O smartphone já faz parte do nosso dia-à-dia. No Brasil, o celular é mais utilizado do que computador para acessar internet. ?Isso gera uma demanda muito grande de aplicações em diversas áreas utilizando diferentes tecnologias.
Esta trilha será voltada para diversas as vertentes do universo mobile, independente de plataformas, linguagens ou práticas.
Hora | Conteúdo |
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09:00 às 09:30 |
Abertura do evento e mini keynote
No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
09:30 às 10:20 |
Tecnologia e o combate à desigualdade.Fausto VaninEm um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.
O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de softwareKarina KohlA diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
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10:25 às 10:40 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
10:45 às 11:20 |
Branch/Android merge with Branch/FlutterRicardo da Silva OgliariO que um desenvolvedor Android precisa saber em relação a Flutter? O avanço do Flutter pode frear o mercado de desenvolvedores Android? Meus conhecimentos de Android serão reutilizados no Flutter? Onde um projeto Flutter reside no projeto nativo Android? Como posso proceder quando desejo ter um projeto misto, com módulos nativos e módulos Flutter? Essas serão algumas das perguntas que esta palestra vai responder. |
11:25 às 12:20 |
Eu preciso realmente de um APP?Joao Rutkoski / Larissa Yasin Gonçalves / Filippe Oliveira da Silva Rodrigues / Daniela Schutt BogornyPainel Digital desta Trilha
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12:25 às 13:25 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
13:25 às 13:40 |
Abertura da tarde
No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
13:40 às 13:55 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
14:00 às 14:35 |
Patterns Android, entenda e saiba qual o melhor em seu projetoFilipe NunesA galera do Android não fica parada. Sempre ligada às novas versões, novas práticas e ao constante surgimento de novas ferramentas, visando encontrar uma mítica ?pedra filosofal? ou, assim dizendo, uma arquitetura ideal. Sendo flexível para mudanças de lógica e design e, claro, sem esquecer o nosso maior amor: ?ser confortável para teste?. Ser independente de estruturas externas e simples. Ok, agora você se pergunta, isto é possível? Bem, vamos descobrir. |
14:40 às 15:15 |
Espere diversão com Kotlin Multiplatform Mobile (KMM)!Felipe CostaKotlin Multiplatform Mobile (KMM) é um SDK que permite usar o mesmo código de lógica de negócios em aplicativos iOS e Android. KMM foi anunciado como alpha em Agosto de 2018 pela Jetbrains. Nessa palestra vamos explicar o conceito de multiplataforma do Kotlin, com suas vantagens e desvantagens, e como esse conceito é diferente de soluções cross-platform no que tange a reuso de código entre plataformas. |
15:20 às 15:40 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
15:45 às 16:20 |
Desenvolvendo games 3D multiplataforma com three.js em React NativeAkinn Costa de Aguiar RosaJá pensou em desenvolver jogos e ambientes 3D apenas com javascript e ainda torna-los multiplataforma? É essa a proposta do three.js, e combinado com React Native, torna-se possível desenvolver tudo isso para web e mobile. |
16:25 às 17:00 |
Slidy - Criando seu projeto de forma automatizado no FlutterToshi OssadaNo Flutter a ausência de padrão de projeto afeta a produtividade da maioria dos desenvolvedores, por isso o Slidy vem propor um padrão de desenvolvimento junto com uma ferramenta que imita a funcionalidade NPM (NodeJS), bem como os recursos de geração de modelo (semelhante ao Scaffold). Dessa forma conseguimos automatizar a criação dos boilerplates. |
17:05 às 17:20 |
Open Space
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17:25 às 18:00 |
Hilt: A engine de DI no Android para as próximas geraçõesRamon Ribeiro RabelloA Google lançou recentemente o Hilt, a nova engine do Android Jetpack, sucessora do Dagger e que promete se tornar a biblioteca "de-facto" para Injeção de Dependência no Android daqui por diante. Mas qual a mágica por trás de tudo isso? Nessa talk, irei apresentar um breve histórico sobre DI no Android, conceitos por trás do Hilt e como integrá-lo em seus apps. |
18:05 às 18:25 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
18:25 às 18:50 |
Encerramento
Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia. |