TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Agilidade, produtividade e boas práticas

Entenda como e porque Ruby está presente em tantas startups de sucesso. Venha aprender mais sobre o ecossistema, as principais ferramentas da linguagem e cases de sucesso com os melhores profissionais da área.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Explorando stacks do Ruby
Gabriel Ferreira

Ruby poderia ser apresentado juntamente com algumas qualidades: é uma linguagem expressiva, simples, semântica, dinâmica, e, internamente, complexa. Todas essas funcionalidades ocultam uma complexidade lógica que reside internamente no Ruby, e que conferem todo o dinamismo da linguagem. Nesta talk, proponho uma imersão ao processo de gerenciamento de stacks e escopos realizado internamente pelo YARV, a máquina virtual do Ruby.

Construindo aplicação Rails preparadas para uma arquitetura de Microserviços
Lucas André de Alencar

Como construir aplicações Rails preparadas para quebrar em serviços menores e especializados no futuro? Rails Engines é o caminho! Descubra como construir aplicações quebráveis em serviços, se aproveitando da simplicidade de aplicações monolíticas e construindo um futuro melhor com arquiteturas de microserviços.

11:10 às 12:00 Como métricas e dados podem guiar seu processo de desenvolvimento de software
Karla Garcia

O desenvolvimento de software não deve ser guiado com base em achismos ou opiniões infundadas. Devemos sempre procurar utilizar dados para provar ou contrariar nossas hipóteses. Recentemente meu time e eu precisamos melhorar a performance de um processo e adotamos algumas medidas para garantir que nossas ações trariam resultados positivos. É sobre o procedimento que realizamos para alcançar esse objetivo que que irei falar. Apresentarei como instrumentamos nossa aplicação, o problema identificado, a solução proposta e como fizemos para confirmar que essa solução era mais performática que a atual.

Manipulating Ruby Abstract Syntax Tree
Jônatas Davi Paganini

You're using Ruby everyday but have you checked how Ruby interprets your code?

In this talk I'll show you how Ruby code is tokenized and parsed. Then, we'll go deeply on the code representation: the Abstract Syntax Tree.

Access this meta data about the code can be useful for code metrics and automated checks about syntax, code style and anything your mind can invent about code manipulation.

Handing the AST is possible to search for some meta code and replace systematically.

We'll see how how tools like RuboCop does it and also how you can create your own patterns to check code systematically.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Elixir a language for Rubyists (and the future)
João M. D. Moura

If you interest on new technologies and believe we can build better software, this talk is perfect for you.

We?ll go trough basics of understanding how technology is evolving, check the languages related to this process and dive into Elixir by checking its ecosystem around web development. We?ll talk about Elixir?s greatest features and also about what is Functional Programming and how its is driven by it.

This talk will also point out the similarities between Elixir and other languages like Ruby, aiming to help developers to understand it in an easier way. If you are a web developer you will probably feel great about this talk.

14:10 às 15:00 Sua aplicação ruby end to end
Willian Molinari

Você entende tudo que acontece desde que o usuário digitou o domínio da sua app até o momento que a sua página está totalmente carregada? Onde que seu código interage com o usuário? Nessa palestra vamos ver o máximo possível do que acontece e como sua app interage com tudo isso.

Vamos sair do navegador do usuário, passar pelo sistema operacional, sair pela rede, chegar no servidor web, servidor de aplicação, passar pelas entranhas do Rack e do Rails, passar pelo código da sua app e voltar até a construção da página e interação com o usuário.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Boas práticas com api de coleções em Ruby
Renan Ranelli

Com o aumento da popularidade das linguagens funcionais, cada vez mais vemos o uso de interfaces que aceitam "first-class functions" (também chamadas de "lambdas/procs"). O módulo Enumerable é o responsável pelos super-poderes da API de coleções do Ruby, e certamente todo rubista experiente já usa e abusa do mesmo. Apesar disso, é muito comum ver desenvolvedores ignorando varios métodos úteis, "re-implementando" os mesmos diversas vezes. Vou apresentar diversos exemplos reais de "más práticas" e vou mostrar alternativas "melhores" para eles. Apesar dos exemplos considerarem Ruby apenas, o conhecimento é relevante p/ qualquer linguagem que possua uma api de coleções.

16:40 às 17:30 Abordagens de integração React e Rails
Rafael Gibim

Dissecando técnicas de integração de ReactJS e Ruby On Rails, desde sua implementação até testes automatizados.

Melhorando o código da sua aplicação Rails
Edgar Yonemura

Manter boas práticas e um código legivel é essêncial na hora de desenvolver uma aplicação Ruby on Rails, principalmente quando sua aplicação começa crescer. Nesta palestra vou mostrar como pequenas mudanças podem melhorar sua aplicação Rails.

17:40 às 18:30 Hanami: elemento para arquitetura evolucionária e conciso design de software
Hélio Costa e Silva (hlegius)

Hanami se propõe a ser um framework web completo ainda que simples e leve para o desenvolvimento de aplicações e APIs. Compramos a ideia e a levamos para outros níveis!

Nesta apresentação, mostrarei como, mesmo ainda na versão beta (ainda sob o nome Lotus-rb), este framework possibilitou construirmos nosso Core API, evoluindo a arquitetura desde o Layered Architecture até Hexagonal e Eventos, buscando alinhar-se ao negócio através da Ubiquitous Language e Tactical & Strategical Patterns do Domain-Driven Design ao longo destes 14 meses que estamos rodando com o Hanami em produção.

Inspire-se com os desafios vencidos ao longo deste processo e possíveis próximos passos!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Público geral


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores