TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Abordagens para adoção/transformação ágil através de Coaching e Mentoring
Emerson Hernandez / GUILHERME SILVA DE LACERDA

Nesta palestra, iremos apresentar um conjunto de padrões de Agile Coaching e Mentoring, que identificamos ao longo de trabalhos de adoção e transformação ágil em empresas públicas e privadas. Estes padrões nos foram úteis nos diferentes caminhos que as empresas precisavam trilhar, nos ajudando a reconhecer e atuar mais próximo das pessoas, visando sempre criar produtos melhores e que agreguem valor para os clientes.

11:10 às 12:00 Escolhi uma plataforma para desenvolver. E agora?
Marlon Brandão de Sousa

Nesta palestra, falaremos sobre quais são os primeiros passos sugeridos para quem não enxerga e decidiu escolher uma nova plataforma de desenvolvimento ou linguagem de programação para trabalhar profissionalmente. Apesar de a experiência ser baseada em histórias de programadores cegos, muitos dos pontos se aplicam perfeitamente ao público que enxerga. Com algumas mudanças de plataforma na carreira, percebemos que alguns dos pontos a serem observados são muito similares a cada mudança. Esperamos, assim, fazer com que as suas próximas mudanças sejam mais tranquilas e produtivas também!

12:10 às 13:00 Por dentro do cibercrime brasileiro.
Ramiro Pozzani

Enquanto segurança está na mente de todos os profissionais envolvidos em TI, poucos realmente entendem quais os fatores que tem levado a explosão do crime digital brasileiro. Sabemos que devemos nos defender, mas de quem exatamente estamos nos defendendo? Essa palestra, através de análises ténica, de diversos cases visa demonstrar aos participantes como funcionam, se organizam e agem os criminosos brasileiros. Os principais cases estudados serão: * Análise de phishing (demonstrando o que de fato encontramos em um servidor que hospeda phishing) * Analise de malware e outros artefatos brasileiros * Entendendo o "Fraud as a Service" brasileiro * Diversos outros casos relevantes ao pais

13:10 às 14:00 Desafios com onboarding em grandes projetos open source: falando de Kubernetes
Ellen Körbes

Projetos open source extremamente grandes apresentam um conjunto peculiar de desafios. Dentre eles está a questão do onboarding, e muitos que já tentaram participar de um projeto desses sentiram na pele este problema.

Nesta palestra vamos discutir desafios e soluções relacionados a essa questão, e em particular sobre como isso se aplica ao projeto Kubernetes: como as coisas funcionam atualmente, onde esse processo pode melhorar, e que iniciativas estão sendo tomadas hoje para tornar o projeto mais acessível amanhã.

Extremamente relevante para todos que tenham interesse em se tornar contribuidores do Kubernetes e/ou projetos relacionados.

14:10 às 15:00 Big Data para Machine Learning
Renan Oliveira

Como um engenheiro de dados se encaixa nesse mundo aonde Machine Learning tá cada dia mais presente? Nesse momento que temos mais tecnologias estáveis em Big Data como se preparar para receber o mundo do AI/Machine Learning que tá cada dia mais presente nessa área. Vamos mostrar como isso tudo é natural e contar um pouco sobre a nossa experiência de transição nesse mundo e falar sobre os desafios de Machine Learning no mundo de Big Data :)

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Consistência de dados entre microservices utilizando serverless e FaaS
Elder Moraes

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação!

Será? Já parou para pensar nos dados de cada serviço? E nos dados compartilhados entre eles? E pior: já pensou nas transações entre serviços?

Transações ACID não servem mais. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então?

Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices.

Afinal, de que adianta dezenas, centenas... milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis?

Trabalhando com feature-toggle em microserviços
Brunno dos Santos Leite

Apesar de ter muitos benefícios, não é um mar de rosas utilizar feature toggle em ambientes com microserviços. Existem diversas complexidades adicionais enfrentadas por quem possui no meio do caminho filas assíncronas, aplicações com vários fluxos para execução de ações e aplicações legadas. Uma simples virada de chave no toggle pode trazer várias inconsistências se o mesmo estado não for o mesmo em todos os pontos que o feature toggle é aplicado. Nessa talk vou falar sobre como lidar com esses problemas, e demonstrar como temos resolvido as complexidades que envolvem o toggle na engenharia de produtos da Locaweb.

16:40 às 17:30 Ensino de IoT e medição climática, o que tem a ver?
Carlos Grahl

Ensinar Eletrônica, lógica e programação nas escolas públicas através da montagem de uma estação meteorológica é a proposta do TemperaturaAqui. Estamos fazendo a maior rede nacional de sensores climáticos e todos podem participar. Vamos falar de NodeMCU, Raspberry PI, Crowdfunding, AWS, Minecraft, sensores e muito mais.

17:40 às 18:30 Impulsionadores: Criando propósito em sua usabilidade
Julio Matos

Um dos maiores mistérios que envolve todo profissional de UX é entender como as pessoas se engajam em determinadas interações e abandonam outras. Para além da pesquisa sobre um comportamento esperado é interessante perceber a capacidade humana de se integrar com uma nova possibilidade e rapidamente estabelecer uma conexão. Este é um tema bastante estudado por desenvolvedores de jogos, que buscam criar elementos impulsionadores, aqueles que fazem conectar as próprias decisões do usuário ao seu resultado. Neste papo, vamos demonstrar estes elementos impulsionadores vindos das teorias de Game Design que podem ser o fiel da balança na sua usabilidade.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.