TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos.

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos.

E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida".

Portanto, seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software.

É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Os 7 Princípios da Análise de Negócios Pragmática
Marcelo Menezes Neves

Você já ouviu falar da Análise de Negócios Pragmática? É uma abordagem de análise de negócios que utiliza os conceitos de Lean + Agilidade + Pragmatismo.

Foi-se o tempo em que fazer análise de negócios era coisa de analista. Do analista ao gestor, todos precisam fazer análise de negócios.

Nessa palestra vou te apresentar os 7 princípios da Análise de Negócios Pragmática e como ela pode transformar o dia-a-dia dos negócios.

Uma prática do RUP aliada ao SCRUM para Gestão de Negócios Ágil
Fabio Godoy

A Análise de Negócios e um assunto muito sério mas que chega a ser negligenciada por algumas metodologias. Depois de permear por muitas práticas ao longo da minha carreira como desenvolvedor, analista, arquiteto e por fim gerente de desenvolvimento, quero apresentar-lhes uma proposta que visa preencher o GAP deixado por muitas práticas ágeis e sim comprovar que se pode fazer Análise de Negócio em um ambiente ágil sem ferir egos ou machucar pessoas.

11:10 às 12:00 BDD não é automação de teste
Elias Nogueira

Sim, mais uma palestra sobre BDD... Porém esta quer te mostrar o que é recomendando e o que não é recomendado. Dando um spoiler:

  • é recomendado você utilizar técnicas para que o entendimento do negócio seja compartilhado
  • não é recomendado você utilizar a escrita recomendada do Gherkin para cenários que envolvam testes em UI

Você terá vários exemplos do que fazer e do que não fazer no momento de levantar a necessidade de negócio e expressa-las através de critérios de aceite. Como muita gente associa BDD à automação de testes, vou te mostrar que ele pode trazer problemas de retrabalho para o seu time.

Chega de personalização! Como se posicionar como um produto (e não um projeto) no mercado B2B
Tiago Duarte

A equipe de vendas quer vender cada vez mais e a equipe de implantação quer implantar com sucesso. Mas nem sempre essas duas áreas estão alinhadas e bem posicionadas. Alinhamento de objetivos entre as áreas e posicionamento é tão importante quanto ouvir o cliente para uma empresa que busca escalabilidade. Se você sofre com as diversas demandas de personalização e objeções tardias de seus clientes, e tem dificuldades para arbitrar a implantação do seu produto, talvez você precise definir e alinhar melhor seu posicionamento e workflow junto ao cliente ou potencial cliente. Nesta palestra, irei trazer métodos e ferramentas para vender e implantar o seu produto de forma escalável.

Os benefícios do design centrado no negócio
Elisa Leo de Oliveira / Débora Costa

A mudança é constante, em especial nos negócios, onde padrões estabelecidos estão sendo reformulados a todo momento. Alguns objetivos de negócios são integrar com êxito - as necessidades das pessoas, avanços tecnológicos, e inovação a fim de obter retornos concretos do investimento. Abordaremos através de cases, o papel do UX Design, que vai além das interfaces e conexões digitais. Design é pensar em problemas e desenvolver soluções que promovam pensamento sistemático, na totalidade de um serviço, estratégia, tecnologia e produto. Parte do que ajuda a compor esse caminho da evolução do Design é alinhar o pensamento ágil, com a força do âmbito digital e o homem como centro de toda interação.

12:10 às 13:00 Prototipação funcional para analistas de negócios
Vinicius Carvalho de Souza

Cada vez mais temos a necessidade de testarmos rápido uma aplicação e refazer caso não esteja de acordo com a expectativa do cliente. A prototipação funcional utilizando ferramentas que possibilite testar a usabilidade das aplicação vem para resolver esse problema sem precisar escrever uma linha de código. Nesta palestrar irei mostrar exemplo de protótipos funcional, quais ferramentas podemos utilizar e como surpreender o cliente.

Como um objetivo claro pode nortear seu time no sucesso do negócio.
Alessandro Costa

Mas que entender e compartilhar as regras de negócio, compreender o objetivo e passar esse para o time faz com que ocorra um maior comprometimento de todos aumentando assim consideravelmente as chances de sucesso.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Se analisar bem seu negócio, sua empresa pode ganhar um prêmio de Inovação
Ale Uehara

Como uma empresa de benefícios fez uma parceria com uma montadora para gerar valor para o cliente final (o motorista), utilizando a Internet das Coisas. Case real de uma grande corporação da área financeira, desde a concepção, idealização, construção do projeto até o lançamento no Salão do Automóvel.

Inovar é empreender diariamente. Como?
Mayra Rodrigues de Souza

Inovar são ações diárias em uma organização e tem um tipo de pessoa que atuará massivamente para a organização sair do status quo. Intraempreendedorismo são pessoas que vêem problemas como oportunidades dentro das organizações, transitam de forma transversal, tem grande networking e fazem gestão de forma natural. Nesta palestra você entenderá qual relação entre inovar e empreender, e como fomentar e não podar na organização.

15:10 às 16:00 Priorização de Backlog - Organizando o Caos!
Guilherme Vandresen / Henrique Nunes Bez Fontana

Aonde tudo é prioritário, nada é prioridade. Após enfrentarmos várias dificuldades buscando uma gestão eficiente do backlog de demandas na Trier Sistemas, passamos algum tempo estudando como integrar a visão de todas as áreas da empresa na definição do valor de cada demanda, para alcançar uma priorização eficiente e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Para isso, pesquisamos ferramentas e elaboramos uma metodologia que tem nos ajudado a entregar maior valor agregado com menos esforço e maior integração entre os setores.

Inovando com a análise de negócios
Rafael Lessa

Análise de Negócio tem com objetivo entregar valor através do desenvolvimento de soluções, porém o ambiente de negócio tornou se mais complexo, mais tecnológico e exigente. Sendo assim a inovação ganhou relevância e é considerada como a força motivadora para criar novo valor ou nova vantagem competitiva. Para inovar em Análise de Negócio precisamos repensar e adicionar métodos de design. O objetivo desta palestra e mostrar como a metodologia do design thinking ajuda a inovar em análise de negócios.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aumentando a colaboração do time através de técnicas de análise de negócio
Renata Auler

O time trabalha remoto mas parece que a colaboração e espírito de equipe está baixo? Há como aumentar essa colaboração através de técnicas de análise de negócio como grooming, roadmap em conjunto, gestão de stakeholder e outros!

Personas, como elas realmente fazem a diferença na escrita de User Story
Diraci Junior Trindade da Silva

Ser efetivo na criação de Histórias de Usuários passa diretamente pela identificação do perfil de seus clientes, como se relacionam, quais expectativas e comportamentos. Precisamos e devemos escrever histórias que sejam de fatos significantes e que geram empatia, vamos além do "Como usuário desejo acessar a aplicação."

17:40 às 18:30 Por Detrás dos Relatórios de BI
Arthur Luz

Nesta sessão você irá descobrir o que deve existir por detrás dos relatórios empresariais para que o suporte a tomada de decisão seja rápido, seguro e correto. Após entender os passos que existem até a criação dos reports será possível entender toda a arquitetura de um ambiente de Data Warehouse corporativo.

2 anos usando OKRs: adeus achismo-driven
Pablo Henrique Antunes Silva

Objectives and Key Results (OKRs) são a bola da vez. As empresas cada vez mais enxergam valor em utilizar OKRs para tranformar a maneira como operam o negócio. Nesta talk vou mostrar que, apesar de ser um sistema para definições de objetivos (metas!), todo o conceito por trás da metodologia vai fazer com que as empresas que realmente estão dispostas a efetivamente mudar e adotá-la, tragam para o negócio a cultura de dados, essencial para sobreviver à quarta revolução indrustrial.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de negócios/sistemas, analistas de requisitos, POs, gerentes de projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.