto Marin

Um dos processos mais importantes da fabricação de cerveja é o controle de temperatura da fermentação. Isso é feito, em geral, com termostatos externos que tem temperaturas de controle e acionam relês que controlam a geladeira. Mas, esses termostatos são "off-line", ou seja, só é possível configurar e ver a temperatura se você estiver fisicamente em frente ao termostato. E depois de uma cerveja congela (e quase perdida), Neto Marin resolveu desenvolver um termostato que pudesse monitorar e controlar via Internet. O protótipo já está funcionando e foi feito com uma Raspberry Pi Zero e usando Python como linguagem. Nessa palestra, será demonstrado o código fonte e a arquitetura do projeto.

Automação Residencial com Python
Ricardo Salveti / Úrsula Junque

Imagina poder criar soluções para automatizar sua residência com controle de todos os dados e dispositivos, utilizando melhores práticas e protocolos IoT e ainda completamente em Python?

Esta apresentação ira demonstrar como você pode automatizar sua própria residência utilizando Python tanto nos microcontroladores (MicroPython) quanto no serviço de automação residencial (Home Assistant), mostrando como controlar sensores comuns e complexos com uma solução de fácil desenvolvimento e deployment, onde só basta o conhecimento da maravilhosa linguagem Python :-)

14:10 às 15:00 Conheça Ray o novo framework Python
Regis da Silva Santos

Você conhece o Ray? Ray é um framework escrito em Python que ajuda você a entregar software bem projetado sem ficar preso ao seu framework. Venha conhecer o Ray e suas vantagens.

Landing Page em 15 minutos com Flask
Lays Rodrigues Silva

Já ouviu falar de Flask? Não? Ele é um micro framework python para desenvolvimenot de aplicações web. Nesta palestra pretendo apresentar um live coding onde no fim você terá o conhecimento necessário de fazer o seu primeiro landing page com Python. Pelo menos essa é a ideia! =D

Flask + Docker: projeto WEB pá-pum em containers
Patricia Morimoto Minamizawa

A proposta é apresentar, de forma resumida, o que são Dockers e porque utilizá-los, além de mostrar uma aplicação Flask Web simples rodando em container, usando docker-compose para orquestração dos containers do projeto. Neste hands-on, será monstrado os passos básicos necessários para colocar as aplicações no ar. É uma apresentação para desenvolvedores iniciantes e/ou que não tenham experiência com Dockers.

De SQL para ORM Django: como transformar e ser feliz
Beatriz Uezu

Nessa palestra mostrarei como transformar consultas SQL em consultas ORM Django.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Trabalho Remoto e seus desafios
Eric Hideki Imai Satake

O trabalho remoto traz muitos benefícios como horário mais flexível, não ter o deslocamento até o escritório e também o conforto de sua casa. Porém há também outros desafios como organização, separar o que é trabalho e o que é deveres de casa, assimilar custos e etc. Trabalhando há 2 anos remotamente, nessa apresentação pretendo demonstrar algumas técnicas de organização e produtividade que auxiliam no melhor desempenho trabalhando remotamente, além da comunicação entre o time.

O que a comunidade Python tem a te oferecer!
James peres

Já se perguntou por que a comunidade Python cresce mais e mais a cada dia? Quer saber onde vivem, o que fazem, do que se alimentam? Mais do que um bando de loucos reunidos ao redor de uma linguagem de programação, a comunidade Python é uma motivadora de sonhos! Vamos falar dos motivos pelos quais ela não para de crescer, quais são seus diferenciais e no que ela está disposta a te ajudar. Do quanto ela é importante para quem está começando, e como você também pode fazer parte dessa grande ? e incrível ? família. Queremos compartilhar o poder que ela tem de apoiar as pessoas e seus sonhos, com inclusão, motivação e um ambiente sempre acolhedor e cheio de energia!

Python para Machine learning - como otimizar seu pipeline de ML com simples tweaks
Vinicius Mesel

Irei apresentar uma série de tweaks, bibliotecas e formas de pensar que podem permitir uma maior velocidade em desenvolvimentos de pipelines de machine learning, levando rapidamente a uma série de benefícios.

Performance Analysis 101
Tarsis Azevedo

O que aprendemos na faculdade sobre performance não é suficiente para cobrir as necessidades de um software de alta performance, pois otimizações de algoritmos e código não fazem, necessariamente, seu programa eficiente e rápido.

Nessa palestra apresentarei ferramentas para analise de performance de programas python, para testes de carga e também cobrirei a analise depois que sua aplicação está em produção. Também mostrarei tecnicas sobre como chegar ao problema raiz mais rápido e como montar uma infraestrutura de métricas.

*O escopo da palestra será aplicações web com python, rodando num ambiente linux.

16:40 às 17:30 REST APIs com Python e Microserviços
Bruno Rocha

Nesta palestra irei falar um pouco sobre o que é uma API Rest, como se consome uma API deste tipo, quais os principais requisitos de uma boa API, quais recursos estão disponiveis no Python, e principalmente no Flask e no Sanic e o que usar para ter bom desempenho, clareza e boa documentação.

Além disso irei mostrar como obter desempenho usando arquitetura de microserviços com processamento distribuido e o novo framework Sanic (que promete ser o Flask para Python 3)

Introdução a Serverless para Pythonistas
Lucas Reis Costa

Este Talk introduz o paradigma Serverless do ponto de vista do desenvolvedor Python.

  • Introdução aos conceitos da Arquitetura Serverless e as diferenças do modelo de servidores tradicionais
  • Panorama do ecossistema de provedores (AWS, Google, IBM, Microsoft)
  • Ferramentas Open Source para Python
  • Visão geral do Serverless Framework com foco em AWS Lambda e outros serviços
  • Dicas para desenvolvimento em Python usando o Serverless Framework
  • Como fazer o setup de uma API REST
17:40 às 18:30 Navegando por grafos com Python
Bernardo Fontes

O mundo vai muito além do postgres ou mysql. Nessa apresentação, vou falar um pouco sobre o Neo4j, um banco de dados orientado a grafo, quais possíveis aplicações que podem se beneficiar do seu uso e exemplos de integração com Python utilizando as bibliotecas py2neo e networkx.

Lightning Talks
The Develope's Conference São Paulo 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer um que queira aprender Python


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores