TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Facilitando conversas entre empresas e usuários

Uma das maiores consultorias do mundo prevê que até 2022 cerca de 85% dos consumidores vai se relacionar com as marcas que consome sem interagir com humanos.

Nesta trilha traremos boas práticas na criação de chatbots, interfaces conversacionais, casos de uso e experiências positivas/negativas de conversas (baseadas em regras e com processamento de linguagem natural, NLP).

Abordaremos assuntos introdutórios e específicos sobre o assunto.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Construindo um assistente virtual que consome API´s usando DialogFlow + Firebase + Node.Js + AWS Polly
Marcus Oliveira

Nessa palestra irei demonstrar o desenvolvimento de um assistente virtual sobre cotação e comparação de preço de moedas e criptomoedas. O agente/assistente recebe inputs de fala e texto e processa outputs de texto e fala. Na palestra irei demonstrar o funcionamento através de um Amazon Echo (dispositivo de entrada e saída de voz). A arquitetura irá funcionar com DialogFlow, FireBase, Amazon Lambda, AWS API Gateway, Amazon Polly e Amazon Alexa.

11:10 às 12:00 Utilizando inteligência artificial para atuar como suporte de nível 1
Thiago da Adriano

Imagine um cenário em que você trabalha em uma empresa enorme, do tamanho da Band. Além disso, possui uma força de trabalho pequena. Ademais, sua demanda de projetos consiste na criação de sites, apps, cms, novos projetos e suporte a projetos legados. Cenário complexo, nada de tédio até agora, certo? Mas agora pense no seguinte, a maioria das demandas da equipe são chamados de suporte básico como reiniciar um serviço, verificar travamento de fila ou checar o status de algum servidor, por exemplo. Chegamos a parte do tédio? Zzzzz Foi nesse momento que nós do grupo Bandeirantes resolvemos criar um BOT para facilitar o nosso dia a dia e fugir destas tarefas simples.

Chatbot content: O que preciso saber para escrever uma boa conversa?
Renata Ferreira

Conversar é fácil, mas escrever uma conversa tem desafios muito específicos. Devo inserir "precisa de ajuda?" ou "gostaria de assistência?". Em um mundo em que trocamos mensagens de texto o tempo todo, essa diferença que parece pequena pode fazer seu usuário abandonar a conversa ou se engajar verdadeiramente com ela no chatbot.

Então, o que o criador do bot precisa pensar e definir antes de escrever a primeira linha do conteúdo? É isso que vamos discutir por lá!

Vamos falar um pouco sobre:

  • Linguagem do usuário
  • Canal e momento da conversa
  • Uso emoji? Uso Gif?
  • Linguagem da marca

Como é um assunto super novo, vamos discutir sobre isso e criar conhecimento juntos?

12:10 às 13:00 Lei Geral de Proteção de Dados no contexto dos Chatbots
Samantha Morais Nunes

A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira baseada em princípios que regulam a proteção dos dados pessoais, garantindo direitos aos cidadãos e estabelecendo regras claras sobre o tratamento de dados realizadas por órgãos públicos ou privados. Foi sancionada dia 14 de agosto de 2018 e entrará em vigor em fevereiro de 2020, e levando em consideração o uso dos chatbots, quais serão os impactos? Para se adequar o primeiro passo é conhecer o que é a LGPD, portanto nesta palestra vamos discutir sobre os principais pontos dessa lei e por onde começar para sua empresa estar em conformidade levando em consideração o cenário de uso de chatbots.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 O quarto chinês e o motivo pelo qual chatbots nunca conversarão como uma pessoa
Breno Araújo

Podem as máquinas pensar, é a pergunta que Alan Turing inicia seu texto de 1950, Computing Machinery and Intelligence. A ideia de máquinas que se comportam como seres humanos permeia a imaginação do homem desde o início da computação. Hoje com chatbots ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, a ideia de conversar com uma máquina como conversamos com uma pessoa volta para as rodas de discussão. Porém esse tipo de pensamento tem algumas implicações e pode estar mais longe do que gostaríamos.

Pare de mandar mensagem para o seu chatbot
Victor Shinya

Ao longo dos últimos anos, acompanhamos avanços nas tecnologias de chatbot, incluindo NLPs (Processamento de Linguagem Natural), plataformas de criação e até conteúdos. Mas não devemos parar neste ponto. Veja a próxima geração de bots, os chamados Voice Bots e veja como criar o seu.

15:10 às 16:00 Evolua um ChatBot: integrações inteligentes e arquitetura omnicanal
Felipe Chagas

Como foi evoluir um ChatBot em meio a sistemas legados, melhorando a experiência de um grande volume de clientes, na maior empresa de construção civil da América Latina, a MRV?

Para um ChatBot ser realmente efetivo, após a etapa da conversação, é necessária a integração com outros sistemas e APIs. Mas pense no desafio de fazê-lo considerando todo um ecossistema já existente de sistemas legados e formas de integração.

A arquitetura é genérica suficiente para se conectar tanto ao Facebook quanto a um tronco SIP (PABX / Central telefônica) realizando a conversação diretamente no telefone. Também apresentaremos técnicas para tratar melhor integrações com baixo desempenho e alta latência.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Chatbots e a experiência do consumidor: como eles podem ajudar?
Nathalia Oliveira

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo de experiências. Para muitas pessoas, é muito mais relevante pagar por aquele salto de bungee jump do que pela câmera que vai fotografá-lo. Isso impacta a maneira como as empresas irão se relacionar com seus clientes e como poderão fidelizá-los, inclusive por meio de chatbots. Um contato inteligente pode e deve ser a cara da empresa nos canais de comunicação, uma porta que o cliente se sinta à vontade para abrir e bater um papo.
Como utilizar essa tecnologia para fidelizar clientes e criar uma experiência inesquecível? Vamos saber nessa palestra :)

O papel do UX Designer na criação de Interfaces Conversacionais: Chatbots e Interfaces por voz
Rafael Brandão

Além dos Chatbots, a apresentação conta como é o processo de criação de interfaces por voz como Alexa, Siri, Cortana, e reforça a argumentação que esse tipo de iniciativa demanda muito do Designer UX e do Desenvolvedor, especialmente pela complexidade na interface de voz (e idioma) com os usuários.

O trabalho inclui desde a tomada de decisão por se fazer tal iniciativa, em detrimento de outras soluções, bem como todas as etapas do processo: roteiro, árvore de tomada de decisões, prototipação, testes, produção, acompanhamento e retroalimentação. Todos os itens necessários para criação da "conversa".

Causando o Efeito UAU! usando Watson em um ERP da construção civil
Jefferson Alex Silva

A indústria da construção é uma das áreas que menos teve inovação nos últimos anos, tendo como players empresas consolidadas e softwares ERP robustos. Essa palestra mostra como é possível inovar em uma vertical pouco explorada, utilizando a computação cognitiva. O sistema gerado ganhou o prêmio IBM Global Beacon Awards 2019 por inovar em uma vertical tão específica e entregar um valor inesperado para os usuários.

17:40 às 18:30 VoiceBots - a nova geração de bots via voz
Leonardo Barros

Demonstraremos a criação de um chatbot que atende a comandos por voz. Através do Oracle Digital Assistant, criaremos um bot capaz de conversar através dos assistentes pessoais dos smartphones (Google Assistant/Siri) com o contexto a ser criado em tempo real.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes e profissionais de tecnologia, marketing e negócios (comercial, atendimento etc) que tenham interesse eu aprender mais sobre esse universo de chatbots.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Marcus Oliveira
Marcus Oliveira
Machine Learning Experience
Thiago da Adriano
Thiago da Adriano
Tv Bandeirantes