TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.JS Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook.

A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 GraphQL descomplicado
César Lawall

Criada pelo Facebook, o GraphQL apresenta-se como uma alternativa ao modelo REST. Vamos mostrar um pouco da especificação e expor uma implementação simples no Node, mostrando como ela encaixa-se perfeitamente com qualquer modelo de dados.

Habilitando HTTP/2 e Conversando com o Browser
Matheus Donizete Matos da Silva

Como funciona o HTTP/2 com NodeJS? Entenda as implicações, abordagens e recursos existentes para auxiliar na performance das suas aplicações web abordando também a Web Cache API e questões de performance na integração entre cliente e servidor.

11:10 às 12:00 ChakraCore e o início de uma nova era na comunidade Node.js
Matheus Marchini

A chegada do ChakraCore - motor JavaScript utilizado pelo Microsoft Edge - quebrou um dos maiores paradigmas existentes no Node.js desde a sua criação ao trazer a possibilidade de utilizar um motor JavaScript diferente do Google V8. Mas o que isso significa para o futuro do Node.js e como isso pode impactar o desenvolvimento de novos sistemas e ferramentas?

Nessa palestra vamos debater os impactos da chegada do ChakraCore, funcionalidades existentes no node-chakracore que ainda não estão disponíveis no node-v8, a importância da concorrência entre esses motores e a busca da comunidade Node.js para fazer o projeto funcionar independente do motor utilizado.

12:10 às 13:00 Como criar aplicações real time com Express + Socket IO
Bruno Louzada

Vou apresentar como utilizar essa combinação para criar aplicações real time, como resolvemos os principais problemas e quais as possibilidades para tornar suas aplicações ainda mais poderosas.

Desmistificando buffers, streams e dados binários
Andre Luis dos Santos Eberhardt

Se você sempre evitou buffers, streams e dados binários no NodeJS por parecerem muito complicados: Essa talk é pra você! Vamos desmistificá-los, mostrar para que servem e como funcionam.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Implementando Node.js no dia-a-dia: automação residencial com robótica e IoT
Camilla Martins / Jorge Fernando Damasio Leite

Nesta apresentação será demonstrado um case onde uma situação cotidiana gerava certo desconforto. Às vezes, ter que ir até outro cômodo apagar uma luz incomoda, não? E se a gente pudesse apagar e acender da cama, do sofá, da escrivaninha? Mas aí na hora de implementar, dá uma preguiça... E se fosse ainda melhor: pudéssemos trazer essa realidade para fora dos tutoriais da internet e mostrá-la ao vivo, de maneira descomplicada, como aplicar em nosso dia-a-dia, desmistificando a história de que Node.js é difícil de aprender? Com conceitos básicos de eletrônica, IoT e Node.js pra quem tá começando e algo mais divertido e tangível pra quem já está no barco. Vem com a gente nessa!

15:10 às 16:00 Melhores práticas de desempenho utilizando Node.js em produção
Lucas Santos

Você já parou para pensar por que sua aplicação está lenta em produção? Nem sempre este é um problema de hardware, muitas vezes o problema está embaixo no nosso nariz e não sabemos encontrá-lo. Nesta palestra aprenda a identificar os maiores problemas de performance e disponibilidade em suas aplicações, extraindo informações e lendo gráficos relevantes para que seu sistema possa decolar!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Mantendo seu ecossistema seguro OAuth2
Matheus Hunsche

Hoje segurança é um assunto pertinente que não podemos ignorar, com o aumento da informatização, todos os processos antes manuais estão indo para a nuvem. Cada vez é mais dificil de criar uma forma organizada de autorização de seus serviços. De uma maneira pratica vamos explanar falhas que foram cometidas até chegarmos no OAuth2.

Usando PM2 para Gerenciar suas aplicações
Weliton Soranzo de Resende

Não é legal ter que executar a sua aplicação Node na mão, ou ter que reiniciar sempre que algo acontece, ou até mesmo passar um tempão até encontrar um problema que ocorreu na aplicação. É pra isso que o PM2 nasceu, facilitar o monitoramento e automatizar tarefas usando poucos comandos. Nessa Talk vamos configurar uma aplicação para rodar com o PM2, e explorar as funcionalidades que ele possui.

17:40 às 18:30 Nem Sempre Single Thread
Palmer Oliveira

O Event Loop em NodeJs é um dos conceitos mais importantes de se entender para que possamos escrever códigos melhores e tomar proveito de seu famoso I/O não bloqueante. Portanto iremos ver como funciona a implementação do Event Loop na plataforma Node.js feita pela incrível LIBUV.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.