TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Always bet on Javascript

JavaScript tem se tornado cada vez mais uma linguagem onipresente, com aplicações importantes projetadas para navegadores, servidores, desktop, Mobile e IoT.

Por ser uma linguagem dinâmica, ela agrada tanto os amantes de orientação a objeto quanto os de programação funcional ao oferecer muitas possibilidades seja lá quais forem os desafios ou o seu estilo.

Se existiu um tempo em que era uma linguagem de programação que transmitia muita desconfiança, o próprio mercado já consolidou o seu lugar como uma das principais e mais queridas do mundo!

Always bet on Javascript!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Evoluindo sua aplicação utilizando micro frontends
Samuel Martins

Sabemos que o ecossistema frontend evolui muito rápido e que a cada dia surge um novo framework ou uma nova forma de desenvolver. Tendo esse cenário em vista, nós que somos apaixonados por desenvolvimento frontend queremos sempre estar atualizados e usar o que há de melhor em nossas aplicações. Mas e se você estiver trabalhando em um projeto com 3 times diferentes e uma aplicação com 50 mil linhas de código utilizando um framework projetado em 2010? Como evoluir essa aplicação de forma gradativa, experimentando novas ferramentas, com deploys independentes e sem atrapalhar tudo o que já foi feito? Vamos abordar todas essas questões utilizando a arquitetura de micro frontends!

11:10 às 12:00 Foco, do essencial ao desnecessário
Gisely Lucas

Uma aplicação web acessível, permite que diferentes usuários tenham acesso ao conteúdo disponível. Mas você sabe quais informações são relevantes ao usuário? Sabe a importância de um bom gerenciamento de foco? O que realmente merece ser Focado e o que não deve receber o foco? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, ou tem dúvida sobre as melhores práticas e a importância do Foco dentro de aplicações que buscam ser acessíveis, essa palestra pode te ajudar a entender melhor.

Usando estruturas de dados imutáveis para representar documentos de texto rico
Guilherme Vierno

Com o novo modelo de distribuição de conteúdo multi-canal em que o estamos inseridos atualmente, foi preciso reinventar os editores de texto que usamos na web. Irei mostrar como fazer editores de texto no browser que utilizam estruturas de dados imutáveis como estado, o projeto Draft.js do facebook e os desafios de construir um editor de texto JavaScript open-source.

12:10 às 13:00 React 16.x: Way Beyond Hooks
Matheus Brasil

At the stage of the last ReactConf, Dan Abramov unveiled a new API for React called Hooks. And it's only part of the noise when new big features come all the "Should I refactor my whole app?" discussions. But besides hooks, you might have heard about other cool stuff like Suspense and Concurrent Rendering.

In this talk, we?ll look at how they fit together with other minor changes that have been recently announced and the expected timeline for their availability.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Criando sua UI com Web Components
Raphael Monte

Nesta palestra será apresentado como criar uma biblioteca usando Web Components com Vanilla JS e Webpack, aplicando testes e estilizando os componentes com CSS Variables, entendendo como funcionam os polyfills e quais boas práticas seguir.

15:10 às 16:00 Por que utilizar Service Worker em seu site ?
Matheus Henrique de Souza Alves

A melhoria de visibilidade para motores de busca é um trabalho contínuo pois as regras de avaliação evoluem com o passar do tempo. Essa visibilidade está relacionada a otimização de métricas de performance, SEO, PWA e outras. Nesta talk vamos entender como o Service Worker auxilia nas métricas de performance do seu site.

Criando sua UI com Web Components
Raphael Monte

Nesta palestra será apresentado como criar uma biblioteca usando Web Components com Vanilla JS e Webpack, aplicando testes e estilizando os componentes com CSS Variables, entendendo como funcionam os polyfills e quais boas práticas seguir.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Razões para ReasonML
Ana Luiza Portello Bastos

Hoje em dia dependendemos de um tooling excessivo para garantirmos boa qualidade e confiabilidade no nosso código e para isso desenvolvedores passaram olhar além vendo como solução linguagens compiladas e dialetos que resolvem parte de nossas necessidades. ReasonML é uma linguagem funcional e tipada mantida pelo Facebook, que é uma sintaxe nova para o OCaml, que sem nos intimidar pode resolver nossos problemas e otimizar nossa aplicação sem nos tirar do já familiar ecossistema Javascript. Além de ter um bindings com a biblioteca React a linguagem permite que possamos de forma elegante fazer aplicações de ponta-a-ponta no front, back e até mesmo mobile.

17:40 às 18:30 O poder do Generator
Fillipe Hott

Para explicar Generators, eu preciso explicar o que são Iterators, e para explicar Iterators, eu preciso explicar o que são Symbols.

O interessante disso é que é muito raro de se ver alguma dessas 3 features do JavaScript em projetos e palestras, mas elas são extremamente poderosas e podemos fazer aplicações muito robustas a partir delas. Um exemplo de aplicação de Generators é a feature async/await muito utilizada recentemente para simplificar Promises.

O Javascript que você nunca viu
Lucas Santos

Todos os dias desenvolvemos ou usamos alguma aplicação que possui Javascript. A linguagem está tão presente que temos alguns padrões de desenvolvimento já estabelecidos pela comunidade. O que você não sabe é que existe um outro lado do Javascript que é pouco usado, mas pode ser muito útil.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Nível interesse em Javascript e os desafios onde ela pode melhor mostrar o seu potencial. Foi feita para pessoas que sejam profissionais de Frontend ou Backend, iniciantes e experientes com vontade de aprender e se desenvolver.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fillipe Hott
Fillipe Hott
Nuvem Shop
Matheus Brasil
Matheus Brasil
Beakyn Company