TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Rafael Benevides

A primeira geração de micro-serviços, foram primeiramente construídas em cima do Netflix OSS e mais algumas anotações do Spring Cloud annotations misturados com a lógica de negócios. A próxima geração de micro-serviços utilizará sidecars e service mesh. Nesta sessão, você terá um contato com Envoy e Istio. Dois projetos opensource que irão mudar a forma que você escreve aplicações Java usando Kubernetes. Vejo como utilizar o Envoy e o Isto para gerenciar o tráfego, introduzir falhar A/B testing, dark launches, mirroring, e talvez muito mais.

11:10 às 12:00 Identificando árvores e rede elétrica com o Tensorflow
Tamara Márcia Mendes
Apresentação de estratégias e desafios ao usar a biblioteca de aprendizado de máquina Tensorflow para detecção e classificação de objetos em imagens, com o objetivo de identificar ativos da rede elétrica, árvores e suas espécies.
Viés de dados: O perigo está nos detalhes
Virgínia Fernandes Mota
Estamos vivendo a era que chamamos de Big Data. Temos uma quantidade exorbitante de dados e mecanismos de buscas, classificação, identificação que se alimentam desses dados para nos darem os melhores resultados. Mas como mensurar a qualidade de resultados? Com que tipo de dados estamos alimentando os sistemas de aprendizado de máquinas? Seria possível tornar um algoritmo preconceituoso que reflita valores da sociedade que estamos sempre lutando contra? É possível resolver os problemas gerados pela solução de ter mais dados? O perigo está nos detalhes! Correlação não é causalidade!
12:10 às 13:00 MicroFrontends e componentização para microsserviços
Guilherme Vierno da Silveira

Uma tendência muito forte no mundo do desenvolvimento frontend hoje é fazer aplicações ricas (aka Single Page Applications) que se comunicam com backends componentizados em microsserviços. Irei mostrar como podemos utilizar componentização e carregamento dinâmico de componentes de front-end para trazermos os microsserviços para o front-end, evitando ter uma camada monolítica de apresentação e como essa arquitetura é utilizada nos portais da globo.com.

As diversas formas do CSS moderno
Uriell Viana
Desde bundling a transpilação, o ecossistema de front-end que temos em mãos hoje em dia é repleto de novas funcionalidades, tooling e sintaxes variadas. Uma parte fundamental do desenvolvimento web, o CSS, já passou por diversas formas e aqui vamos abordar a evolução, também como os múltiplos caminhos disponíveis a seguir na hora de configurar a aplicação do CSS no desenvolvimento web.
13:10 às 14:00 Lean Market validation - evitando que seu produto morra antes mesmo de nascer!
Poliana Pires
Construí o meu MVP. E agora, é só lançar? A verdade é que não importa se o seu produto parece bom, bonito e o quanto você gastou para colocar ele no ar se não existe mercado para ele! Nesta palestra, através de metodologias amplamente testadas pelo maior Startup Studio do Brasil, você irá conhecer uma abordagem lean para a validação do mercado de um novo produto, evitando um dos maiores motivos de falha de qualquer startup!
Expectativa vs Realidade – A construção de um produto na prática
Isadora Serpa
Vou compartilhar como estamos construindo do zero o novo App Mobile do Sicredi, instituição financeira centenária que está vivendo a transformação digital. Vou contar de que forma estamos implementando técnicas como: Design Sprint, Lean Inception, pesquisa com usuário, prototipação entre outras, destacando na prática os aprendizados, erros e acertos durante o processo. Além disso, vou falar como validamos hipóteses e geramos aprendizados com pequenas entregas de valor.
14:10 às 15:00 Data Anxious: Como gerir a expectativas dos stakeholders em projetos de dados?
Pollyanna de Oliveira Goncalves
O surgimento de times de Ciência de Dados nas empresas vem acompanhado do crescimento das expectativas das partes interessadas nos projetos de dados. Como profissionais de dados, estamos em constante interface com as áreas de negócio. Mas, como lidar com a ansiedade e necessidade de agilidade inerentes a projetos de dados?
Cidadania 4.0
Leonardo M Santos

A partir da Lei Complementar Nº 131, DE 27 DE MAIO DE 2009, o cidadão passou a ter uma ferramenta de controle da gestão pública através da liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. Este trabalho descreve uma análise dos dados obtidos através do portal da transparência do Estado de Pernambuco de forma a entender melhor como o Governo gasta os seus recursos. O uso da ciência de dados e inteligência artificial é um caminho sem volta que irá permitir a construção de protocolos e algoritmos para a análise da eficiência e da ética gestores públicos.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 UX também fala de Negócios?
Heryk Slawski

Muito se fala sobre a inovação em startups e novos negócios, mas e quando falamos de uma gigante como uma Telecom? Nesta talk, Heryk irá apresentar seus insights e aprendizados trabalhando em uma Squad recém formada, as diferenças, negociação, prototipagem, aproximação com desenvolvedores e como está criando uma cultura de design.

16:40 às 17:30 O time é lento, será?
Kraysler Castro / Carlos Filipe de Oliveira Pedrosa
As empresas insistem em medir trabalho realizado em horas, o que ofusca os reais problemas burocráticos existentes. Gargalos e mais gargalos de processos engessam o desenvolvimento de uma entrega. Como medir times? Como deixar de forma transparente os gargalos de processos? Como podemos ter times realmente eficazes é o que pretendo responder.
Como desenvolver o midset ágil do time usando OKR e Gestão 3.0
Antonio Muniz

O Mindset Ágil é cada vez mais importante para se adaptar às mudanças exponenciais e o objetivo dessa palestra é discutir como a Gestão 3.0 junto com OKR apresenta elementos práticos para incentivar equipes empoderadas e visão clara de propósito. Os participantes serão incentivados a refletir como adaptar essas práticas em suas organizações.

17:40 às 18:30 Goiabada com Queijo, Sistemas Kanban com DevOps e outras harmonizações legais
Marco Mendes

Diversas empresas estão buscando implementar práticas DevOps. Ao mesmo tempo, observamos apenas foco tecnológico e esquecimentos dos princípios fundamentais de toda implementação DevOps - Aceleração de Entregas, Aumento de Feedback e Aprendizado Organizacional.

Nesse sentido, essa palestra busca trazer relatos de casos de como estamos implementando práticas e ferramentas DevOps com o uso de sistemas Kanban profundos e com o uso do KMM - Kanban Maturity Model.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Muniz
Antonio Muniz
02869875703
Heryk Slawski
Heryk Slawski
Dock.Tech
Isadora Serpa
Isadora Serpa
ThoughtWorks
Kraysler Castro
Kraysler Castro
Rock Content
Marco Mendes
Marco Mendes
http://www.arkhi.com.br
Poliana Pires
Poliana Pires
Take Blip
Tamara Márcia Mendes
Tamara Márcia Mendes
Concert Technologies

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira