TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Venha se divertir e refinar o seu conhecimento de JavaScript!

JavaScript atualmente é uma linguagem onipresente estando ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop, mobile e IoT.

Sendo uma linguagem dinâmica, com conceitos de orientação a objeto e funcionais ao mesmo tempo, sendo assim muitas possibilidades e diversão fazem parte desta grande comunidade ao redor do Javascript.

Já é largamente utilizada comercialmente e reconhecida como uma linguagem de mercado, tando para desenvolvimento como para teste, e com ferramentas de especificação.

Venha se divertir e refinar o seu conhecimento de JavaScript!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Minds behind JavaScript frameworks
Robert Wozniak

Minds behind JavaScript frameworks may suggest that I will be speaking about people, who created the most popular frameworks on the market. What I meant is your mind behind the framework. During the presentation, you're going to go through the journey full of code and experience behind it, where you're going to learn how to start and finish simple but useful JavaScript framework for UI interfaces. We're not going to create another ReactJS or Angular, but definitely framework, which is going to help you to create your own portfolio website or blog or something bigger as it will be amazingly extensible. After the presentation, you will have a knowledge of creating frameworks from scratch.

11:10 às 12:00 The TC39 process and what to expect from ECMAScript 2018
Andre Luis dos Santos Eberhardt

Durante esta apresentação vamos repassar o que é e como funciona o comitê técnico que evolui o Javascript (TC39) e revisar as features selecionadas para compor o ECMAScript 2018 (ES2018).

Resolvendo componentização no Front End
Bruno Louzada

Vou apresentar como começar com o mindset correto para criar seu front end componentizado tornando seu projeto muito mais poderoso, também quais os problemas que acontecem quando você não cria componentes e as técnicas e padrões utilizados nos frameworks modernos como React, VueJS e AngularJS 5 para resolver componentização.

12:10 às 13:00 Como o Javascript funciona
Vinicius Kiatkoski Neves

Explicar de forma geral como o Javascript funciona por baixo dos panos e algumas técnicas que podem impactar na performance do seu código. O foco são as pessoas novas na linguagem, mas também serve como um refresh para os mais experientes, já que não é algo que se vê ou discute todos os dias. Vou apresentar o que é Call Stack e Memory Heap, que são a base do Javascript e em sequência introduzir onde que o ambiente (Engine) se faz presente e o que ele adiciona nesse contexto, como Event Loop, Callback Queue e APIs externas.

GraphQL, da especificação à implementação
César Lawall / ALAN GOMES SERAFIM

Criada pelo Facebook, o GraphQL apresenta-se como uma alternativa ao modelo REST que é tão utilizado atualmente. Nesta apresentação, vamos mostrar um pouco da especificação, os problemas que ela se propõe a resolver e uma implementação simples, mostrando como ela encaixa-se perfeitamente com qualquer modelo de dados.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Prototipando rápido com React + Firebase
Bruno Henrique Orlandi

Nesta palestra irei apresentar sobre o Firebase, plataforma de desenvolvimento de aplicações do Google e como desenvolver usando suas APIs com React. O Firebase nós dá diversas APIs que facilitam muito prototipar uma aplicação e até mesmo usá-lo em produção. Com Firebase e React é possível criar rapidamente uma aplicação de chat usando autenticação de usuários e mensagens em tempo real por exemplo.

15:10 às 16:00 Tipos estáticos em Javascript?! Abordagens de type-checking para garantir uma aplicação saudável
Arthur Reis Puthin

Tipos em Javascript podem ser uma dor de cabeça. A coerção agressiva e às vezes pouco intuitiva pode agir contra a qualidade das aplicações, gerando resultados inesperados e dificultando a sua manutenção, por vezes exigindo validações e testes de tipagem que dão pouca segurança aos desenvolvedores. Nessa talk, vamos conhecer melhor como funciona o sistema de tipagem fraca nativo do JS, como incrementar esse sistema através de anotações e/ou supersets da linguagem, e as vantagens e tradeoffs da checagem de tipos em suas diferentes abordagens.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 A-Frame: A Realidade Virtual para a web!
Jaime Maretoli

Uma apresentação sobre o WebVR ? Realidade Virtual para a Web! Com foco no framework A-Frame, que facilita a criação e interação de componentes e assim possibilitando a construção de um mundo de realidade virtual para seu navegador.

17:40 às 18:30 Angular5, VueJS ou React+Redux? Uma migração estratégica.
Getulio Strapazzon

Qual a melhor alternativa? Creio que essa é uma indagação que ronda a cabeça de todo desenvolvedor Front-End quando se depara com uma migração de AngularJS. Performance? Produtividade? Custos? Como devemos ver essa escolha de um ponto de vista muito mais amplo e objetivo. Com base no case de migração que temos na SocialBase vou apresentar os pontos que mais pesam nessa decisão, e porque optamos por uma dessas tecnologias para migração de um projeto em AngularJS.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

desenvolvedores, arquitetos, testadores, front-ends, ux


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.