TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Aprenda a mandar no sistema operacional que move o mundo móvel

Para os que estão começando, já estão algum tempo ou pessoas experientes e que tem a consciência que devemos nos atualizar dentro deste sistema operacional que se reinventa nas nossas mãos a cada ano.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Kotlin no Android
Aline Ayres

Nessa palestra iremos mostrar como construir uma aplicação android usando Kotlin e algumas dicas de interoperabilidade do código Java com Kotlin. Apresentar sintaxe e hacks interessante sobre a linguagem com Android e porque tem se tornado uma linguagem que tem sido muito adotada pela comunidade de desenvolvedores Android.

11:10 às 12:00 Android Architecture Components: 1 ano depois
vinicius hisao suzuki / Tomaz Rocha da Silva
Depois de um ano da apresentação do Google sobre Android Architecture Components, vamos dar nossas impressões de utilizações em ambiente caos/profissional. Como foi a migração, o que migramos, o que ficou para trás e o porque das decisões.
Kodein: KOtlin DEpendency INjection
Guilherme Torres Castro

Kodein é um container de injeção de dependência escrito em kotlin bem simples e fácil de usar, e ainda assim bem flexível. Nessa palestra vamos também abordar as diferença e semelhanças entre ele e o dagger assim como conceitos básicos de injeção de dependência.

12:10 às 13:00 Android: Continuous Integration & Continuous Delivery
Rafael Toledo

Nessa apresentação, veremos como construir um pipeline de CI e CD para Android. Desde a criação e configuração de um Git Flow, até a integração de linters, boas práticas de code review, cobertura de código e execução de testes. Também veremos como distribuir seus apps com um clique tanto no Crashlytics Beta quanto no Google Play.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Pleasantly Fast Gradle Builds
David Tiago Conceição

Boa parte da rotina de um desenvolvedor Android envolve iterar sobre o código de um determinado aplicativo. O ciclo codificar, compilar e testar geralmente é repetido muitas vezes no dia-a-dia. E nada pior neste ciclo do que aguardar longos períodos de compilação. Neste talk, apresento diversos ajustes e configurações que podem ser efetuados para otimizar o tempo de build em diversas situações. As principais configurações, os recursos mais recentes e uma visão de como entender quais etapas estão derrubando a performance de build serão apresentados de maneira clara e com máximo esforço para desmistificar a complexidade do Gradle.

15:10 às 16:00 RxJava além dos Observables
Emanuel Machado da Silva / Danilo Carvalho

RxJava mudou o meu mundo. Depois que eu descobri a programação reativa, meu jeito de enxergar o tráfego de dados no meu código mudou, e o núcleo dessa revolução é nossa querida classe Observable. Mas o RxJava (e o RxAndroid) pode nos dar muito mais controle do que isso - Flowables e Singles, Maybes e Completables, Subjects e TestObservables. RxJava é muito mais do que a classe Observable, e eu quero apontar o dedo pras partes dele que talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas pode ser exatamente aquilo que você vai precisar semana que vem.

Porquê não animações?
Laiza Clavelares

Aprenda como criar animações simples e rápidas que proporcionarão uma experiência melhor e mais fluída para o seu usuário. Veja como utilizar algumas APIs do Google para tornar sua aplicação mais interessante, assim como animações personalizadas que serão uma base para você usar sua imaginação e criar suas próprias interações.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 MVI: Model-View-Intent, trazendo algo novo pro mundo Android
Emanuel Machado da Silva

Não faltam modelos de arquitetura por aí - Mesmo não tendo um novo todo dia (diferente de bibliotecas de Javascript...), tem tantos como MVC, MVP e MVVM que eles ficam parecendo a mesma coisa, mas é sempre interessante quando trazem algo diferente pro mundo Android. O Model-View-Intent, mostrado ao público em 2017 (sim, ano passado!) usa alguns nomes que você provavelmente já conhece, mas com uma idéia diferenciada: A única comunicação que a sua View pode receber acontece através de um único método, que recebe um único estado imutável. Intrigado? Eu também fiquei, mas depois de alguns meses trabalhando desse jeito diferente, eu quero te contar como funciona essa idéia maluca.

17:40 às 18:30 Integrando análise estática de código em seu projeto Kotlin com Detekt
Fernando Barbosa

Com a crescente adoção do Kotlin em projetos Android e visando sempre a qualidade de nossos códigos escritos, principalmente em projetos em equipe, é preciso conhecer técnicas de análise estática para evitar refatorações e adoção de padrões pessoais, detectar uso incorreto da linguagem e inconsistências do código.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em fazer bons aplicativos.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.