TDC 2019
Belo Horizonte
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices A evolução na forma de Arquitetar Software.

O padrão de arquitetura em Microservices vem ajudando desenvolvedores a criar aplicações escaláveis, dividindo componentes em diferentes serviços.

Além disso, um benefício adicional é a facilidade na entrega e práticas de implantação contínua devido à velocidade em que os desenvolvedores podem fazer alterações.

Nesse novo cenário, aplicativos construídos com microservices também permitem que os desenvolvedores experimentem várias linguagens, tecnologias e ferramentas sem alterar uma aplicação inteira.

O que será visto nessa Trilha será um pouco desse novo paradigma ao construir software.


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Rafael Benevides

A primeira geração de micro-serviços, foram primeiramente construídas em cima do Netflix OSS e mais algumas anotações do Spring Cloud annotations misturados com a lógica de negócios. A próxima geração de micro-serviços utilizará sidecars e service mesh. Nesta sessão, você terá um contato com Envoy e Istio. Dois projetos opensource que irão mudar a forma que você escreve aplicações Java usando Kubernetes. Vejo como utilizar o Envoy e o Isto para gerenciar o tráfego, introduzir falhar A/B testing, dark launches, mirroring, e talvez muito mais.

11:10 às 12:00 Plataforma de Mídia In Loco: como construir uma arquitetura de microsserviços performática em larga escala.
Mateus Moury

Na In Loco, possuímos um sistema em microsserviços responsável por entregar anúncios digitais para mais de 60 milhões de usuários por mês, atendendo a mais de 3 milhões de requisições por minuto e com tempo médio de resposta abaixo dos 6 milissegundos.

Para atingirmos tal escala, enfrentamos vários desafios técnicos durante o desenvolvimento desse sistema, e nessa palestra iremos compartilhar soluções aplicadas, tais como: bons padrões em microsserviços, maneiras inteligentes de fazer caching e filtragem de requisições, comunicação rápida entre serviços com protobuffers e RPCs, quando usar Java ou Go e seus diferentes frameworks, otimizações no Kubernetes, load balancers e muito mais!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 DDD & Microservices: Do negócio à arquitetura
Grazi Bonizi

O Domain Driven Design é um conjunto de princípios de construção de software baseado no profundo entendimento do negócio. Naturalmente, uma das áreas impactadas por esses princípios é a arquitetura. Em se tratando de Microsserviços, é ainda mais importante que a construção e organização dos serviços esteja alinhada com o negócio, para que se tenha o maior ganho de performance e eficiência na manutenção. Nessa palestra discutiremos como modelar uma solução em Microsserviços utilizando conceitos do DDD.

14:10 às 15:00 Microserviços com Docker e Traefik
Cristiano dos Diedrich

Sempre que falamos em microserviços, vem a mente arquiteturas que eventualmente utilizam alguma tecnologia de containers, isso é algo natural e muito utilizado. O objetivo dessa apresentação é mostrar como é possível facilitar ainda mais esse processo de deploy e publicação de microserviços, utilizando Docker como plataforma de provisionamento e execução do ambiente e Traefik para gerenciamento e publicação dos mesmos. Bora?

Estrangulador - Uma estratégia de modernização para seu monolíticos
Valdir Scarin

A melhor forma de modernizar uma aplicação legada é transformar-la em uma plataforma moderna de microsserviços.

Uma das estratégias é a chamada reescrita em ?Big Bang?, onde construimos um aplicativo novo baseado em microsserviços. Mesmo sendo muito interessante, também é muitíssimo arriscado e provavelmente terminará em grandes problemas.

O estrangulador constrói um novo aplicativo que consiste em diversos microsserviços, executando-o em conjunto com seu aplicativo monolítico. Esta estratégia assemelha-se a trocar a asa do avião em pleno vôo - O que será talvez complexo, mas ainda melhor do que arriscar-se a explodir junto com o seu "Big Bang".

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como destruir API's
Vinicius Souza

Um passo a passo de como desenvolver API's que provavelmente serão motivos de lágrimas e arrependimentos.

Comunicação fluída entre microsserviços: aplicando testes de contrato
Leonardo Gallardo

A bola da vez são microsserviços! Uma arquitetura de pequenas e poderosas aplicações que vem para substituir os antigos monolitos e modernizar a forma como software é desenvolvido. Mas como nem tudo são flores essa arquitetura carrega alguns fardos, dentre eles a dificuldade de manter a interface de comunicação entre os serviços íntegra. Como garantir, da maneira mais rápida possível, que nossos serviços conseguem se comunicar? A resposta é: criando testes de contrato!

16:40 às 17:30 Event Sourcing em uma arquitetura de Micro-serviços.
Thiago Bustamante / Thalita Nick Pinheiro Gomes

Event sourcing nos permite não somente conhecer o estado de nossa aplicação, mas também quais foram os acontecimentos que a levaram ao estado atual. Através dessa abordagem, trabalhamos a persistência de dados de uma forma distinta. Vamos mostrar como podemos utilizar esta abordagem para diminuir acoplamento entre serviços, melhorar rastreabilidade, resiliência e escalabilidade.

17:40 às 18:30 Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros / Diogo Vecchiati Beato

Nascido na Nuvem, o Nubank atende 6 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade.

Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos de T.I., Estudantes, DevOps, Infra


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Thiago Bustamante
Thiago Bustamante
Thoughtworks