TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para inovação

Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolvendo para o Usuário: Minha Experiência Como Evangelizador
Matias Schertel de Oliveira

Startup e empresas mais novas já tem o design e o usuário como parte de sua cultura desde a fundação. Porém nos últimos anos, com o advento do design centrado no usuário, grande empresas multinacionais com mais tempo de mercado tem identificado também a necessidade de mudar sua forma de trabalhar e entregar produtos. Porém como executar essa mudança? em diferentes níveis e muitas vezes para milhares de colaboradores? Nessa palestra irei falar sobre minha experiência (incluindo muitos obstáculos) como evangelizador de DT e UX em uma grande multinacional e alguns exemplos de ações realizadas e seus resultados.

O design na era da economia da felicidade
Diego Motta

Falar de tecnologia é chover no molhado. A cada piscar de olhos é uma transformação passando na nossa timeline. Novos paradigmas nos são apresentados e o ?digital? é o grande responsável por novos modelos de pensamento, cultura e ação. Se até então estávamos na era da economia da experiência, estamos agora na era da economia da felicidade e da sustentabilidade. Pensar em algo inovador é importante, mas pensar em uma experiência que faça sentido para o mundo e que deixe os usuários felizes é essencial. Esta palestra tem como intuito falar da ?expectativa? das pessoas com relação às marcas e aos negócios e de quanto o digital veio para ser o combustível da felicidade e de um mundo sustentável.

11:10 às 12:00 Process Design Thinking
Rildo Santos

A palestra discute e apresenta Process Desing Thinking permite a inovação incremental, evolutiva e disruptiva de processos de negócio. Existem muitas maneiras de promover inovação, entretanto a inovação pelo design veio complementar a visão do mercado de que para inovar é preciso focar no ser humano. Process Design Thinking faz mash up das técnicas BPM com Abordagem de Design Thinking e emprega praticas Lean e Ágil que possibilitam a inovação. Process Design Thinking desafia os padrões de pensamento analítico, comportamento e de sentimento.

Mindhunter e as lições que aprendi (ou relembrei) sobre pesquisas com usuários
CAMILA STEFFEN MATIAS

O processo de identificação de um serialkiller pode ter alguma semelhança com pesquisa de usuários? Nesta palestra faremos um paralelo entre a série Mindhunter e os métodos que utilizamos para criar um produto inovador.

Design thinking e política: eleição e empatia
Roy Schulenburg / Marina Pezzini

Como a empatia pode auxiliar numa campanha para eleição dentro de uma universidade reitoria? Como o processo centrado no ser humano pode mudar o processo de escolha? O objetivo da palestra é mostrar como o processo do design thinking auxiliou no desenvolvimento de uma estratégia (on-line e off-line) para uma campanha para reitoria em uma universidade do norte de Santa Catarina.

12:10 às 13:00 Aprofundando nos princípios do Design Thinking
Gustavo Jota / Walcir Augusto Wehrle

O Design thinking é incorporado cada vez mais por empresas para solucionar uma inúmera gama de problemas. Contudo é visível a aplicação superficial do design thinking e suas poderosas ferramentas. Para quebrar este ciclo apresentaremos em maior profundidade os princípios e filosofias por trás da metodologia de design, trazendo cases de diversos segmentos, e como com a devida 'tradução' de ferramentas que podem auxiliar as software houses a obter produtos superiores e realmente diferenciados.

Framework Ágil de Contexto para UX em Educação
Vilson Martins Filho

Com a presença de dispositivos móveis e realidades digitais imersivas, como o Designer pode garantir boa Usabilidade com bons requisitos de boa aprendizagem? Com esse framework, baseado em Agile e Design Thinking os Designers e Desenvolvedores que atuam no mercado de Educação podem integrar-se a equipes Pedagógicas e manter a relevância dos projetos para os Estudantes.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 ExO Design Thinking: acelerando o crescimento de negócios com a abordagem de inovação centrada em pessoas
Igor Drudi

Como organizações exponenciais utilizam o Design Thinking para acelerar o seu desempenho? Nesta palestra conheça o princípios de exponencialidade e sua conexão com a inovação centrada em pessoas em cases de organizações exponenciais. Crescimento linear e crescimento exponencial estão diretamente ligados ao mindset dos envolvidos na organização, que quando oportuniza a aplicação do Design Thinking, pois os 4Ds de Salim Ismail e Peter Diamandis (Digitalização, Disrupção, Desmonetização e Democratização) orientam todo o viés comportamental da organização.

As personas estão morrendo
João Paulo Villa Mello

As personas da sua empresa estão desatualizadas ou foram construídas com base em achismos e dinâmicas internas. Você não tem budget para uma pesquisa profunda, mas ainda assim é obrigado a atualizar constantemente aqueles perfis, com fotos de bancos de imagens e informações da cabeça de outras pessoas. Nos limitamos à nossa imaginação e a um pedaço de papel para traduzir pessoas, sentimentos, desejos e tarefas. 

Nessa palestra eu vou te mostrar como nós matamos as personas, não desenvolvemos mais produto pensando nelas, mas ao mesmo tempo colocamos ainda mais as pessoas no centro do nosso processo. As nossas personas tem vida: são os Patronos. Clientes reais, histórias reais. Ganhamos produ

15:10 às 16:00 Design thinking e serviço público... dá match?
Adriana Aquini

Como trazer o design thinking para o contexto serviço público? Tarefa árdua, não? Mas estamos falando sim sobre isto, e indo muito além... Nesta palestra, a ideia é compartilhar com os participantes do evento os aprendizados e projetos realizados numa jornada de transformação do serviço público, e como estamos engajando os servidores públicos a empatizar e colaborar com o cidadão, e experimentar para inovar por meio do design thinking.

Adicionando Mecânicas de Gatilho aos seus Protótipos
Julio Matos

Trabalhando há mais de 10 anos com Game Design, percebemos que imersão de Design Thinking é muito semelhante a fase de ideação do desenvolvimento de um jogo. O que parece mudar um pouco é na hora da construção de uma solução/protótipo. O "Thinker" procura entregar uma solução, enquanto o Game Designer busca criar um gatilho que "dispare" a solução no usuário, como se a resposta viesse dele mesmo. Não seria interessante explorar esse tema também no Design Thinking?

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 O poder da empatia na cocriação de personas
Janine Souza Costa / Diego Morsoletto Cardoso

É comum criar estereótipos sobre cargos dentro de uma empresa. Os analistas de TI, gestores financeiros, a equipe de marketing, etc. Todos acabam sendo colocados em caixinhas. Mas de onde surgiram essas imagens? E melhor, até onde estão de acordo com a realidade? Vamos falar sobre como é importante fazer as perguntas certas e validar ideias para se construir personas com empatia para o seu negócio. Assim, você garante que está realmente falando com as pessoas certas e sobre o que elas precisam saber.

Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking
Vanessa Camargo

A emergente e promissora tecnologia de Realidade Virtual desafia os designers a pensarem de forma disruptiva e inovadora de forma a atender às expectativas de experiência do usuário. Nesse contexto, o conceito de Design Thinking e suas práticas se adequam ao processo de desenvolvimento de aplicações em VR, focado nas interações humano-computador. O objetivo dessa palestra é apresentar e exemplificar como o Design Thinking pode ser integrado à Realidade Virtual na imersão, ideação e prototipação de ambientes virtuais e experiências imersivas.

17:40 às 18:30 Transformando um ambiente caótico em um ambiente organizado através do Design Thinking
Pascoal Vernieri

Como sair de um ambiente em total desequilíbrio, desordem e confusão por meio da aplicação do Design Thinking combinado com práticas de Gestão de Projetos e Mudanças? O case a ser apresentado ilustrará a transformação de um cenário caótico à organizado passando por todas as fases do Design Thinking, priorização das ações transformando-as em projetos resultando nas correções necessárias.

Painel com Palestrantes - Fritando o Design Thinking
The Developer´s Conference Florianópolis 2018
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados em Inovação by Design Thinking


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.