TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Quarta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Acabe com o caos no seu pipeline com 4 ferramentas de métricas e controle
Elder Moraes / Rodrigo Cândido da Silva

Com fluxos de entrega e manutenção de software cada vez mais complexos, é indiscutível que a falta de monitoramento do pipeline pode levar o seu projeto ao caos. Porém, como uma miríade de ferramentas, frameworks e tecnologias para controle, como escolher aquilo que realmente pode ajudar, mas sem criar mais um (ou vários) problemas? Nessa sessão, veremos como o uso integrado de Prometheus, Grafana, Jaeger e Service Graph podem levar sua capacidade de monitoramento a outro nível.

11:10 às 12:00 Monitore e garanta a qualidade da sua aplicação
Allan Klaus

Você consegue visualizar a saúde da sua aplicação? Consegue detectar erros, antes mesmo do usuário reclamar? Quando ele reclama você consegue entender o cenário com facilidade para aplicar a correção?

Ferramentas de Error Tracking & Exception Handling são uma mão na roda para isso e veremos na prática como implementar de forma rápida e simples.

Métricas de Monitoramento de Software
Élysson Mendes Rezende
Apresentar as métricas importantes para monitoramento efetivo das aplicações (Apdex, APM, traceback de transações utilizando o New Relic. Demonstrar como podemos monitorar uma aplicação Python utilizando o New Relic e demonstrar como o New Relic exibe essas informações no seu dashboard.
12:10 às 13:00 Pipeline de Data Science
Pedro Lelis

Apresentação de um pipeline end-2-end que todo Data Scientist deveria seguir em seus projetos. Em cada etapa do pipeline é apresentado conceitos fundamentais sobre Data Science e/ou Machine Learning. As explicações são para iniciantes na área: sem muita matemática, porém com bastante animações e códigos para implementar em Python as etapas do pipeline. No final, serão apresentadas algumas bibliotecas para Data Science no Python.

Pipeline de Data Science: 1. Amostragem de Dados; 2. Limpeza de Dados, Engenharia de Features e Normalização; 3. Escolha do Algoritmo: Supervisionado e Não-Supervisionado; 4. Otimização: Método do Gradiente; 5. Train/Test Split, Métricas, Underfitting e Overfitting.

13:10 às 14:00 Making People Awesome
Alexandre Freire

Steve Jobs sempre perguntava aos seus colegas, ?Quais benefícios incríveis podemos dar aos nossos clientes? Até onde podemos levá-los?" Usando Modern Agile nos perguntamos como tornar as pessoas no nosso ecossistema incríveis. Incluindo as pessoas que usam, fazem, compram, vendem ou financiam nossos produtos ou serviços. Aprendemos sobre seu contexto, suas dores, o que os segura pra trás e o que eles têm ambições de conquistar. Como podemos torná-los incríveis? Nessa palestra vou falar do princípio de Modern Agile ?Make people awesome? e compartilhar algumas histórias de como tentamos viver esse princípio no Nubank.

14:10 às 15:00 Revendo Effective Java em 2019
Edson Yanaga
Joshua Bloch acabou de nos presentear com a 3.a edição de "Effective Java", mas 10 anos se passaram desde a última edição. Toda uma nova geração de desenvolvedores deveria poder se beneficiar desse conhecimento - mas perdeu a onda passada. Já é hora de revisitar todo esse maravilhoso conteúdo, e atualizar as suas habilidades para as últimas versões da Plataforma Java. Junte-se a nós nesta sessão de live coding sobre o livro Effective Java (e aprenda inclusive algumas dicas adicionais)!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como se faz uma VUI? Do briefing ao mão na massa.
Ariana Dias / Janaina Pereira
E agora, José? O cliente pediu uma interface totalmente invisível. Janaína Pereira, VUI Specialist, e Ariana Dias, UX Writer, explicam os três principais atributos das interfaces de voz: locução conversacional, design e tecnologia. Tudo o que você precisa aprender para projetar bem uma das interações mais desejadas do momento.
16:40 às 17:30 RxJava from Scratch: o guia do aprendizado
Paula Caroline da Rosa

RxJava chegou e veio para ficar. Mas, é um tanto complexo entendê-lo... não é mesmo? A curva de aprendizado de RxJava não é tão curta, mas não precisa se desesperar, aqui irei ensinar de forma simples como ele funciona para que você possa entender de uma vez por todas seu funcionamento mesmo que não seja um expert no assunto.

17:40 às 18:30 Organizando seu código com Marie Kondo: Trazendo alegria para o seu legado
Alexandre Santos Costa

Será que o código atual precisa realmente ser descartado? Será que a solução é começarmos tudo do zero? Nesta palestra irei mostrar não só técnicas de refatoração que trarão alegria a seu código mas como o Visual Studio pode nos ajudar a atingirmos este objetivo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Élysson Mendes Rezende
Élysson Mendes Rezende
Engenheiro de Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet